Buscar

RESENHA CRITICA - Gestão Patrimonial como suporte ao desenvolvimento do estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí
Curso de: Administração Pública
Disciplina de: Administração de Materiais e Patrimônio na Administração Pública Municipal.
Professora: Vanessa Simon
Nome: Fernanda Eliz Zim Lentz
RESENHA CRÍTICA
	A gestão patrimonial dentro da Administração Pública ainda não possui o reconhecimento necessário. Muitos não sabem da existência desse setor e muito menos conseguem enxergar seu verdadeiro valor e as infinidades de melhorias que uma boa e planejada gestão pode trazer. O artigo faz diversos apontamentos que evidenciam a importância da gestão voltada ao patrimônio público. 
	No Brasil, a gestão pública visa atender a todos os princípios, direitos e garantias fundamentais que estão presentes na Constituição Federal. Já a função básica do patrimônio público seria servir à Administração Pública e suas funções, e vai muito além do que apenas identificar, localizar e controlar a movimentação de bens, as práticas devem ser voltadas para manter o patrimônio público em harmonia com as políticas públicas realizadas por seus Órgãos/Entidades e pelo Estado. Esta é a função do patrimônio público, suporte para efetivação das mais diversas políticas públicas.
	Para uma consolidação da gestão, tem que se entender que o patrimônio pode se utilizar de diversas áreas de conhecimento: o direito, contabilidade, logística. E para a gestão patrimonial não só a administração é preciso, mas também conhecimentos em economia, urbanismo, engenharia, arquitetura entre outros diversos campos, porque afinal as políticas públicas precisam ser voltadas para as áreas mais essenciais da vida de um cidadão, como saúde, educação, mobilidade, segurança, e estas envolvem os mais heterogêneos profissionais.
	A partir da leitura deste e de outros artigos pode-se constatar o quanto é importante a gestão de patrimônios no setor público. Este setor não visa o lucro como na administração empresarial, porém tem o dever de servir o cidadão e ao cidadão. Ampliando o setor de administração de patrimônio e efetivando ações tanto as mais básicas de classificação até as mais complexas de distribuição do item certo para o Órgão/Entidade certo e dessa maneira sendo aplicado nas políticas públicas desenvolvidas. Dentro de um município, falando de maneira “pequena” que pode ser ampliada até ao Estado, deve haver um plano de gestão de patrimônio integrado entre as secretarias, prefeitura, escolas, postos de saúde, hospitais, assim há um melhor uso e direcionamento dos bens que pertencem ao município, podendo haver grande aproveitamento e principalmente diminuição de gastos públicos. 
	 Em Blumenau há o CIAD (Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição), que é algo que todos os municípios deveriam estudar para implementar. O CIAD atende as secretarias de educação, administração, saúde e de desenvolvimento social e tem uma gestão voltada para resultados e sem desperdícios, o qual conseguem economizar quase 1 milhão de reais ao ano. E este é só um pequeno exemplo do que se pode fazer para ampliar a qualidade da gestão do patrimônio público. 
	Como futuros administradores públicos não podemos deixar esse setor de lado, devemos estudar cada vez mais maneiras de otimizá-lo e assim servir ao cidadão.

Outros materiais