AV das matérias do semestre (terceiro)
29 pág.

AV das matérias do semestre (terceiro)


DisciplinaLegislação Trabalhista e Previdenciária4.623 materiais21.707 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST1070_AV_» GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201506268179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A alternativa cujas funções NÃO se caracterizam como da área de Recursos Humanos é:
		
	
	Saúde e segurança ocupacional dos funcionários.
	 
	Planejamento e controle de processos.
	
	Desenvolvimento de Carreira, Cargos e Salários dos colaboradores.
	
	Atração e seleção de pessoal.
	
	Avaliação de desempenho dos colaboradores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506268194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem várias técnicas aplicadas pela ARH na Gestão de pessoas de uma organização. Algumas são utilizadas no ambiente interno , outras no ambiente externo. Das opções abaixo, assinale a única que se refere ao ambiente INTERNO:
		
	
	Recrutamento e seleção
	
	relação com os sindicatos
	 
	Treinamento e desenvolvimento
	
	Pesquisa de salários e benefícios
	
	Legislação trabalhista
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506267829)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos da importância da organizações para indivíduos e sociedade. Assinale qual alternativa apresenta as funções que demonstram tal importância, conforme apresentado em aula:
		
	
	Servem à sociedade, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	
	Preservam o conhecimento, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	 
	Servem à sociedade; Realizam objetivos; Proporcionam carreiras e Preservam o conhecimento.
	
	Servem ao Estado; Realizam objetivos individuais e Proporcionam carreiras.
	
	Preservam o conhecimento, Fomentam a economia e Realizam objetivos individuais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506268689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo rotatividade ou ¿turnover¿ de recursos humanos é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. Para Chiavenato (2009) ela é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões e os desligamentos com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de certo período de tempo. O principal meio utilizado para diagnosticar e determinar as causas da rotatividade de pessoal costuma ser:
		
	
	as fichas de avaliação e desempenho;
	 
	as entrevistas de desligamento;
	
	os papéis de trabalho do controle interno.
	
	os planos de carreira;
	
	os pareceres de auditoria;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506267451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em:
		
	 
	Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele.
	
	Definir e implantar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	Permitir às pessoas que trabalham na empresa conhecer os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade adotadas.
	
	Assegurar o melhor aproveitamento das pessoas, pois contém etapas de avaliação de potencial e desempenho, essenciais para direcionar as ações de desenvolvimento que possibilitarão o crescimento na carreira.
	
	Estimular o relacionamento interpessoal por meio de eventos de confraternização, nos quais todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506268675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As funções de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações adquire um papel de preparação de indivíduos para o exercício satisfatório de suas atividades, especificamente no cargo que ocupam. É correto afirmar que o treinamento e o desenvolvimento são
		
	 
	considerados como processo de aprendizagem. O desenvolvimento é voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude e o treinamento é voltado ao condicionamento da pessoa para a execução de tarefas.
	
	voltados para a execução de tarefas e são considerados como processo de aprendizagem.
	
	considerados como processo de aprendizagem. Direcionam-se, também, para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
	
	considerados como processo de aprendizagem. O treinamento é voltado, também, ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude e o desenvolvimento é voltado ao condicionamento da pessoa para a execução de tarefas
	
	voltados para a execução de tarefas. Direcionam-se, também, para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506268452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à pluralidade sindical escolha a opção correta. I - Propõe a união dos trabalhadores de uma mesma categoria de uma determinada base territorial em um único sindicato visando o fortalecimento de suas lutas. II - É a existência de vários sindicatos, em um município, representando uma determinada categoria. III - É uma determinada base territorial (município) só pode haver um sindicato representativo de cada categoria.
		
	
	Somente I e II estão corretas
	 
	Somente II está correta
	
	Todas estão corretas
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Somente I e III estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506267806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cargos e Salários é uma especialização da área de RH, que, por sua vez, é parte da administração geral; ou seja, é um subsistema de RH, gerador de um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas de cargos e salários equitativas e justas na organização. Assina a ÚNICA opção VERDADEIRA:
		
	
	A carreira do trabalhador deve começar desde a sua infância, prosseguir toda vez que muda de empresa e seguir até sua aposentadoria.
	
	O PCS tem como objetivo principal permite que o trabalhador faça uma retrospectiva de sua carreira, enxergando assim a trajetória que tem feito ao longo de sua carreira.
	 
	O PCS (Plano de Cargos e Salários), é muito mais que dar conta de estruturar a análise e definição dos cargos; deve representar uma oportunidade de se discutir toda a política de pessoal da organização.
	
	Salário é o conjunto de retribuições recebidas pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho.
	
	Remuneração é o pagamento a que tem direito o empregado, em razão do contrato de trabalho, pelo trabalho prestado, por estar à disposição do empregador e pelas interrupções remuneradas do trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506268414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ATO INSEGURO Ééo comportamento do trabalhador contrário às normas de segurança, que coloca em risco a sua saúde ou a sua integridade física, ou as de terceiros. O próprio funcionário é quem causa o acidente de trabalho. Podemos considerar um Ato inseguro:
		
	 
	desrespeito às normas de segurança.
	
	máquinas mal protegidas e mal mantidas.
	
	horário excessivo de trabalho.
	
	ferramentas defeituosas.
	
	instalações inadequadas (construção improvisada, ventilação e iluminação inadequada, falta de limpeza, sanitários deficientes).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506267489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando a Empresa decide dar um benefício por mera liberalidade, entende-se que foi uma