TODOS SIMULADOS BROMATO
45 pág.

TODOS SIMULADOS BROMATO


DisciplinaBromatologia5.321 materiais47.246 seguidores
Pré-visualização12 páginas
de maior valor e qualidade nutricional;
	 
	Por subtração e adição de constituintes, simultaneamente;
	
	Por substituição de alimento original, por outro elaborado artificialmente;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503342304)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:
I - Os produtos light apresentam redução mínima de 25% e máxima de 90% em um determinado nutriente ou caloria.
II - Os produtos light são indicados para dietas de redução de peso, pois sempre apresentam redução de um nutriente que fornece energia.
III - Um produto light ou diet de marcas diferentes sempre tem o mesmo percentual de redução do nutriente em questão para o produto.
IV - A redução de carboidrato, proteína e lipídios dos produtos diet é sempre de 100%.
V - Um alimento pode ser considerado diet e light ao mesmo tempo.
		
	
	Afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Afirmativa V está correta.
	 
	Afirmativas IV e V estão corretas.
	 
	Nenhuma afirmativa está correta
	
	Afirmativas I e II estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503010554)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na inspeção e no controle de qualidade de alimentos, vários parâmetros devem ser considerados e avaliados, dentre os quais, a amostragem e a rotulagem. Assim sendo, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	Fazem parte das informações obrigatórias da rotulagem de alimentos embalados a denominação do produto, a lista de ingredientes, o conteúdo líquido, o prazo de validade e a identificação do lote.
	
	Alimentos light são aqueles que apresentam redução de 25% de um ingrediente em relação ao produto convencional, podendo ser reduzido não somente no teor de gordura, mas também em outros ingredientes, como sódio, carboidratos e outros.
	 
	O peso líquido de um alimento enlatado é igual ao peso drenado.
	
	Leis, decretos, RDCs, resoluções, portarias e normas são instrumentos fundamentais para o exercício da vigilância e controle de qualidade de alimentos.
	
	Na rotulagem de alimentos, a tartrazina é o único corante que, na lista de ingredientes, deve ser declarado por extenso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503386710)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A água livre está fracamente ligada ao substrato, funciona como solvente, permitindo o crescimento dos microrganismos.
II. A água combinada está fortemente ligada ao substrato, é mais difícil de ser eliminada, não é utilizada como solventes por isso não é responsável pelo desenvolvimento de microrganismos.
III. Atividade de água alta/acima de 0,9: pode haver a formação de soluções diluídas com componentes do alimento que servirão de substrato para os microrganismos crescer.
IV. A atividade de água refere-se à relação entre a pressão de vapor da água em equilíbrio sobre o alimento, e a pressão de vapor da água pura, à mesma temperatura.
		
	
	Apenas III e IV estão corretas;
	
	III está incorreta.
	 
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	Nenhuma alternativa está correta;
	 
	Apenas I e II estão corretas;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201503272970)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise de alimentos, em particular a composição centesimal, é muito importante, pois serve para conhecimento de novos alimentos, análise de controle e também pode contribuir com a Vigilância Sanitária na detecção de fraudes. A partir dessa afirmação, é correto afirmar:
		
	
	A composição centesimal refere-se apenas aos teores de proteína, umidade, glicídios e cinzas.
	 
	A determinação de resíduo mineral fixo (cinzas) é realizada em chapa de aquecimento, para carbonização da matéria orgânica, seguida de incineração em forno mufla, em temperatura de 550oC por até 6h.
	
	O solvente utilizado na extração de lipídeos deve apresentar característica polar.
	
	A determinação da umidade é realizada em estufa com temperaturas inferiores a 100oC por 3 a 4h, até peso constante.
	 
	A determinação de proteína é feita pelo método de Fehling.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503278100)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os alimentos possuem grande variação em sua composição. Os alimentos de origem vegetal, por exemplo, possuem composição mais variada do que os de origem animal. Frutas e vegetais da mesma espécie podem passar por alterações em seus componentes devido às condições climáticas, dentre outros fatores. Dessa forma, as amostragens efetuadas durante as análises de alimentos devem seguir procedimentos especiais. Marque a opção CORRETA:
		
	
	Não é recomendada a extração prévia dos componentes para não prejudicar os efeitos sinergísticos com o alimento.
	 
	Deve-se ter o cuidado na preservação da amostra, submetendo-as a um armazenamento em condições de temperatura adequadas, protegidas contra luz, ataque oxidativo e ação de microrganismos. Atenção especial deve ser dada quando da análise de enzimas.
	
	Recomenda-se a amostragem de 2% do lote total para análise.
	
	Todas as respostas estão incorretas.
	
	Em amostras sólidas com constituintes de texturas diversas, recomenda-se efetuar a análise em cada pedaço, separadamente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502851927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antes de iniciar a análise da composição centesimal dos alimentos, devemos preparar adequadamente as amostras, a fim de garantir a qualidade dos resultados. Geralmente, a amostra bruta é grande demais para ser armazenada em laboratório, com superfície de contato reduzida, o que dificulta a realização das análises. Alimentos semiviscosos e pastosos como pudins, molhos, produtos enlatados, compotas de frutas, devem ser:
		
	
	reduzidas e raladas;
	
	não precisam ser reduzidas e uma pequena parte submete-se ao liquidificador;
	
	apenas agitadas com um líquido.
	 
	reduzidas em liquidificador;
	
	podem ser reduzidas manualmente;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503050179)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em análise de alimentos, os objetivos se resumem em determinar um componente específico do alimento, ou vários componentes, como no caso da determinação da composição centesimal. Para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados alguns fatores devem ser levados em consideração, como a especificidade, exatidão, precisão e sensibilidade. Sobre esses fatores marque a alternativa correta.
		
	
	Precisão: é a menor quantidade do componente que se consegue medir sem erro.
	
	Especificidade não está relacionada com a propriedade do método analítico em medir o composto de interesse independente da presença de substâncias interferentes.
	
	Sensibilidade é a maior quantidade do componente que se consegue medir sem erro
	 
	Especificidade: determinada pela variação entre vários resultados obtidos na medida de um determinado componente de uma mesma amostra, isto é, é o desvio padrão entre as várias medidas e a média.
	 
	Exatidão: mede quanto próximo o resultado de um dado método analítico se encontra do resultado real previamente definido.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503383147)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Usando os seus conhecimentos sobre os ácidos graxos trans, analise as afirmativas a seguir e ssinale a alternativa correta.
I - Os ácidos graxos trans são sintetizados durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais na produção de margarinas.
II - A gordura trans provoca elevação da colesterolemia e aumento do LDL-Colesterol.
III - A gordura trans reduz a concentração plasmática do HDL.
IV - Quanto mais mole for a consistência da margarina, maior será o teor de ácidos graxos trans.
		
	
	I, II e IV estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	Somente II e III estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	 
	Todas