Buscar

A Economia na América Latina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO ESCRITO EPU – ALBERTO
Grupo: Caroline Mansano, Flávia Castro, Marina Ramminger e Rodrigo Toledo
Introdução:
A América Latina é uma região do continente americano que engloba a América do Sul, América Central e o México, da América do Norte. Historicamente, a região foi maioritariamente dominada pelos impérios coloniais europeus Espanhol e Português. 
Possui uma área total de 21.069.501 km² e uma população total de 569 milhões de habitantes. 
Observações do grupo: 
* A América Latina tem suas populações muito concentradas nas capitais, sendo o Brasil um dos únicos países que sai dessa lógica, obtendo, apenas, 0,12% da sua população total em Brasília. 
* A América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo, possuindo uma população de pessoas que vivem em zonas urbanas de quase 80%. Porém, quando observamos as principais mercadorias de cada país percebemos que sua produção é estabelecida majoritariamente em áreas rurais. Sendo elas (as mercadorias) a principal fonte de renda do respectivo país e, assim, gerando um peso significativo no PIB. 
* A economia da América Latina é considerada subdesenvolvida. O maior setor é o primário, mas é o setor terciário que mais vem crescendo em quase todos os países da América Latina.
*A pecuária ocupa lugar de destaque na atividade econômica da América Latina, porém o extrativismo e a mineração são outras práticas bastante difundidas em quase todos os países da América Latina.
* 30 milhões de latino-americanos são migrantes, o que representa 13% do total mundial.
Conclusão:
De maneira geral, a América Latina foi uma região que teve uma colônia de exploração e isso é um fator essencial para compreender a sua formação histórica e a maneira de como se deu o seu desenvolvimento e de cada cidade ali inserida. Ela possui uma enorme produção de bens primários, principalmente a soja, o café, milho e trigo, destacando-se também a prática do extrativismo e a mineração, possuindo alguns dos países que mais exportam prata, ferro e cobre, por exemplo. Além disso, a pecuária é uma atividade econômica extremamente forte, sendo uma das atividades que maior reflete e pesa no PIB consideravelmente alto da América Latina.

Outros materiais