Buscar

estruturas tensegrity

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estruturas Tensegrity
Componentes:
Giselle Maria Santiago da Silva
Jéssica Aparecida Reis
Tensegrity, um breve histórico:
Seu estudo iniciou-se nos anos de 1940;
A palavra tensegrity é uma invenção;
Três pessoas são consideradas inventoras da tensegrity: kenneth Snelson, david geirges emmerich e Richard buchminester fuller;
3
“Tensegrity é um princípio estrutural baseado no uso de componentes em compressão isolados dentro de uma rede de tensão continua, de tal modo que os membros em compressão (normalmente barras ou hastes) não se tocam e os membros protendidos em tração (normalmente cabos ou tendões) delineiam o sistema espacialmente.” (Jaurégui, 2007)
Estrutura tensegrity
Fonte: https://br.pinterest.com/craigpurcell/tensegrity
Propriedades dos tensegritys
Leves;
Não tem partes redundantes;
Auto estabilidade;
Quanto maior o pré-tensionamento num sistema tensegrity, maior é a sua capacidade de suportar cargas;
Sinergia;
rigidez da estrutura depende dos materiais empregados e do seu modo de construção.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/522347256757219789/
Ponte Kurilpa 
Brisbane, Austrália 
Ponte kurilpa
O governo australiano do Estado de Queensland estabeleceu um relatório de design e um orçamento extremamente "desafiador" para uma nova ponte na capital do estado, Brisbane, para "fornecer um ligação da Galeria de arte moderna a rua do tanque”.
Ponte Kurilpa
Fonte: http://www.petcivil.com
A PARCERIA CRIATIVA DO EMPREITEIRO BAULDERSTONE, O ENGENHEIRO ARUP E O ARQUITETO COX RAYNER, PRODUZIRAM O ESQUEMA PARA A PONTE KURILPA DE 470 METROS DE COMPRIMENTO. 
O projeto da construção da ponte Kurilpa foi de 2007 e sua construção iniciou em 2008 e finalizada em 2009. O orçamento da obra foi de 63,3 milhões de dólares. A ponte Kurilpa é o novo símbolo de Brisbane, a cidade com maior crescimento na Austrália.
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=110759668
Construída em 431 dias, A ponte Kurilpa é baseada no princípio do tensegrity, ou estrutura tenso-integrada, sistema estrutural composto, exclusivamente, de elementos comprimidos (as barras) e elementos tracionados (os cabos) que permite uma construção de efeito visual leve e elegante.
Fonte: http://www.fique-sabendo.com/2012/02/16-ponte-kurilpa-bridge.html
Com 470 m de extensão, 6,5 m de largura e um vão principal de 128 m, a Kurilpa possui vários deques de observação e uma cobertura estendida, apoiados por uma estrutura secundária também em tensegrity.
Fonte: http://www.oasys-software.com/casestudies/casestudy/kurilpa_bridge_a_tensegrity_world_first&prev=search
Foram utilizadas 570 toneladas de aço na superestrutura e 6,8 km de cabos de aço. Os mastros e elementos suspensos possuem de 14 m a 17 m, e de 18 m a 33 m.
Fonte: https://www.engenhariacivil.com/tensegridade-estruturas
Ao cair da noite, quando sua estrutura é iluminada por um sofisticado sistema de LEDs, que podem ser programados para produzir diferentes efeitos de luz, o impacto visual da ponte é impressionante.
Fonte: https://www.e-architect.co.uk/images/jpgs/brisbane/kurilpa_bridge_ing141009_rc.jpg
Do ponto de vista da engenharia, a construção da Ponte é uma conquista de engenharia civil. As estruturas de distorção são sistemas altamente complexos com comportamento não-linear. Portanto, a análise dessas estruturas exige métodos computacionais complexos. 
Fonte: http://universofuller.blogspot.com.br/2013/06/tensegrity.html
a Ponte Kurilpa possui três seções principais: a aproximação de 120m Kurilpa Point, a própria ponte de tensegrity (três prazos de 58m, 128m e 45m), e a abordagem de 82m. As abordagens são separadas da ponte central de tensegrity por juntas de dilatação e rolamentos, permitindo que as três seções principais se expandam e se contratem separadamente
Fonte: http://tensegritywiki.com/Kurilpa+Bridge
 
