Buscar

Normas ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PAPEL
Conforme NBR 14724, os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados ou datilografados no anverso das folhas, exceto a folha de rosto, cujo verso deve conter a ficha catalográfica, impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.
FONTES E LETRAS
A NBR 14724, recomenda, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto e tamanho 10 para citações diretas longas, aquelas de mais de três de linhas, notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme. A fonte utilizada na digitação do texto pode ser Times New Roman ou Arial, padronizando no trabalho a utilização somente de uma das opções. No caso de citações de mais de três linhas, devemos observar também um recuo de 4 cm da margem esquerda.
MARGENS
As folhas devem apresentar margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, ou seja:
- superior: 3 cm da borda da folha;
- inferior: 2 cm da borda da folha;
- esquerda: 3 cm da borda da folha;
direita: 2 cm da borda da folha.
Espacejamento e alinhamento: de acordo com NBR 14724, todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências, as legendas das ilustrações e das tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração, que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples.
Todo o texto deve ser justificado, com o recuo de primeira linha do parágrafo em 1,25 cm, exceto em citação direta com mais de três linhas, a qual deve possuir recuo de 4 cm, partindo da margem esquerda.
TÍTULOS E SUBTÍTULOS
A NBR 14724 prevê que os títulos das seções devem começar na parte superior da mancha (ficando a 3 cm da borda superior) e serão separados do texto que lhes sucede por dois espaço 1,5 entrelinhas (o que equivale a dois enter ou uma linha com espaçamento 1,5), grafados em caixa-alta ou versal (letra maiúscula).
Da mesma forma, os títulos das subseções (subtítulos) devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço 1,5, e situam-se a 3 cm da borda esquerda da página. Lembramos que os títulos das seções secundárias em diante também serão alinhados à esquerda, sem entrada de parágrafo. “Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.”
PAGINAÇÃO
Conforme a NBR 14724, todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas.
A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única sequência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas serão numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.
NOTAS DE RODAPÉ
As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples entrelinhas e por filete de 5 cm, delimitado a partir da margem esquerda da página; usar fonte tamanho 10. Segundo a NBR 10520, essas notas são indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.
Devemos utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas. As notas de rodapé podem caracterizar-se como Notas de referência ou Notas explicativas e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte tamanho 10.
A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não iniciamos a numeração a cada página. A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa.
Citações
Para os efeitos da NBR 10520, aplicamos as seguintes definições:
a) citação: menção de uma informação extraída de outra fonte;
b) citação de citação: citação direta ou indireta de um texto, sendo que não tivemos acesso ao original (apud);
c) citação direta: transcrição textual de parte da obra de um autor consultado;
d) citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.
As citações podem aparecer:
1) no texto;
2) em notas de rodapé.
Sugerimos apresentar as citações no texto.
Regras gerais de apresentação de citações: nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
Especificar no texto a(s) páginas(s), o(s) tomo(s), ou a(s) seção(ões) da fonte de consulta, nas citações diretas. Esse(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) páginas(s) é opcional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais