Psicologia das organizações aula 1 à 5
27 pág.

Psicologia das organizações aula 1 à 5


DisciplinaPsicologia58.112 materiais426.816 seguidores
Pré-visualização8 páginas
baixos salários que não auxiliam na melhoria do visual do colaborador e inexistência de contato entre a chefia imediata e o colaborador, de forma a viabilizar solicitações de aumento de salário.
	
	falta de intimidade nas relações entre chefe e subordinados e o desinteresse da chefia em fornecer todos os benefícios que os colaboradores esperam da empresa.
	
	descaso do colaborador pelo cargo e função que ocupa por julgar que não tem projeção na cúpula da empresa, gerando uma sensação de pouca importância para a consecução dos objetivos.
	 
	inadequação do salário, ambiente desagradável, falta de autonomia, má distribuição de responsabilidade, gerenciamento inadequado e falta de prospecção na carreira.
	
	falta de elogios e premiações que elevem o status do colaborador, diante de seus colegas de trabalho, falta de sociabilidade do próprio colaborador nas suas interações.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502448871)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 31)       Saiba  (3)
	
	Na maioria dos casos as ocupações mostram a necessidade de uma combinação de inteligências. No caso do professor, quais são as combinações necessárias?
		
	
	Mecânica e Intrapessoal
	
	Corporal e interpessoal
	
	Verbal e numérica
	 
	Interpessoal e verbal
	
	Intrapessoal e interpessoal
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201502781519)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 31)       Saiba  (3)
	
	Em 1983, Gardner lançou o conceito de Inteligências Múltiplas, chamando atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Sendo assim, um profissional que apresenta a capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais, podemos dizer que ele possui:
		
	
	Inteligência Corporal.
	
	Inteligência Mecânica.
	
	Inteligência Verbal.
	
	Inteligência Interpessoal.
	 
	Inteligência Espacial.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502826490)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 31)       Saiba  (1 de 3)
	
	Segundo Mayer & Salovey, (1997, p. 15), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Neste caso, podemos dizer que: Assinale a Única alternativa correta que atenda ao que se pede:
		
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional não possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e muito menos em casa, que dirá nos relacionamentos com os amigos, familiares; pois não é uma ferramenta.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente no trabalho, já que é considerada como um instrumento específico motivacional na Organização
	 
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento, não só no trabalho, mas também em casa, nos relacionamentos com os amigos, familiares. Uma ferramenta que permite as pessoas terem uma vida mais saudável.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional só possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e não nos relacionamentos com os amigos, familiares. É uma ferramenta que só permite aos profissionais terem uma vida mais sucesso.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente na vida pessoal e não pode ser considerada como um instrumento específico e motivacional na Organização
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502849994)
	 Fórum de Dúvidas (31)       Saiba  (1 de 3)
	
	Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	 
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502929997)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 31)       Saiba  (2 de 3)
	
	O mundo corporativo é estimulante, pois sempre provoca a saída da zona de conforto. No entanto, essa característica quando em excesso pode desencadear um stress. Quando um funcionário demonstra cansaço extremo ou grande fadiga corporal, podemos identificar esse stress como estando na fase de:
		
	 
	Exaustão
	
	Paralização
	
	Somatização
	
	Resistência
	 
	Alarme
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502781506)
	 Fórum de Dúvidas (13 de 31)       Saiba  (3)
	
	A definição a seguir refere-se a maneira de ser dos indivíduos que se faz conhecer através de sua conduta mais habitualmente manifesta. Recebe influência de ordem genética e ambiental e é uma estrutura sempre passível de modificação. Em termos de conduta manifestamos ou não as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. A que termo se refere essa definição?
		
	
	Cultura.
	 
	Personalidade.
	
	Formação.
	
	Condicionamento
	
	Gênero.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502257367)
	 Fórum de Dúvidas (13 de 31)       Saiba  (3)
	
	As emoções são consideradas responsáveis pelos sentimentos humanos, por isso trata-se de um aspecto subjetivo da personalidade de cada indivíduo. É considerada uma emoção:
		
	
	c) Liderança
	 
	d) Percepção
	
	e) Aprendizagem
	 
	b) Alegria
	
	a) Conhecimento
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502834340)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 31)       Saiba  (3)
	
	Na maioria dos casos as profissões mostram a necessidade de uma combinação de inteligências. No caso do professor, quais são as combinações necessárias?
		
	
	Lógico-matemática e espacial
	 
	Interpessoal e verbal
	
	Corporal e verbal
	
	Interpessoal e corporal
	
	Verbal e numérica
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502790867)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 31)       Saiba  (3)
	
	Assinale a única alternativa corrreta sobre o conceito de inteligência. Podemos afirmar que:
		
	 
	A Inteligência é a capacidade intelectual de obter conhecimentos;
	
	A Inteligência domina as Emoções em quaisquer circunstâncias.
	
	A Inteligência