Buscar

PANORAMA ECONÔMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

conceito de demanda é definido pelos economistas como a quantidade de um bem ou serviço que uma família ou empresa decide comprar a um determinado preço. A curva de demanda de mercado é formada pela soma das quantidades individuais demandadas de um bem a cada preço, independentemente do número de consumidores no mercado. Ela é inclinada para baixo, uma vez que, com preços mais elevados, cada consumidor compra menos, e alguns consumidores não compram, saindo do mercado. Ocorrem deslocamentos ao longo da curva de demanda e da curva de demanda. Os deslocamentos da curva podem ser para a direita ou para a esquerda. Assinale a alternativa falsa a respeito dos fatores que ocasionam o deslocamento da curva de demanda.
		
	
	Uma variação para baixo no preço de um bem substituto: pode reduzir a demanda de um produto, deslocando a sua curva de demanda para a esquerda.
	 
	Um aumento no preço de um bem provoca a queda na demanda, deslocando sua curva de demanda para a esquerda.
	
	Um aumento do preço de um bem complementar faz o consumidor deixar de comprar um bem, deslocando sua curva de demanda para a esquerda.
	
	Aumentos da renda da população e, portanto, do poder aquisitivo, deslocam a curva de demanda para a direita.
	
	Campanhas de marketing influenciam as preferências dos indivíduos e, portanto, podem aumentar a demanda agregada, deslocando a curva de demanda para a direita.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603169443)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma correlação básica da economia é que quanto maior a renda, maior o consumo. Isso se aplica a maior parte dos casos, mas nem todos. No contexto atual brasileiro, nesse momento de crise, a maior parte dos empresários está tendo que se virar nos 30 para fazer as contas fecharem no fim do mês. Paralelamente, existem nichos da economia que estão vivendo uma situação oposta: a crise tem ajudado. Para a Economia há dois tipos de bens: os normais e os inferiores. Assinale a alternativa falsa a respeito de bens normais e bens inferiores.
		
	 
	No momento de expansão da renda, o desafio dos produtores de bens inferiores é agregar valor a sua marca, deixando para trás essa característica. O caso mais emblemático é o das Havaianas, um típico bem inferior que foi capaz de reformar todo o conceito do produto.
	 
	A Crise Econômica estimula o consumo de bens normais, sendo seu sucesso capaz de causar inveja às indústrias mais tradicionais do mercado.
	
	Para um bem normal, se a renda aumenta, a demanda do produto sob análise aumenta e se a renda diminui, a demanda do produto sob análise diminui.
	
	Um bem é considerado um bem normal quando sua demanda aumenta com o aumento da renda do consumidor e vice-versa.
	
	Bens inferiores são bens substitutos sem a mesma percepção de qualidade que um bem normal e com preços mais baixos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603077188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um sistema econômico se define como ¿ a forma política, social e econômica de organização de uma sociedade¿. Pode-se classificar os sistemas econômicos em dois grandes grupos: o sistema socialista, onde as atividades econômicas subordinam-se às decisões do Estado e o sistema capitalista, onde o funcionamento da economia é regido pelo mercado. No sistema socialista, ou de economia planificada, as questões econômicas são resolvidas pelo Estado, através de órgãos de planejamento que organizam a produção e a distribuição do produto, de acordo com os interesses da sociedade identificados pelo governo. Considerando os dois modelos econômicos, assinale alternativa correta:
 
		
	
	No sistema capitalista os meios de produção são controlados pelo estado, portanto há uma tendência de baixo crescimento econômico
	 
	No sistema capitalista, ou economia de mercado, predominam a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. A alocação dos recursos e sua distribuição se resolver pela dinâmica da oferta e demanda
	
	No sistema socialista a propriedade é privada porém os meios de produção são de controle e responsabilidade do estado. Desta forma por meio da distribuição de renda, toda a população se beneficia não havendo desequilíbrios na distribuição de riquezas
	
	A Coréia do Norte é um dos países juntamente com Taiwan e Cingapura chamados de Tigres Asiáticos, ou seja, países com alto índice de crescimento econômico, por praticarem o livre mercado
	
	No socialismo as unidades produtivas são em quase sua totalidade não pertencentes ao Estado, ou seja a propriedade é privada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603147532)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma política econômica de desvalorização da moeda nacional em relação à moeda internacional visa:
		
	
	Facilitar a entrada de capitais oficiais compensatórios no país.
	 
	Aumentar as exportações e reduzir as importações.
	 
	Reduzir as exportações e aumentar as importações.
	
	Manter exportações e importações inalteradas.
	
	Fica indiferente para a entrada de capital estrangeiro de risco no país.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603148545)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os agentes ECONÔMICOS são entidades que apresentam determinados tipos de comportamento. Para todo e qualquer bem, serviço ou fator de produção facultado por um agente econômico há a sua contrapartida por meio de um fluxo monetário de sentido contrário. São considerados agentes econômicos para a economia:
		
	 
	Famílias e Empresas somente
	
	Empresas, Governo e Demais Nações
	
	Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas no País
	
	País, Estados, distrito Federal e Municípios
	 
	Famílias, Empresas, Governo e o Resto do Mundo

Outros materiais