gabarito av 2017
35 pág.

gabarito av 2017


DisciplinaLógica I9.435 materiais139.528 seguidores
Pré-visualização9 páginas
conteúdos que tenham significação humana e social, visando à inserção do aluno no contexto social. ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 75. (INEP, 2011)
Em relação ao avanço tecnológico citado acima e às possibilidades que a arte pode propiciar ao espectador, por meio de uma visão que aborde os estudos culturais, analise as seguintes afirmações:
I. As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade.
II. Com a utilização dos avanços tecnológicos, o artista tem a possibilidade de chamar o espectador a participar e interagir com a sua obra.
III. O ensino da arte deve levar em conta as novas tecnologias, a fim de possibilitar um diálogo dos indivíduos com o seu tempo.
IV. As novas tecnologias, como a fotografia, o cinema e o vídeo, propiciam ao artista imaginar e criar com o uso de equipamentos eletrônicos.
Considerando as afirmações apresentadas, é correto o que se afirma...
nas proposições I, III e IV, apenas.
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif" \* MERGEFORMATINET 
nas proposições I, II e III, apenas.
nas proposições I, II e IV, apenas.
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
nas proposições II, III e IV, apenas.
nas proposições I, II, III e IV.
\ufffd
 \ufffd\ufffd9a Questão (Ref.: 201602126212)
Pontos: 0,5  / 0,5 
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, sob vários aspectos o teatro, no Ensino Fundamental, proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança. No plano individual, há o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas; no plano coletivo, o teatro oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de autonomia. Assinale a alternativa CORRETA quanto às estratégias no ensino de teatro, nessa perspectiva. 
Experimentação e desenvolvimento de temas livres, por meio da improvisação em atividades individuais. 
Curso de cenografia.
Experimentação na improvisação, sem regras estabelecidas previamente. 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
Leitura e reprodução de textos dramáticos a partir da direção do professor. 
\ufffd
 \ufffd\ufffd10a Questão (Ref.: 201602999180)
Pontos: 0,5  / 0,5 
OS PCN de Artes defendem, dentre outros conteúdos, que o professor deve desenvolver, com seus alunos, saberes relacionados à cultura artística, contemplando o conhecimento de obras e seus autores. Conhecendo algumas destas importantes manifestações nos cenários nacional e mundial, pode-se dizer que ______________________ é uma representante da dança no cenário brasileiro.
Nelson Rodrigues
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Ana Botafogo
Luiz Gonzaga
Oswald de Andrade
Michelangelo Buonnarrote
	
	
Período de não visualização da prova: desde 16/11/2017 até 28/11/2017.
Parte inferior do formulário
 Parte superior do formulário
	
	
 
\ufffdFechar\ufffd
Avaliação: CEL0354_AV_201602081981 » CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 201602081981 - DAZIELI DE SOUZA PEREIRA 
Professor:
HOSANA DO NASCIMENTO
ANGELA MARIA THEREZA LOPES
Turma: 9005/AA
Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 21:50:24 
\ufffd
 \ufffd\ufffd1a Questão (Ref.: 201602179785)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Em nossa formação acadêmica, a literatura infanto-juvenil ora tem a sua importância resguardada ora não preservada. O certo é que: todos nós, em algum momento de nossas experiências com as aulas de Língua Portuguesa tivemos contato com autores brasileiros e suas produções (LAJOLO, Marisa. Histórias sobre ética. Para gostar de Ler. v. 27. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 1999). 
 Enumere dois aspectos que são importantes para que o aluno possa compreender a obra e aprenda a apreciar algum autor de nossa literatura. 
Resposta: É importante que o aluno conheça a biografia do autor do texto ,assim como seu contexto de vida e produção obra de arte e tente relacional as com os conteúdos expostos no material literário . Na mesma intensidade , é importante que os alunos tenham possam interpretar a obra a partir dos seus presumidos e das produções de significado foram construídas no ato da literatura.
Gabarito: 
É importante que o aluno conheça a biografia do autor do texto, assim como o seu contexto de vida e produção da obra e tente relacioná-las com os conteúdos expostos no material literário. Na mesma intensidade, é importante que os alunos tenham possam interpretar a obra a partir dos seus presumidos e das produções de significado que foram construídas no ato da leitura. 
\ufffd
 \ufffd\ufffd2a Questão (Ref.: 201603104478)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Leia e responda:
 A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato da leitura propriamente dita, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim, o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal, quando se informa sobre o que tem publicado [...] Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas, para algumas pessoas, no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, para outros, é sobretudo na escola que esse gosto pode ser incentivado.
Fonte: Pró-Letramento (BRASIL, 2007, p.40).
De acordo com os estudos dessa disciplina, como a literatura pode colaborar no desenvolvimento dos direitos ou habilidades de leitura?
Resposta: De compreender o significado das inúmeras vozes que se manifestam no debate social e de pronunciar se com sua própria voz ,tomando consciência de todos seus direitos e sabendo lutar por eles.
Gabarito: 
A literatura apresenta ao leitor interessantes possibilidades de participação, quando mediada pelo professor, em situações que explorem com adequação os recursos da linguagem da ficção e da poesia, assim como dá pistas para que os leitores possam desenvolver a capacidade de levantar hipóteses,  de compreensão e interpretação do texto.
 
\ufffd
 \ufffd\ufffd3a Questão (Ref.: 201602702727)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Assinale a alternativa que demonstra os fatores responsáveis pela de inadequação do aprendizado de leitura e da produção escrita:
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
O professor desconhece a relevância do conhecimento que garante ao aluno os saberes linguísticos necessários para a sua participação social e cultural efetiva. 
O professor entende que o ensino de língua deve voltar-se para modelos prontos com aplicação de regras gramaticais.
O professor entende que o ensino da gramática em sala de aula precisa ser descontextualizado do ambiente social.
Dificuldade de aprendizagem da leitura devido à falta de maturidade escolar.
O domínio, por parte do professor, de técnicas e teorias de ensino de língua, além dos conteúdos a serem trabalhados.
\ufffd
 \ufffd\ufffd4a Questão (Ref.: 201602335583)
Pontos: 0,0  / 1,0 
O homem tem necessidade expressar suas ideias e de se fazer entender e transmitir ideias. Essa característica fez com que ele se distanciasse dos outros animais por ser capaz de se comunicar, de expressar sensações, emoções, sentimentos e ideias de modo organizado