A ponte de tensegrity é composta de estrutura de aço e concreto, a série de mastros e cabos de aço, e o conjunto integrado de laços de aço, spars e dossel em tensegridade em aço.
Fonte: http://www.oasys-software.com/casestudies/casestudy/kurilpa_bridge_a_tensegrity_world_first&prev=search
A estrutura geral é equilibrada, eliminando a necessidade de pilares maciços e permitindo a construção pelo método cantilever equilibrado. 
Fonte: http://www.coxarchitecture.com.au/project/kurilpa-pedestrian-bridge/
Os pares de aço tubulares de raqueamento principais brotam dos pilares de apoio principais em ambos os lados da extensão principal, estabelecendo os locais de uma disposição aproximadamente coplanar de mastros secundários menores. Os maiores e menores mastros são deslocados da perpendicular longitudinal e transversalmente, impedindo ambos os choques de cabo / mastro ou cabo / cabo e proporcionando a assinatura "aleatoriedade" sem reduzir significativamente a eficiência estrutural. mastros.
Fonte: http://www.oasys-software.com/casestudies/casestudy/kurilpa_bridge_a_tensegrity_world_first&prev=search
A montagem da superestrutura teve que ser planejada com a máxima precisão para garantir que a ponte assumisse sua geometria teoricamente correta quando as milhares de peças pré-fabricadas fossem parafusadas. 
Fonte: http://www.oasys-software.com/casestudies/casestudy/kurilpa_bridge_a_tensegrity_world_first&prev=search
Duas abordagens básicas podem ser tomadas para garantir que o projeto completo tenha a geometria correta. O primeiro é monitorar constantemente a posição da estrutura durante a construção, fazendo ajustes ao longo do caminho. O segundo consiste em pré-fabricar com precisão todos os componentes e, em seguida, por planejamento de cenários e análises sofisticadas, a conexão sem o ajuste resultará em uma geometria final aceitável. 
Fonte: http://www.oasys-software.com/casestudies/casestudy/kurilpa_bridge_a_tensegrity_world_first&prev=search
Vantagens da estrutura tensengrity:
Pelo próprio trabalho mecânico da estrutura não existem pontos fracos localizados;
Devido à sua habilidade de responder como um todo, é possível empregar materiais de uma maneira muito econômica;
Elas não sofrem qualquer tipo de torção; sendo que o empenamento é muito raro devido ao pequeno comprimento dos seus componentes sob compressão;
As forças de tensão se transmitem através das menores distâncias entre dois pontos, assim, os membros de uma estrutura tensegrity estão posicionados para melhor resistir aos esforços;
Vantagens da estrutura tensengrity:
O fato de estas estruturas vibrarem faz com que as cargas sejam transferidas, com rapidez, ao longo delas mesmas;
A estabilidade individual de módulos tensegrity permite, como já vimos, um grande número de construções por empilhamento destes módulos.
desVantagens da estrutura tensengrity:
A complexidade de fabricação também está presente criando uma barreira para desenvolver estruturas de "compressão flutuante”;
para suportar cargas críticas é preciso que as forças pré-tensionadas devem ser bastante grandes o que poderá ser difícil em construções de maior porte. 
Curiosidade:
Como a Ponte Kurilpa é uma importante passarela urbana que pode experimentar multidões densas durante um evento público, foi escolhida uma densidade de pessoas de design de 1,7 pessoas / m 2 (5000 pedestres) (acima disso, a caminhada torna-se difícil).
Conclusão
Kurilpa Bridge é um projeto que é arquitetonicamente impressionante, e simpatizante com sua localização proeminente. Não só a ponte alcançou o requisito do cliente de não prejudicar a Galeria de Arte Moderna, mas é aclamado como uma bela peça de escultura cívica por direito próprio.
Inaugurado no tempo e no orçamento, abre novos caminhos através da incorporação da estrutura da tensegrity pela primeira vez em uma grande ponte. Importante, o design não obscurece a vista do rio, mas aumenta a beleza e acessibilidade, e suas conexões. Pedestres e ciclistas desfrutam de uma experiência dinâmica, com as plataformas projetadas proporcionando vistas espetaculares e criando espaços urbanos intrigantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes