didatica4
5 pág.

didatica4


DisciplinaDidática24.985 materiais516.914 seguidores
Pré-visualização2 páginas
é a capacidade de tomar decisões em dois campos: moral e intelectual. No campo moral, refere-se a decidir entre o que é certo e errado. No campo intelectual, é decidir o que é verdadeiro e o que não é verdadeiro, levando em consideração fatos relevantes, independentemente de recompensa e punição. Autônomo é aquele que é capaz de dar a si próprio as normas, as leis e as regras da sua ação, ou seja, é aquele que, ao agir e pensar, não obedece às prescrições vindas do exterior e que se abatem sobre ele, numa relação de comando e obediência. O autônomo é aquele que é livre. E ele é livre porque estabelece as regras, as normas da sua conduta, isto é, do seu pensamento e da sua ação de maneira responsável. O professor, quando toma todas as decisões e faz todas as regras, utilizando recompensa e punição para impor essas regras, reforça a heteronomia em seus alunos. Assim , a III é incorreta
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Piaget  fez uma grande distinção entre punição e sanção por reciprocidade. Segundo ele, é possível trocar as punições pelo que chamou de sanções por reciprocidade,como por exemplo, a criança que estraga um trabalho de um colega pode ser convidada a ajudar a consertá-lo. Sobre sanções por reciprocidade podemos afirmar:
I- são aquelas que as consequências estão diretamente relacionadas com o ato infracional.
II- há uma reflexão com a criança das suas ações e o encorajamento  às possíveis soluções.
III- há  uma relação de afeto e respeito mútuo entre a criança e o adulto.
Estão corretas: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente II
	Resposta Correta:
	a. 
 I, II e III
	Feedback da resposta:
	Conforme consta na Unidade 4, na sanções por reciprocidade a consequência está diretamente relacionada ao ato infracional; deve haver uma reflexão com a criança das suas ações e o encorajamento  às possíveis soluções e, para tal, é primordial a relação de afeto e respeito mútuo entre a criança e o adulto. Portanto, todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Como estratégias para a prevenção da indisciplina podemos apontar como prática do professor: 
I- ser rigoroso no cumprimento das regras  exercendo seu autoritarismo considerando suas impressões  sobre cada estudante.
II- planejar bem as aulas, respeitando os conhecimentos prévios dos estudantes  e suas necessidades, buscando uma aprendizagem significativa.
III- estabelecer regras e combinados no início do ano, contando com a participação de todos os estudantes.
Estão corretas as afirmativas: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
II e III
	Resposta Correta:
	d. 
II e III
	Feedback da resposta:
	Conforme consta na Unidade 4 como prevenção da indisciplina o professor deve planejar bem as aulas, respeitando os conhecimentos prévios dos estudantes e suas necessidades, buscando uma aprendizagem significativa; estabelecer regras e combinados no início do ano, contando com a participação de todos os estudantes  e ser coerente, imparcial e rigoroso no cumprimento das regras, exercendo autoridade sem autoritarismo. Assim, a alternativa I está incorreta pois afirma que o professor deve exercer seu autoritarismo considerando suas impressões do estudante e não a imparcialidade. 
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para Piaget, autonomia é a capacidade de tomar decisões em dois campos: moral e intelectual. Na escola, como o professor pode incentivar a autonomia nas crianças?
I- Usar  recompensas e punições para valorizar os melhores alunos.
II- Encorajá-las a refletir e argumentar,
III- Incentivar os jogos em grupo e a decisão coletiva sobre as regras do jogo. 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III
	Resposta Correta:
	e. 
II e III
	Feedback da resposta:
	Conforme consta na Unidade 4, autônomo é aquele que é capaz de dar a si próprio as normas, as leis e as regras da sua ação, ou seja, é aquele que, ao agir e pensar, não obedece às prescrições vindas do exterior e que se abatem sobre ele, numa relação de comando e obediência. O autônomo é aquele que é livre. E ele é livre porque estabelece as regras, as normas da sua conduta, isto é, do seu pensamento e da sua ação de maneira responsável. O professor, quando toma todas as decisões e faz todas as regras, utilizando recompensa e punição para impor essas regras, reforça a heteronomia em seus alunos. Assim , a I é incorreta.