Buscar

relatório fisico quimica. Viscosidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Líquidos: determinação da viscosidade
PROFESSORA: Aparecida Barbosa Mageste.
ALUNOS: Bárbara Alice, Fabio Sousa
Introdução:
Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. O conhecimento e o controle da viscosidade constituem uma das principais preocupações das indústrias de óleos, vernizes e tintas, que para isso empregam diversos instrumentos de medida de grande precisão.
Pode-se relacionar a viscosidade com a fluidez, velocidade de deslizamento das amostras analisadas.
A viscosidade de um fluido pode ser determinada por vários métodos, entre eles o tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald).
O viscosímetro de Ostwald permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo de vazão de um líquido de viscosidade conhecida, geralmente água, e do líquido cuja viscosidade se deseja determinar.
Objetivos:
Determinar o coeficiente de viscosidade de vários líquidos pelo método de viscosímetro de Ostwald.
Comparar e discutir os fatores que afetam a viscosidade dos líquidos
Materiais, equipamentos e reagentes:
Viscosímetro de Ostwald;
Cronômetro;
Termômetro;
Tubo de borracha;
Seringa ou pera;
Pipeta de 10 mL;
Balões de 50 mL;
Acetona, hexano, ciclohexano, etanol, n-propanol;
Água destilada.
Procedimento experimental:
Colocou-se no viscosímetro limpo e seco, com uma pipeta e através do tubo de maior diâmetro uma quantidade de 10 mL de água, tal que, quando ocupou-se o volume delimitado pelas marcas (m) e (n) do bulbo B.
Adaptou-se ao braço de menor diâmetro do viscosímetro um pequeno tubo de borracha conectado a uma seringa e aspirou-se, lentamente, com auxilio da mesma, o líquido até a metade do bulbo C;
Desconectou-se a seringa do tubo de modo a permitir o escoamento livre do líquido;
Marcou-se o tempo gasto para o menisco passar pelas duas marcas de calibração e repetiu-se 3 vezes o mesmo procedimento.
Posteriormente, no mesmo viscosímetro limpo e seco, repetiu-se o procedimento usando o solvente orgânico, tendo cuidado de empregar volume igual o da água.
Apresentação e discussão dos resultados:
VALORES DOS TEMPOS DE ESCOAMENTO DA ÁGUA E DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS UTILIZADOS POR CADA GRUPO
LÍQUIDOS
FÓRMULA ESTRUTURAL
VISCOSIDADE (mPas)
ERRO%
EXPERIMETAL (ºC)
TABELADA (25º C)
HEXANO
C6H14
4,10
0326
32
CICLOHEXANO
C6H12
0,29
0,660
5
ÁGUA
H20
1,005
METANOL
CH3OH
0,61
0,597
2
ETANOL
C2H6O
0,004
1,200
30
BUTANOL
C4H10O
0,67
2,948
44
GRÁFICO:
CONCLUSÃO:
Ao término do relatório, podemos observar que o experimento realizado com o viscosímetro de Ostwald, a viscosidade é um parâmetro que pode variar em função, além da temperatura, da pressão e velocidade de escoamento, como pudemos observar ao realizar o experimento, cada fluido teve seu escoamento de acordo com as condições do ambiente, proporcionando um resultado prático da viscosidade absoluta.
Referências:
ANJOS, Paulo R.; COLODEL, Cristiane.; GONÇALVES, Kátia S.; JACUMASSO, Tiago.; Determinação da medida do coeficiente de viscosidade de um líquido. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2009. Disponível em <http://w.ebah.com.br/determinacao-do-coeficiente-de-viscosidade-de-umliquido-doc-a28901.html> Acesso em 1 de Junho de 2010.
ALMEIDA, Alexandre M.; BARAN, Franklin S.; MELO, Pamela T. H.; OLIVEIRA, Alisson R.; SILVA, Rodrigo C.; Viscosidade e Número de Reynolds. Faculdade de Telêmaco Borba – PR: 2009. Disponível em <http://w.ebah.com.br/viscosidade-e-numero-dereynolds-pdf-a16286.html> Acesso em 11de Junho de 2010
LIMA, Maelson M.; Viscosidade de Líquidos. Universidade Federal de Campina Grande. Abril de 2009. Disponível em < http://www.ebah.com.br/viscosidade-de-liquidos-doca13177.html> Acesso em 1 de Junho de 2010.
NETZ, Paulo A. Fundamentos de Físico-Química. 2 ed. Editora Artmed. Porto Alegre- RS. 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais