Fundamentos de Gestão  Comportamento Empreendedor
6 pág.

Fundamentos de Gestão Comportamento Empreendedor


DisciplinaMarketing16.226 materiais97.670 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
1- A motivação é um processo que interfere nas escolhas dos indivíduos, com a persistência ou mesmo com o direcionamento da ação; ou ainda a motivação é o desejo de desempenhar dado esforço para alcançar determinados objetivos organizacionais, condicionados para a satisfação dos objetivos individuais. Uma das teorias da motivação mais conhecidas é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida em 1943 por Abraham Maslow, conhecida como \u201ca Pirâmide de Maslow\u201d.
Análise os itens abaixo, e identifique as necessidades percebidas por Maslow:
I - A motivação intrínseca são recompensas tangíveis ou materiais, como seguro de vida, promoção, salário e benefícios.
II \u2013 As necessidades fisiológicas, conhecida como teoria da sobrevivência, é o nível básico da hierarquia e envolve necessidades básicas como comida, sexo e sono.
III \u2013 As necessidades de estima são pertinentes ao fato de o indivíduo ser aceito, admirado e reconhecido socialmente.
IV \u2013A motivação extrínseca é marcada pelas recompensas psicológicas, como reconhecimento positivo, respeito e realização de um desafio.
Assinale a alternativa que apresenta as necessidades da Pirâmide de Maslow:
Nota: 20.0
	A	Alternativa I, apenas
	B	Alternativa I e II, apenas
	C	Alternativa II e III, apenas
Você acertou!
Necessidades Fisiológicas: também conhecida como a teoria da sobrevivência, pois é o nível básico da hierarquia e envolve necessidades básicas como: comida, sexo, sono. Pensem em todos os elementos que permitem a satisfação do indivíduo, como intuito de sobrevivência, natural ao ser humano desde o nascimento.
Necessidades de Estima: a satisfação das necessidades proporciona sentimento de autoconfiança, valor, poder capacidade e utilidade. A partir do momento que o indivíduo foi aceito socialmente, ele precisa ser admirado e reconhecido socialmente. No âmbito do trabalho, ele deve demonstrar suas competências profissionais e ascender na carreira, em troca de reconhecimento.
Conforme aula 3, tema 3, p. 15-16.
	D	Alternativa III, apenas
	E	Alternativa II e IV, apenas
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
2- O gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para incentivar o colaborador na realização do seu trabalho é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho.
Os conceitos apresentando, representam a ideia de qual pensador:
Nota: 20.0
	A	Frederick Taylor
	B	Henri Fayol
	C	Elton Mayo
	D	Chester Barnard
Você acertou!
Segundo Chester Barnard o gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para se incentivar o trabalhador, é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho. Conforme aula 3, tema 5, p. 23.
	E	Abram Maslow
3- - Fundamentos de Gestão
Liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Ou ainda a liderança é um processo-chave e o administrador deve ser um líder para seus subordinados, deve influenciá-lo para que a pessoa aja de uma maneira intencional.
Analise as alternativas abaixo, assinale como V (verdadeiro) e F (falso):
( ) um líder é alguém que consegue influenciar o grupo, passando um sentimento de segurança, diminuindo a incerteza, orientando e educando na busca de resultados.
( ) na liderança autocrática o chefe é mais presente, controlador e centralizador; exige obediência do grupo e decide como e quando as tarefas devem ser feitas.
( ) o chefe que tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula e encoraja a participação de todos é conhecido como um líder democrático.
( ) a liderança liberal (também conhecida como laisse-faire) atua mais como um agente de informação, através de estímulos e iniciativas ao grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	F, F, V, V
	B	V, V, F, F
	C	F, F, F, F
	D	F, V, F, V
	E	V, V, V, V
Você acertou!
Um líder consegue influenciar um grupo, passando um sentimento de segurança e diminuindo a incerteza, orientando e educando a equipe na busca de resultado. Independentemente se a liderança é nata ou adquirida, o que importa é a capacidade de influenciar pessoas.
Liderança Autocrática: neste modelo de liderança podemos observar um chefe mais presente, controlador e centralizador. Ele exige obediência do grupo, e decide como e quando as tarefas devem ser feitas. O ponto negativo deste modelo de gestão é que gera frustração nas equipes de trabalho. Esse modelo de liderança nos remete ao modelo gerencial de Taylor e Fayol.
Liderança Democrática: neste modelo de liderança a chefia tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula, encoraja a participação de todos. Naturalmente a equipe sente-se mais motivada, comprometida e apresenta maior qualidade no trabalho. Esse modelo de liderança nos remete à escola de Relações Humanas, de Elton Mayo.
Liderança Liberal (Laissez-Faire): neste modelo de liderança o chefe atua mais como um agente de informação, através de estímulos e de iniciativa ao grupo. Ele quase não exerce controle sobre a atividade desenvolvida, e a responsabilidade recai sobre os colaboradores. (Knapik, 2012, p. 87). 
Conforme aula 3, tema 4, p. 15-21
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto a seguir sobre as necessidades de transformações em um empresa.
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém­ adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-­se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando­-a como uma organização adaptativa.
Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I. ­ seja voltada para o cliente;
II. ­ valorize a inovação e a criatividade;
III. ­ mantenha as crenças existentes;
IV. ­ promova o aprender a aprender;
V. ­ se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	I, II e III, apenas.
	B	I, II e IV, apenas.
	C	III, IV e V, apenas.
	D	I, II, III e V, apenas.
	E	I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando torná­la mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendo­o mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais