Buscar

Casos Concretos Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Ana Lúcia ingressou na empresa Brasil Serviços Ltda. em 15.04.2009 na função de auxiliar de serviços gerais. As férias do período 2009/2010 foram usufruídas de 01.03.2011 a 30.03.2011. Ocorre que o empregador só efetuou o pagamento destas férias quando do seu retorno ao trabalho em 31.03.2011. Além disso, Ana Lúcia recebeu a título de férias o mesmo valor do salário recebido no mês anterior, sem qualquer acréscimo. Ana Lúcia procurou o escritório de advocacia para saber se foi regular a atitude da empresa e se tem direito a algum valor a título de férias. Qual a orientação você daria para Ana Lúcia? Justifique. Resposta: O empregador concedeu as férias no prazo, ou seja dentro do período concessivo. Porém, o pagamento das férias foi realizado fora do prazo, considerando que deveria o empregador ter efetuado o pagamento 02 dias antecedentes as férias, por isso, o empregado deve receber férias dobradas (em razão do pagamento fora do prazo) + 1/3 constitucional, tendo em vista que o empregado já recebeu um salário, sem acréscimo (do1/3 Constitucional), deverá o empregador pagar mais um salário e o acréscimo.
2-Lúcia trabalha na sede de uma estatal brasileira que fica em Brasília. Seu contrato vigora há 12 anos e, em razão de sua capacidade e experiência, Lúcia foi designada para trabalhar na nova filial do empregador que está sendo instalada na cidade do México, o que foi imediatamente aceito. Em relação à situação retratada e ao FGTS, é preciso recolher o FGTS de Lúcia, assim como para todos os empregados transferidos para o exterior? Resposta: Lúcia terá direito ao depósito do FGTS enquanto estiver trabalhando México, que deverá continuar sendo depositado na sua vinculada no Brasil.
3-Maria foi contratada em 17/05/2010 pela Indústria Automobilística Vitória S/A. Em 25/03/2016 sofreu acidente de trabalho ficando incapacitada para o trabalho até 01/04/2016, quando obteve alta médica e retornou ao serviço. Em 03/06/2016 foi dispensada sem justa causa. Maria entende ser detentora da estabilidade acidentária, razão pela qual ajuizou ação trabalhista postulando sua reintegração no emprego. Diante do caso apresentado, responda se as seguintes indagações: 
A) Quais os requisitos necessários para a concessão da estabilidade acidentária? Justifique indicando o prazo da garantia de emprego. Resposta: Os requisitos necessários para a concessão da estabilidade acidentária são: O empregado ter sofrido acidente de trabalho e que o afastamento do empregado devido ao acidente seja superior a 15 dias, ou seja, a partir do 16º dia, o empregado acidentado recebe através do INSS (Previdência Social). Dessa forma, o empregado acidentado terá direito a estabilidade provisória no emprego e terá o prazo de 01 ano após a alta médica.
B) No caso apresentado, Maria terá êxito na ação trabalhista? Justifique. Resposta: Maria não terá êxito na ação trabalhista, tendo em vista que o seu afastamento do emprego em decorrência do acidente não foi superior a 15 dias. Sendo assim, não há que se falar em reintegração no emprego, porque Maria não possui estabilidade, podendo o empregado dispensá-la sem justa causa.
4- Cristóvão Buarque, advogado, exerce a função de professor de Direito na Universidade Campo Belo desde sua admissão em 01/02/2010. Em 10/05/2015 foi eleito dirigente sindical do Sindicato dos Advogados, com mandato de 3 (três) anos. Ao longo do contrato de trabalho Cristóvão vem descumprido reiteradamente as ordens estabelecidas pela Universidade em seu regulamento interno, o que gerou a aplicação de várias advertências e suspensões, provocando diversos transtornos para o trabalho. Diante do caso relatado, responda justificadamente: 
A) A Universidade Campo Belo poderá dispensar Cristóvão Buarque sem justa causa? Justifique. Resposta: Sim, a Universidade poderá dispensar o empregado, considerando que em relação a Universidade Campo Belo não há estabilidade. Cristóvão possui estabilidade em relação ao Sindicato dos Advogados, o dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante apuração em inquérito judicial.
B) Na hipótese de rompimento do contrato de trabalho por justa causa, em que modalidade seria enquadrada a conduta faltosa? Justifique indicando o fundamento legal. Resposta: Será enquadrado por falta grave (Insubordinação) tendo a necessidade de inquérito judicial.
5-Após ter completado 25 (vinte e cinco) anos de trabalho na empresa Gama Ltda, Pedro Paulo conseguiu junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o deferimento de sua aposentadoria por tempo de contribuição, que somando ao período prestado para outras empresas, completou o tempo de contribuição exigido pela Autarquia Federal para a concessão da aposentadoria voluntária. No entanto, embora Pedro Paulo tenha levantado os valores depositados no FGTS, em razão da aposentadoria, não requereu seu desligamento da empresa, por não conseguir sobreviver com os proventos da aposentadoria concedida pelo INSS, porque seus valores são ínfimos e irrisórios. Assim, permaneceu no emprego trabalhando por mais 5 (cinco) anos, quando foi dispensado imotivadamente. Diante do caso apresentado, responda justificadamente: 
A) A aposentadoria espontânea extingue o contrato de trabalho quando o empregado continua trabalhando após a aposentadoria? Justifique indicando a jurisprudência do TST e do STF sobre a matéria. Resposta: A aposentadoria espontânea não é causa de extinção do contrato de trabalho, se o empregado continua prestando serviços ao empregador após a aposentadoria. 
 B) A indenização compensatória de 40% do FGTS incide sobre todo o contrato de trabalho, ou somente no período posterior à aposentadoria? Resposta: A indenização é sobre todo o período trabalhado. O fato de já ter sacado o FGTS não influência sobre os 40% do FGTS.

Outros materiais