Questionario POLITICA
11 pág.

Questionario POLITICA


DisciplinaCiência Política I28.800 materiais553.924 seguidores
Pré-visualização4 páginas
a alternativa correta com relação ao significado de Nação.
I - Um povo.
II - Agrupamento ou organização de uma sociedade cujos membros compartilham uma tradição histórica.
III - Nação e Estado têm o mesmo significado: reunião de pessoas para um fim comum.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	
	a. I, II, III
	
	b.II, III
	
	c. I, II
	
	d. Apenas a III
	
	e. I, III
A noção de Nação pode ser conceituada como um povo, agrupamento ou organização de uma sociedade cujos membros compartilham uma tradição histórica e que por isso apresentam uma identidade, uma cultura própria que os distingue de outros e que também os une.
Faça as correspondências, numerando a segunda parte conforme relação correta com a primeira.
1 - Planejamento curricular.
2 - Planejamento escolar.
3 - Planejamento de ensino.
4 - Planejamento participativo.
A - (4) Constitui um processo político, num contínuo propósito, numa deliberada e ampla discussão da construção do futuro da comunidade.
B - (1) É a dinâmica das ações internas da escola, significa que cuida do desenvolvimento escolar   dos alunos e de como vai ser sua vida na escola.
C - (3) É o processo que envolve a atuação concreta dos educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico.   
D - (2)  É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Assinale a alternativa correta.
Cabe ao planejamento curricular olhar e organizar a escola enquanto conteúdo a ser desenvolvido, propiciando condições para que a criança se desenvolva e atinja o objetivo. O escolar é o pensar nas atividades docentes, articulando a realidade com o processo de aprendizagem. Olhar e discutir a escola como espaço de aprender. O planejamento de ensino é voltado para os educadores que pensarão o seu cotidiano, cada professor com sua realidade.
Participativo, pois envolve a comunidade com a participação dos alunos, professores, funcionários e comunidade.
Karl Marx realiza uma investigação profunda sobre o modo de produção capitalista e as condições de superá-lo, rumo a uma sociedade sem classes e na qual a propriedade privada seja extinta. As estruturas sociais e a própria organização do Estado estão diretamente ligadas ao funcionamento do capitalismo. Para esse filósofo, no sistema capitalista de produção, o Estado:
	
	
	a. tem base liberal.
	
	b. tanto representa como age em favor da classe trabalhadora.
	
	c. é uma instância neutra que está a serviço de todas as classes sociais.
	
	d. tem como prioridade  os serviços sociais para a população.
	
	e. visa a não alienação do trabalhador.
	
	Justificativa: Para Marx, o Estado interfere em todos os setores, interferindo no agir e pensar da população.
Para entender o conceito de políticas públicas é necessário entender alguns conceitos relevantes. Assinale a alternativa que traz o conceito de Estado.
I - Estado é entendido pela noção clássica de \u201cpovo social e política e juridicamente organizado\u201d.
II - Uma instituição organizada política, social e juridicamente, que ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é a Constituição.
III - Os elementos do Estado são de ordem imaterial e formal.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	a. I, II, III
	
	b.I, III
	
	c. I, II
	
	d. II, III
	
	e. apenas II
	
	Estado é entendido pela noção clássica de \u201cpovo social e política e juridicamente organizado, que dispondo de uma estrutura administrativa, de um governo próprio, tem soberania sobre determinado território\u201d.
	Segundo o MEC, os progressos educacionais realizados pelo Brasil na segunda metade da década de 90 foram notáveis. Mesmo assim, esses avanços não foram suficientes para satisfazer adequadamente as demandas existentes, até porque as exigências da sociedade mudaram, acompanhando as transformações tecnológicas.
Assinale a alternativa que estiver coerente com essa visão.
I - Existe forte herança colonial, que contradiz as desigualdades sociais e econômicas ainda presentes na realidade do nosso País.
II - Vivemos hoje em um mundo globalizado e interdependente, mas dominado por uma lógica perversa que incentiva a competitividade.
III - O acesso ao conhecimento torna-se cada vez mais determinante para o destino das nações e dos indivíduos. A educação é, portanto, uma questão-chave para o desenvolvimento sustentável e equitativo.
IV - As profundas e históricas desigualdades sociais geradas pelo processo de desenvolvimento brasileiro explicam, em grande medida, o atraso educacional de décadas e a baixa escolaridade média da nossa população.
Estão coerentes somente as alternativas:
		
	
	
	a. I, II e III
	
	b. II, III e IV
	
	c. I, II e IV
	
	d. I, III e IV
	
	e. I e II
	
	A globalização e o fácil acesso às informações trazem uma nova exigência, portanto desafio para o trabalhador do século XXI. Com isso deve-se ter em mente que a escola precisa adequar-se às novas demandas, o que não tem acontecido. Assim, por mais que a população tenha um diploma, esse não garante a qualidade de ensino e a inserção no mercado de trabalho.
	Você viu no livro-texto que na organização da sociedade cada setor tem um objetivo e/ou papel. Assinale o objetivo do Estado.
I - Garantir a efetividade dos direitos e as obrigações de todos os cidadãos e das instituições públicas e privadas.
II - Garantir a que o bem-estar social seja mantido pelos órgãos privados.
III - Determinar como as pessoas devem agir e se portar na sociedade.
Está correto o que se afirma em:
		
	a. I, II, III
	
	b. I, II
	
	c. I, III
	
	d. II, III
	
	e. apenas  I
	
	O papel do Estado é organizar a vida da população, garantindo a efetividade dos direitos e das obrigações de todos os cidadãos, bem como de instituições públicas e privadas. 
	É importante considerarmos as orientações políticas presentes na história brasileira para podermos entender as atuais políticas públicas na área educacional, assim com a LDB nº 9.394/96. A visão da política liberal tem no liberalismo seus fundamentos, que se traduzem no \u201cconjunto de ideias e doutrinas que visam a assegurar\u201d:
		
	
	
	a. a liberdade individual no campo da política, da moral, da religião dentro da sociedade.
	
	b. a liberdade coletiva no campo executivo.
	
	c. a intervenção do estado nas áreas sociais.
	
	d. a relação estado e sociedade de maneira horizontal
	
	e. a relação sociedade e empresa de maneira vertical
	
	 Apoia e incentiva a liberdade de  livre expressão de todos os setores.
	É preciso que se coloque no centro das discussões (e das práticas) a função educativa global da escola. Assim, se entendemos que educação é atualização histórico-cultural dos indivíduos e se estamos comprometidos com a superação do estado geral da injustiça social que, em lugar do bem viver, reserva para a maioria o trabalho alienado, então é preciso que nossa escola concorra para a formação de cidadãos atualizados, capazes de participar politicamente, usufruindo daquilo que o homem historicamente produziu, mas ao mesmo tempo dando sua contribuição criadora e transformando a sociedade. Só assim a escola estará participando de forma efetiva como elemento da necessária \u201creforma intelectual e moral\u201d, de que nos fala Gramsci (1978b).\u201d (PARO, 1999, p.114).
Segundo Paro (1999), no texto acima, onde vigora a lógica do capital, no que diz respeito ao mundo do trabalho há um quadro crítico no mundo, pois vem ocorrendo a:
		
	
	
	a. socialização humana.
	
	b. conscientização da população.
	
	c. des-socialização humana.
	
	d. inclusão humana.
	
	e. des-alienação humana.
	
	Cabe à educação transformar a sociedade e os indivíduos e atender à necessidade dos fracos e carentes de informação. O mundo do