PESQUISA DE CAMPO FORUM (1)
21 pág.

PESQUISA DE CAMPO FORUM (1)


DisciplinaAdministração de Materiais544 materiais5.333 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Uma vez por ano, cada setor da Comarca realiza o inventário físico de seus bens, como forma de controle da organização. No momento da realização do inventário, se há algum objeto sem a plaqueta de identificação, é encaminhado detalhadamente suas características para o Departamento de Materiais e Patrimônios, que encaminha nova plaqueta para aquele bem.
Além do inventário físico anual, a Comarca de Camboriú possui três vigilantes, sendo que dois ficam em horário de expediente e um no período noturno. Além dos vigilantes, há dois Policiais Militares aposentados mas que continuam em serviço e um sistema de monitoramento através de câmaras de segurança. 
6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
 	
Através da pesquisa realizada pudemos compreender in loco conceitos aprendidos na disciplina, verificando a realidade do funcionamento da administração de materiais e patrimônio em uma organização pública. Essa área da administração pública muitas vezes não recebe a devida importância, causando assim impactos na gestão da organização.
A administração de materiais e patrimônio possibilita uma melhor aplicação dos recursos, tanto materiais quanto humanos, pois classificados e identificados corretamente otimizam o trabalho da organização. São os materiais e bens públicos que viabilizam a prestação dos serviços pela administração pública, devido a isso percebe-se sua importância e necessidade de adequação das organizações a essa realidade. 
A administração patrimonial realizada da forma adequada evita que materiais fiquem ociosos e que gastos desnecessários sejam realizados, possibilitando que a ação do Estado seja mais eficaz na oferta de seus serviços, ou seja, o controle do patrimônio faz com que bens inservíveis não sejam mantidos pela organização.
A organização pesquisada possui o Departamento de Materiais e Patrimônio responsável pelo controle maior da administração de materiais e patrimônio de todas as comarcas do estado. Apesar disso, todas as comarcas realizam seu próprio controle, através de sistema, o que possibilita que o departamento controle as mudanças significativas no consumo de determinados materiais. 
O Departamento de Materiais e Patrimônio realiza o controle e alerta as comarcas sobre mudanças no consumo de determinados materiais. Isso ocorre devido a média aritmética, utilizada pelo sistema para a realização do controle. Sabe-se que a organização utiliza produtos básicos, que são comuns a diversas organizações, entretanto, há alguns materiais que modificam o seu consumo conforme a sazonalidade, como é o caso dá água mineral.
A média aritmética utilizada pela organização para realizar seu controle não é adequada nos casos de materiais com consumo sazonal, não tendo a possibilidade de realizar uma previsão para o próximo mês, devido ao consumo ser diferente. Sendo assim, uma média ponderada, com pesos diferentes para os últimos meses possibilitaria um melhor controle e previsão de gastos para o próximo mês.
É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, gestores e burocratas públicos se conscientizem da importância que a boa administração de materiais e patrimônios tem para uma organização e quais suas implicações. Tais ações vão além dos materiais e patrimônios, formando um círculo de ações com demais atividades e necessidades da administração pública, o que faz necessário que todos repensem sobre a realização dessas ações nas diversas organizações.