Buscar

saude coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIANCA DANIELLE ALVES DE FREITAS
MATR. 201502421241
NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
QUESTÕES PARA ESTUDO
Quais os princípios do SUS, sobre o que eles tratam e como podemos percebê-los na organização do sistema de saúde e na vida da população?
R. O SUS tem como princípio a Universalidade, dando acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. A Equidade, que dá o direito a todos e qualquer cidadão, e a Integralidade que abrange todos os tipos de serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos. A criação do Sistema Único de Saúde tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais dando ao cidadão o mesmo direito. Ainda que o sistema passe por problemas ele continua sendo a via de melhoria na vida da população, a fim de diminuir transtornos como surtos epidêmicos com criação de programas de prevenção, vacinação, amamentação, dentre outros.
Qual a diferença entre princípios doutrinários e princípios organizativos do SUS? Discuta a diferença entre eles, citando quais são os princípios de cada grupo.
R. Princípios doutrinários são aqueles em que visam garantir a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social e não só evitar enfermidades. E princípios organizativos visa viabilizar todos os princípios doutrinários fazendo-se com que se organize em regionalização e hierarquização para facilitar as ações a serem realizadas, ou seja, os serviços devem atender a população em todas as modalidades de assistência, oferecendo à população a possibilidade de resolução de todos os seus problemas.
3. Descreva como ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), referenciando as legislações que embasam o surgimento e a organização do SUS.
R. O SUS surgiu nas décadas de 70 e 80 com o movimento sanitário, liderado por médicos, enfermeiras, donas de casa, grupos religiosos entre outros, que estavam insatisfeitos com o descaso com a saúde pública e condições de vulnerabilidade em que a população se encontrava. Através disso foi proposto pelo governo da época a criação de um sistema que atendesse a todos, assim sendo, em 1988 foi determinado na constituição Federal que saúde é direito de todos e dever do Estado. Surge então em 1990 o Sistema Único de Saúde, após aprovação no Congresso Nacional da Lei Orgânica da Saúde nº 8080.
4. Conceitue as Transições (alimentar e nutricional, epidemiológica e demográfica), descrevendo a inter-relação existente entre elas.
R. A transição se deu graças as melhorias na qualidade de vida da população, um exemplo seria a emigração da zona rural para a zona urbana. Com a urbanização também vem uma maior atenção com as epidemias, criando assim meios de evitá-las e até erradica-las através de imunização e consequentemente uma busca maior pelo melhoramento em saneamento básico. Com os avanços das tecnologias e medicina vem a maior oferta de alimentação adequada como forma de melhorar ainda mais a qualidade de vida dessa população.
5. De qual forma vivenciamos as transições na vida da sociedade e como ela impacta na saúde da população?
R. Com o aumento da urbanização também vem as indústrias que passam a processar mais alimentos para suprir as necessidades que essa modernização trouxe. Aumenta assim o consumo de sódio e gorduras saturadas que podem gerar dano à saúde da população, no que antes o alimento em sua maioria era proveniente da agricultura, agora passa a ser adquirida em lojas e supermercados.
6. Quais os fatores que determinam o estado nutricional de um indivíduo? Descreva-os, apresentando exemplos de determinantes imediatos, intermediários e básicos em um modelo causal da anemia infantil.
R. Fatores imediatos: Relacionado ao consumo dos alimentos, gasto energético físico e basal. 
 Fatores intermediários: Relacionado ao meio em que o indivíduo tem acesso aos alimentos, as informações, hábitos alimentares, acesso a serviços de saúde, condição social, dentre outros.
 Fatores básicos: Relacionados ao aspecto social como desemprego, políticas públicas e saneamento básico.
 MODELO CAUSAL DA ANEMIA
Fatores imediatos: O consumo de alimentos pobres em ferro 
Fatores intermediários: Consumo de ferro de origem vegetal sem a concomitância de ácido ascórbico.
Fatores básicos: O custo dos alimentos ricos em ferro de origem animal, frequência nos postos de saúde.
7. Analise o gráfico abaixo e descreva as mudanças no estado nutricional da população brasileira de 5 a 9 anos, relacionando ao processo de transição alimentar e nutricional.
R. O gráfico aponta que entre os anos de 1974 a 1975 as crianças de ambos os sexos, tinham um alto índice de déficit no crescimento, muito embora nesse período a alimentação era menos processada, porém, a quantidade de nutrientes e informação eram insuficientes para mudar esse quadro. Nos anos 80 o déficit de peso era pouco e nos anos 2000, com a popularização dos alimentos industrializados houve um aumento no ganho de peso e obesidade, maior nos meninos do que nas meninas.

Outros materiais

Outros materiais