Questionario POLITICA
11 pág.

Questionario POLITICA


DisciplinaCiência Política I25.721 materiais539.278 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Política
Dissertativa:
1 - Quais os desafios do planejamento educacional atual?
Fazer um estudo minucioso de causas e efeitos, um plano executável e direcionado. Planejar se faz necessário, mas sabemos que grandes são os obstáculos que se apresentam. uma escola sem diretriz é inadequada à realidade de nossos estudantes. Assim, o planejamento deve refletir o papel social de humanização e emancipação.
A falta de compromisso implica numa escola solta, com profissionais descompromissados, sem objetivos. É uma contínua troca de informações que deverá acrescer ao conhecimento. Conhecimento este que deve ser transformador, crítico, fazer acontecer. Buscar e melhorar gradativamente.
2 \u2013 Quais argumentos legais poderiam subsidiar para que a escola pública fosse a grande campeã ?
Ofertando um ensino que apresente o conhecimento, a tecnologia, a arte e cultura como processos históricos, e o aluno passe a ser o centro das preocupações da escola e o mesmo tenha seus direitos assegurados.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) ao referir-se à organização da educação nacional define que os docentes incumbir-se-ão de, exceto:
a. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
b. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
c. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
d. assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas.
e. participar do planejamento escolar e elaborar seus planos de aulas.
*A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:
A.O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino.
B.Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade.
C.Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos.
D.A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior.
E.O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida.
A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:
\u201cÉ uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.\u201d
A que conceito refere-se a afirmação acima?
a) Território
b) Nação
c) Estado
d) Governo
e) País
\u201cSignifica uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.\u201d
Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?
a) Estado
b) povo
c) território
d) nação
e) país
A reestruturação produtiva coerente com a globalização, as alterações na economia e a forma do capitalismo, com consequentes qualificação e requalificação profissionais tem sido uma meta permanente.
O desenvolvimento constate e amplo do conhecimento e o avanço das tecnologias da informação e comunicação tem levado à necessidade da ampliação da educação:
A - Especial
B - Profissional
C \u2013 De jovens e adultos
D \u2013 À distância
E - Tecnica
Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)
I \u2013 professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio
II \u2013 trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
III \u2013 trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. (Incluído pela Lei nº 12.014, de 2009)
V - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação para atender o disposto no inciso V do caput do art. 36.   
IV -  profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36; 
V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela lei nº 13.415, de 2017)
Estão corretas:
A \u2013 I e II D \u2013 I, II e III.
B \u2013 I E \u2013 I e IV
C - I, II e IV
As concepções de planejamento presente em nossa realidade social e o estudo das teorias da Administração nos permitem compreender as relações entre educação, planejamento e administração. Ultimamente o planejamento educacional tem privilegiado dois grandes temas de investigação. Quais seriam eles?
a) Currículo e gestão social
b) gestão educacional e qualidade de ensino
c) Administração escolar e autonomia
d) Administração escolar e recursos
e) autonomia e qualidade de ensino
Assinale a definição de Políticas Públicas de maneira a desmembrar as palavras em  Político  e  Público
I - Política é a ciência que trata dos fenômenos referentes ao Estado.
II - Política trata dos conflitos.
III - Política é a ciência que discute a relação pública e privada.
IV - Público é relativo ao Governo.
V - Público é relativo ao povo.
VI - Público relativo às regras.
Está correto o que se afirma em:
	a.I e IV
	
	b. I e V
	
	c. II e VI
	
	d. III e V
	
	e. II e IV
Nação e Estado guardam um diferença que, para muitos, passa de maneira imperceptível. Enquanto um é o espaço e agrupamento, o outro é o atender a população. Por nação entende-se um povo, agrupamento ou organização de uma sociedade cujos membros compartilham uma tradição histórica e que, por isso, apresentam uma identidade, uma cultura própria que os distingue de outros e que também os une.
	De acordo com a teoria marxista, o Estado tem exercido múltiplas funções, entre as quais estão corretas apenas as apontadas como fundamentais para a sociedade nas afirmativas:
I - Criação de condições materiais.
II -  Elemento aglutinador dos diferentes interesses.
III - Criar e salvaguardar leis.
IV - Regulamentar conflitos entre capital e assalariados.
V - Segurança e expansão do capital nacional no mercado mundial.
VI - Fornecedor de condições para o Estado de direito.
		
	
	
	a. I, II, III e VI
	
	b. III, IV, V e VI
	
	c. I, III, IV e V
	
	d. II, III, V e VI
	
	e. I, II, IV e V
Cabe ao Estado criar condições materiais para que a sociedade progrida, elaborar leis e garantir  que assegurem a liberdade e deem condições a todos de progredir, intermediar os conflitos entre empregado e empregador, intervindo sempre que necessário e, por fim, garantir o crescimento do Estado.
	Estudamos o conceito de Nação. Agora leia e assinale