Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Estácio EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201607039001 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
	Turma: 9014/AG
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 15:06:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201607812216)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Tylor elabora o conceito de cultura considerando-a como objeto de estudo sistemático, pois possui causas e regularidades. Qual a definição proposta por este autor? De acordo com sua teoria, como se entende a diversidade cultural?
		
	
Resposta: A diversidade cultural é baseada nos diversos grupos sociais existentes. Em cada um, há uma cultura, uma forma de agir cultural de acordo com as características do grupo.
	
Gabarito: O aluno (a) deve definir o conceito de cultura cunhado por este autor, além de explicar que as diferenças culturais eram entendidas como fruto da desigualdade nos estágios sociais, criados dentro de uma escala evolutiva e valorativa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607223861)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line). Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
		
	
Resposta: Para os rapazes, a prostituta merecia ser espancada e roubada. Um fundamento social de que prostituta é um indivíduo discrimidado, abaixo do nível dos rapazes, conceito social e cultural errôneo, mas ainda cultivado.
	
Gabarito: O crime como fato social. A conduta delituosa dos jovens apresenta as características do fato social preconizadas por Durkheim, a saber: exterioridade, coercitividade e generalidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607055572)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607054588)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	I, II, e V
	 
	I, III e V
	
	II, III, IV
	
	I, II, e IV
	
	II, III e V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607290655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque :
		
	 
	O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura ainda que não seja um fenômeno social.
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura por estar associado à violência.
	 
	Nenhuma das afirmativas está correta
	
	O carnaval não pode ser considerado objeto de cultura por ser manipulado pela mídia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607706964)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processode elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
		
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	
	a moral e os bons costumes.
	 
	o contrato social.
	
	a nota fiscal.
	
	a constituição federal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607951347)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Regime Militar que, em 1964, instalou-se no Brasil, foi marcado pela preocupação em manter a ordem nacional e combater os conflitos resultantes dos embates sociais. Tal discurso ressalta uma característica própria do pensamento:
		
	
	Marxista
	
	Weberiano
	 
	Hobbesiano
	 
	Positivista
	
	Cartesiano
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607729273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
		
	
	Ações sociais
	
	Expressões culturais
	
	Estruturas políticas
	
	Materialismo histórico
	 
	Fatos sociais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607060855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
		
	
	Atua por hábito, imitação ou motivado por emoção
	 
	Atua motivado por um hábito fisiológico.
	
	Atua motivado por crença religiosa.
	
	Molda seus atos com o intuito de influenciar os outros.
	
	Atua considerando a pessoa do outro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607663645)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Fundamentos das Ciências Sociais Para a compreensão da lógica da realidade buscamos fundamentos para reflexão e possíveis respostas. Para Castells (2011), Sociólogo, considerado o principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em redes, ele investiga os efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. A internet para ele é o espaço social do nosso mundo, um lugar híbrido, construído na interface entre a experiência direta e a mediada pela comunicação e, sobretudo, pela comunicação na internet. No texto apresentado identificamos o tema principal para estudo sociológico que neste caso é: Assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Sociedade em redes
	
	Família e Gênero
	
	Fetichismo material
	
	Violência urbana
	
	Raça e Etinia

Outros materiais