Buscar

CONTRATO DE COMODADO POR PRAZO DETERMINADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

© Copyright 2016, vLex. Todos los Derechos Reservados. Copia exclusivamente para uso personal. 
Se prohíbe su distribución o reproducción. 
Contrato particular de comodato com prazo determinado
José Gilmar Bertolo
Autor: José Gilmar Bertolo
Páginas: 363-366
Id. vLex: VLEX-642441465
Link: http://vlex.com/vid/contrato-particular-comodato-com-642441465
Texto
Contenidos
Page 363
Pelo Presente Instrumento Particular de contrato de comodato, de um lado .................................., (nacionalidade, estado civil, RG, CPF, endereço), doravante denominado COMODANTE, e de outro,............................., (nacionalidade, estado civil, RG, CPF, endereço), doravante denominado COMODATÁRIO, têm justo e contratado, sob as seguintes cláusulas e condições, o seguinte:
DO OBJETO DO CONTRATO
CLÁUSULA PRIMEIRA - O COMODANTE, sendo legítimo proprietário e possuidor do imóvel representado pelo apartamento ......., Ed. ..................., situado .......... (endereço completo).
DO PRAZO DO PACTO
CLÁUSULA SEGUNDA - O presente contrato tem como início a data de ... de ............. de ....., e como término improrrogável a data de... de ............ de ....., data em que se obriga o COMODATÁRIO a restituir a posse direta do imóvel ora dado em comodato, livre e desocupado, em condições idênticas em que recebera;
PARÁGRAFO ÚNICO - A permanência do COMODATÁRIO no presente imóvel, após a data determinada, constitui esbulho possessório ante a precariedade da posse, passível de restituir a mesma via judicial em face da competente e imediata ação judicial, obrigando-a in limine, como faculta a lei, devendo, por consequência, restituir a posse que, a partir do término do prazo, passa a ser ilegal.
DOS DIREITOS E DAS OBRIGAÇÕES DOS CONTRATANTES
CLÁUSULA TERCEIRA - O desvio de finalidade por qualquer um dos COMODATÁRIOS dará causa à imediata rescisão contratual, com a retomada da posse do imóvel:
PARÁGRAFO PRIMEIRO - Na data estipulada o presente contrato se extingue, independentemente de notificação, interpelação ou aviso.
CLÁUSULA QUARTA - É vedada ao COMODATÁRIO a Cessão dos Direitos deste contrato, ensejando tal infração contratual a imediata resilição deste contrato, com a respectiva retomada da posse do imóvel.
Page 364
CLÁUSULA QUINTA - Consoante inteligência do artigo 584 do Código Civil brasileiro, ficam a cargo do COMODATÁRIO todas as despesas decorrentes do uso e gozo do presente imóvel, tais como as relativas a consumo de água, luz, telefone e gás.
CLÁUSULA SEXTA - O COMODATÁRIO poderá fazer no imóvel, às suas expensas, as necessárias modificações, desde que não afetem a sua estrutura, mediante prévia aprovação escrita do COMODANTE. As benfeitorias introduzidas pelo COMODATÁRIO ficarão fazendo parte integrante do imóvel;
PARÁGRAFO ÚNICO - O COMODATÁRIO não terá, no que tange a essas benfeitorias, direito a indenização ou retenção;
CLÁUSULA SÉTIMA - Fica pactuado que, se houver algum impedimento legal imposto por autoridade competente para a ocupação do COMODATÁRIO do imóvel, ora dado em comodato, o presente contrato rescindir-se-á de pleno direito, sem qualquer indenização ou multa contratual, bastando para tanto a apresentação do documento expedido por aquela autoridade, indicando o impedimento;
CLÁUSULA OITAVA - Haverá rescisão contratual se houver incêndio, desabamento, desapropriação ou quaisquer outras ocorrências que impeçam o uso normal do imóvel dado em comodato, independentemente de interpelação do COMODANTE, cabendo ao COMODATÁRIO a responsabilidade pelos prejuízos a que der causa por ação ou omissão culposa, mesmo que venha a repor o objeto locado ao estado em que se encontrava antes do evento.
PARÁGRAFO ÚNICO - Ficará ressalvado o direito de o COMODATÁRIO reclamar do causador de incêndio, desabamento, ou do poder expropriante, indenização a que porventura fizer jus.
CLÁUSULA NONA - O COMODATÁRIO permitirá, desde já, ao COMODANTE examinar e vistoriar o imóvel, sempre que este entender necessário, em horário comercial, mediante prévio aviso, a fim de certificar-se do seu estado de conservação;
CLÁUSULA DÉCIMA - O COMODANTE poderá, a qualquer tempo, inclusive durante o prazo de vigência deste contrato, alienar o imóvel locado e, consequentemente, ceder os direitos decorrentes deste instrumento;
PARÁGRAFO PRIMEIRO - O COMODANTE obrigar-se-á, no caso de venda do imóvel, a denunciar ao comprador a existência deste
Page 365
instrumento, obrigando-o ao seu cumprimento em todas as condições e cláusulas, facultando, por outro lado, a compensação do período faltante por outro imóvel nas mesmas condições e/ou em pecúnia.
PARÁGRAFO SEGUNDO - Ficará rescindido o presente contrato se ocorrer a venda judicial do imóvel, objeto da presente pactuação, sem qualquer ônus superveniente ao COMODANTE .
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - O COMODATÁRIO será obrigado a satisfazer, às suas custas, sem direito a qualquer indenização por parte do COMODANTE, todas as intimações do Serviço Sanitário federal, estadual ou municipal a que der causa, pagando todas as multas nas épocas apropriadas.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - Fica facultada ao COMO-DANTE a rescisão antecipada do presente instrumento, sem qualquer prejuízo das cláusulas aqui constantes, ou qualquer ônus a este, desde que notifique o COMODATÁRIO para que desocupe o imóvel no prazo mínimo de 30 (trinta) dias;
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - O COMODATÁRIO, conforme dispõe o art. 585 do Código Civil, na forma simultânea do comodato, é responsável solidariamente pelas obrigações do presente instrumento;
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - Tudo quanto for devido, em razão deste contrato, será cobrado por via executiva ou ação apropriada, respondendo a parte devedora, além do principal e multa, por todas as despesas judiciais, extrajudiciais e honorários advocatícios;
DO FORO
CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - As partes, de comum acordo, elegem o Foro da situação do imóvel para dirimir quaisquer dúvidas que possam aparecer durante a vigência deste, renunciando a qualquer outro, por mais especial que seja.
E, por estarem assim justos e contratados, assinam, juntamente com 2 (duas) testemunhas, o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor e forma, obrigando-se a cumpri-lo em todos os seus termos.
(Local e data)
............................
(Comodante)
.............................
(Comodatário)
Page 366
TESTEMUNHAS:
1ª. ...............................
2ª. ...............................
NOTA: Comodato é um empréstimo gratuito de coisas não fungíveis, é uma cessão sem contraprestação, um favor prestado pelo Comodante ao Comodatário. O mesmo se perfaz pela tradição do objeto. Portanto, é um contrato unilateral, gratuito, real, de coisa infungível, com obrigação de restituição da coisa dada em comodato, podendo ser por prazo determinado ou não, estando insculpido nos arts. 579 a 585 do CC.

Outros materiais