Buscar

CPI do Ônibus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é CPI?
Primeiramente, é bom esclarecer o que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito: CPI é um organismo de investigação e apuração de denúncias, conduzida pelo Poder Legislativo, isso é, Câmara de Deputados Federais, Estaduais ou Vereadores, que visa proteger os interesses do coletivo. 
A instauração de uma CPI pode ser feita através da adesão de 1/3 da Casa Legislativa em questão, sendo que a maioria não pode impedir a instalação da mesma. Após o recolhimento das assinaturas, é preciso que os partidos que têm representatividade na Casa escolham os membros da Comissão, para enfim ser instaurada. Além disso, uma possível omissão da Mesa da Casa em indicar os membros afronta o direito de oposição. 
	 Os membros de uma CPI têm a mesma jurisprudência de um Juiz, podem convocar pessoas a depor, quebrar sigilos e até dar ordem de prisão a um depoente que esteja em contradição. Pode também, requisitar auxilio técnico de órgãos públicos, como Polícia Federal ou Receita Federal, para auxiliar nas investigações e na análise de documentos.
 Após o término das investigações, e estas apontarem para alguma irregularidade, as conclusões são encaminhadas ao Ministério Público, que tomará as medidas cabíveis, civis ou criminais.
CPI do Ônibus
Solicitada pelo Vereador do Rio de Janeiro Eliomar Coelho, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro a CPI do ônibus foi instaurada com o intuito de investigar os contratos das empresas de ônibus com a Prefeitura.
Seus objetivos são: questionar a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias, verificar se a tarifa cobrada está de acordo com os valores envolvidos na manutenção do serviço, obter explicações do motivo das mesmas não pagarem o ISS (Imposto Municipal sobre Serviço) desde 2009, averiguar a denúncia do Tribunal de Contas do Município sobre os indícios de formação de cartel no processo de licitação, verificar a viabilidade do Passe Livre no Estado, entre outros. Enfim, abrir a caixa-preta do sistema Municipal de transportes.

Outros materiais