Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	Avaliação:  GST0522_AV_201601027151      Data: 23/11/2017 09:36:33 (F)       Critério: AV
	Aluno:  SARAH 
	Professor:SILVANIO AZEVEDO DA CUNHA
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 6,0 de 9,0      Nota Partic.:     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA:
	 
		
	GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 208237)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Consultoria Mercer, a assistência médica é o segundo maior gasto da área de recursos humanos, atrás apenas da folha de pagamento. Em decorrência disto quais são as estratégias para redução/manutenção dos custos da assistência médica?
		
	
Resposta: Estar sempre verificando as alterações nos valores dos planos, valores por faixa etária e sinistragem. Assim fazendo as manutenções necessárias.
	
Gabarito: Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas e convênio para aquisição de medicamentos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 757070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para diversos autores os benefícios sociais, além do enfoque competitivo no mercado de trabalho, constituem-se em atividades voltadas para a preservação das condições físicas e mentais da sua força de trabalho. Diante disto, do que se trata o período sabático?
		
	
Resposta: Período sabático é um período em que o funcionário resolve se distanciar para libertar, descansar a mente e renovar suas energias.
	
Gabarito: O período sabático é o afastamento do trabalho inspirado por uma motivação íntima. Seu objetivo pode ser a reavaliação da vida pessoal ou profissional, a realização de uma longa viagem turística ou de um curso no exterior ou mesmo permitir a própria reclusão do empregado e, ainda, a liberação pode ser parcial ou integralmente remunerada.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 232402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A finalidade maior de um pacote de benefícios em RH :
		
	 
	atrair, reter e manter motivada toda a força de trabalho de determinada empresa.
	
	Capacitar, treinar e desenvolver funcionários para que possam crescer juntamente com a empresa
	
	Recompensar adequadamente os funcionários
	
	Preparar os descontos em função de cada benefício concedido pela empresa ao funcionário
	
	Melhorar a qualidade de vida dos funcionários
		
	
	 4a Questão (Ref.: 75496)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta para o significado do benefício Posto Bancário.
		
	
	Proporciona aos trabalhadores empréstimos que geralmente só são concedidos em caso de emergência.
	
	Proporciona aos trabalhadores ajuda financeira caracterizada pela extensão da gravidade do problema vivido.
	
	Proporciona aos trabalhadores a vantagem de cobrir despesas decorrentes de viagens, refeições, entre outras.
	 
	Proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, para resolver seus compromissos financeiros, pois funciona como agência bancária.
	 
	Proporciona aos trabalhadores certas comodidades, como por exemplo, não ter que se deslocar da empresa ou de casa até o banco, porém não há atendimento pessoal.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 687109)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chiavenato, Idalberto (2009), os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Assim sendo, de que forma os empréstimos são concedidos pelas empresas para a sua força de trabalho?
		
	 
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de doze a trinta e seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de cinco a sete parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de sete a onze parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas cobra juros pelos empréstimos concedidos.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 823568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESGRANRIO/PETROBRÁS ¿ 2014) Atualmente, as empresas oferecem amplos pacotes de benefícios sociais, entre os quais aqueles relacionados a serviços médicos, que podem assumir diferentes padrões e podem ser direcionados ou de livre escolha. A situação acima descreve um benefício que envolve:
		
	 
	Assistência médico-hospitalar
	
	Seguro de vida em grupo
	
	Transporte
	
	Assistência Jurídica
	
	Alimentação
		
	
	 7a Questão (Ref.: 687121)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De longa data, a educação é classificada como um bem em si, pelas predicados que proporciona de desenvolvimento cultural, social e profissional. Todavia, até a presente data, apesar dos inúmeros discursos, não se tornou prioridade das políticas governamentais. Assim sendo, qual é o percentual de contribuição social para o salário educação, prevista no artigo 212, parágrafo 5º, da Constituição Federal?
		
	
	Contribuição social de 5,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 1,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 3,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	 
	Contribuição social de 4,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	 
	Contribuição social de 2,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 75513)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa verdadeira para a indicação: É um benefício utilizado para ajudar, especialmente, empregados transferidos para outras localidades:
		
	
	Financiamento habitacional.
	 
	Pagamento de aluguel residencial.
	
	Melhorias habitacionais.
	 
	Carta de Fiança.
	
	Construção de moradias.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 713567)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto à oferta de alimentação nas dependências da empresa é possível afirmar que:
		
	 
	A terceirização do serviço apresenta maior especialização e se configura como um modelo mais simples para gestão do benefício.
	
	O sistema self-service é o mais adequado.
	
	Não é necessário contemplar dietas específicas, uma vez que o controle alimentar é responsabilidade do próprio colaborador.
	
	Há possibilidade de contaminação; reduz os custos da empresa e cardápio obedece a rígidos critérios de limitação de cardápio.
	
	A maioria das empresas opta por gerenciar o serviço de alimentação,visando maior controle sobre o benefício.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 692522)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diferentemente dos Estados Unidos da América que na década de 70 já tinha idéia do que seria sua capital Washington nos anos 2000 considerando população e frota de veículos estimada, o Brasil não teve cidades planejadas (exceto Brasília). Talvez, por isto, o país sofra com problemas de mobilidade urbana e tenha um dos trânsitos mais engarrafados do mundo. Pensando nisto e usando bom senso, uma das medidas tomadas por algumas organizações brasileiras em relação ao transporte de seus funcionários é:
		
	
	Criar um grande estacionamento para todos os empregados
	
	Fornecer Vale Combustível para todos os empregados
	 
	Oferecer Transporte Coletivo aos empregados
	
	Dar um carro para todos os empregados
	
	Financiar carros para todos os empregados

Outros materiais