Simulados Biofísica
33 pág.

Simulados Biofísica


DisciplinaBiofísica9.799 materiais218.228 seguidores
Pré-visualização8 páginas
da imagem depois da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	 
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem sobre a retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes convergentes para correção visual
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O sistema nervoso só percebe a faixa de frequência:
		
	
	
	
	
	dos raios-X
	
	 
	da luz visível.
	
	
	das micoondas
	
	
	do ultravioleta
	
	
	dos infravermelhos
	
	
	
		3.
		O líquido transparente constituído predominantemente por água (98%) e sais minerais (2%) localizado entre a córnea e o cristalino cuja função é controlar a pressão intra-ocular, é conhecido como :
		
	
	
	
	 
	humor aquoso
	
	
	íris
	
	
	córnea
	
	
	pálpebra
	
	
	retina
	
	
	
		4.
		Os movimentos oculares horizontais de vaivém do nistagmo rotacional são evocados pela estimulação dos canais semicirculares. Mesmo depois da cabeça ter parado de rodar, o liquido endolinfático continua a estimular artificialmente as cristas ampulares em função da enorme inércia. As aferências vestibulares chegam nos núcleos óculo-motores ¿tentando¿ compensar a suposta rotação da cabeça e causa o movimento lento. Nesta situação, qual seria o reflexo voluntário compensatório?
		
	
	
	
	 
	Optocinético
	
	
	Vestibular
	
	
	Vestibuloespinhal
	
	
	Vestibulocervical
	
	
	Cervicocervical
	
	
	
		5.
		Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:
		
	
	
	
	
	Hipermetropia
	
	 
	Presbiopia
	
	 
	Astigmatismo
	
	
	Emetropia
	
	
	Miopia
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Um dos distúrbios mais comuns na população e o uso de óculos devido ao avanço da idade, com problemas de visão de perto e visão de longe. Este problema na visão acontece devido:
		
	
	
	
	
	ao aumento da pressão arterial que modifica a pressão do humor aquoso.
	
	
	ao astigmatismo que é o desgaste da visão por causa da idade.
	
	
	ao cristalino que fica opaco e da origem as cataratas, isso pode ser resolvido com o uso de óculos de grau.
	
	
	ao envelhecimento da retina que tem dificuldades de captar a imagem.
	
	 
	ao cristalino que perde a capacidade de focar na retina pelo envelhecimento dos músculos da visão.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células (Y). A letra Y pode ser substituída por:
		
	
	
	
	
	do cristalino.
	
	
	da fóvea.
	
	
	da íris.
	
	 
	da retina.
	
	
	da córnea.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O início do caminho da onda luminosa acontece quando esta atravessa a ___________, que é uma camada transparente no globo ocular que não possui a presença de vasos sanguíneos.
		
	
	
	
	 
	Cristalino
	
	
	íris
	
	 
	Cornea
	
	
	Humor vítreo
	
	
	Humor aquoso
	 Gabarito Comentado
	
	Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de velocidade.
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com alta freqüência e som agudo, o que vibra com uma baixa freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura.
	
	 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura.
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de aceleração.
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Quando a direção em que se deu a perturbação coincide com a direção de propagação da onda a classificamos como:
		
	
	
	
	 
	Transversais
	
	
	Mecânicas
	
	
	Bidimensionais
	
	
	Obliquas
	
	 
	Longitudinais
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Num exame de Biofísica, o professor coloca um despertador programado para tocar às 11h 50 min, dentro de um recipiente no qual se faz vácuo. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	
	
	
	O despertador só tocará na hora em que for retirado do recipiente.
	
	
	O despertador vai tocar alguns minutos antes do horário programado, por causa da existência do vácuo no recipiente.
	
	
	O despertador toca com atraso de alguns minutos, por causa da existência do vácuo dentro do recipiente em que se encontra.
	
	 
	O despertador não emite som, por causa da existência do vácuo no recipiente.
	
	 
	O despertador toca na hora certa, mas os alunos não escutam nada.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		É aquela que se propaga em meios materiais ou não, como o vácuo (não material) ou a água (material). Exemplo: Luz Solar. A sentença refere-se a um tipo de onda classificada como:
		
	
	
	
	
	transversal
	
	
	longitudinal
	
	
	tridimensional
	
	 
	eletromagnética
	
	
	mecânica
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Um onda mecânica é uma perturbação ou distúrbio que se propaga em um meio material. Uma onda sonora é um tipo de onda mecânica que pode se propagar nos seguintes meios, excetuando-se:
		
	
	
	
	
	Água
	
	 
	Vácuo
	
	
	Metal
	
	
	Madeira
	
	
	Ar
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Quais são as frequências sonoras ouvidas pelo Homem?