Buscar

CASO CONCRETO 4 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 4 – PAD
Questão 
Personalidade são o conjunto de qualidades, comportamentos, atitudes e características, boas ou ruins, que definem a individualidade de um ser. Por conseguinte, a personalidade está em constante transformação, aperfeiçoamento e adaptação ao longo do desenvolvimento de acordo com as situações vividas. 
As características mais evidentes de acordo com o caso acima é a mudança de comportamento de Lucia após o estupro e o sentimento de culpa reforçado pelo discurso machista do padrasto seguido pelo da advogada de defesa dos acusados. Antes do ocorrido, Luciana uma jovem que, aparentemente, encontra-se dentro do padrão de normalidade, mas, depois da violência sexual, se tornou uma moça fechada, com medo, com vergonha, solitária e apresentando sintomas depressivos que a impedem de seguir com sua vida. 
A personalidade dos autores da violência sexual apresenta altos traços de perversidade e demonstram sentir prazer ao causar sofrimento em outra pessoa. O comportamento do padrasto, estruturado na conduta machista, é evidente e a recriminação, que apesar de todo o sofrimento causado a sua enteada, é executada. Enquanto a mãe, ao assistir toda a fala machista e ofensiva do marido, é conivente e demonstra total submissão a ele. 
É evidente na personagem Lucia, a abordagem dos traços da personalidade que tem como objetivo estudar a socialização e abertura para experiências que evidentemente é nula. Assim como o superego que representa o que é certo e errado em uma sociedade, tornando-se evidente na vergonha sentida pela personagem mediante a violência sexual. 
Para o psicólogo, estudar e avaliar a personalidade de Lucia seria necessário uma avaliação psicológica que é feita através de uma entrevista e alguns testes que servem para fundamentar o laudo psicológico. Ela iria acessar o inconscientes em terapia para curar o sintoma apresentado, principalmente o relacionado ao sentimento de culpa. 
Questão 
R- Letra E
Questão 
R- Letra D

Outros materiais