PROVA OBJETIVA   GESTÃO DE PROJETOS
11 pág.

PROVA OBJETIVA GESTÃO DE PROJETOS


DisciplinaGestão de Projetos e Produtos38 materiais1.117 seguidores
Pré-visualização3 páginas
MATRIZ OBJETIVA - 05/10 A 30/10/2015
Nota: 100
Disciplina(s):
Gestão de Projetos
Questão 1/10
O sucesso de um projeto pode ser expresso quando os objetivos e as metas foram alcançados, isto é, quando obtivemos algo desejado da forma como foi planejado e os resultados globais foram cumpridos de prazo e do orçamento projetado. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta de forma correta o conceito ao qual se refere.   
\u201cIndicam uma ação muito ampla sobre o projeto, caracteriza o que pretendemos com o projeto proposto\u201d.
	
	A
	Metas.
	
	B
	Objetivos específicos.
	
	C
	Objetivo geral.
Você acertou!
De acordo com a sua abrangência, os objetivos podem ser gerais ou específicos. Os objetivos gerais indicam uma ação muito ampla sobre o projeto, enquanto os específicos procuram descrever as ações pormenorizadas e os mecanismos necessários para a consecução do geral. O objetivo geral, portanto, deve caracterizar de forma precisa o que pretendemos com o projeto proposto, enquanto os objetivos específicos devem traduzir como o trabalho será implementado, ou seja, devem sequenciar o caminho a ser percorrido pelo elaborador do projeto, desde o enfoque do referencial teórico que dará suporte à pesquisa, passando pela indicação da proposta de como serão produzidos os dados e chegando à definição dos resultados esperados. (CONSALTER, 2012, p. 80)
	
	D
	Prazo.
Questão 2/10
O ponto de partida de qualquer projeto é a elaboração do diagnóstico, o que nos permite o conhecimento da realidade em que ele está inserido. Sobre a etapa do diagnóstico analise as afirmativa a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              Quando elaborado o diagnóstico é possível efetuarmos o prognóstico, que reflete a tendência, os objetivos e as aspirações a serem alcançados. 
II.            A função vital do diagnóstico é analisar criticamente a situação futura que será a consequência do projeto implementado. 
III.           O diagnóstico é um processo pelo qual é possível diferenciar uma situação atual de uma normativa ou prognosticada.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Quando elaborado o diagnóstico, é possível efetuarmos o prognóstico, que reflete a tendência, os objetivos e as aspirações a serem alcançados por meio do empreendimento que pretendemos implantar, supondo que não se modifiquem as expectativas rotineiras quanto aos instrumentos e quanto às formas de uso destes durante o período considerado do projeto. Entre os principais problemas na elaboração do diagnóstico, podemos fazer referência à identificação da informação primária de que se necessita e do período que convém se analisar. No entanto, é importante ressaltarmos uma das funções vitais desse estágio do projeto: analisar criticamente a situação atual do problema que está se tentando resolver. Isso significa que é um processo pelo qual é possível diferenciarmos uma situação atual (o que é) de uma normativa ou prognosticada (o que deve ser). (CONSALTER, 2012, p. 74-75)
Questão 3/10
O estudo de viabilidade é um estudo preliminar que analisa a rentabilidade do projeto, a eficiência ou a viabilidade do produto do projeto, a possibilidade de comercialização do produto ou serviço, soluções alternativas e as demandas da empresa que geraram a solicitação. Uma das viabilidades que deve ser verificada é a mercadológica. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a viabilidade mercadológica.
	
	A
	A tecnologia para a realização do empreendimento deve ser conhecida e detalhada para permitir reproduções futuras e comprovar que a tecnologia escolhida é a mais adequada às condições do empreendimento.
	
	B
	A quantificação da capacidade de consumo, isto é, a análise das possibilidades de vendas de um determinado produto ou serviço em determinado mercado permite efetuar o dimensionamento do seu investimento.
Você acertou!
Viabilidade Mercadológica \u2013 uma análise do mercado superestimada ou subestimada pode comprometer a viabilidade do projeto. A quantificação da capacidade de consumo, isto é, a análise das possibilidades de vendas de um determinado produto ou serviço em determinado mercado permite efetuar o dimensionamento do seu investimento e avaliar a viabilidade mercadológica. Os dados referentes ao mercado devem demonstrar que o projeto só pode ser viabilizado com condições vantajosas de produtividade e competitividade. A viabilidade mercadológica pode ser demonstrada por meio do confronto das estimativas da demanda com as da oferta, o que dá condições de identificar superávits ou déficits (demanda insatisfeita) do suprimento futuro de um produto ou serviço. (CONSALTER, 2012, p. 56)
	
	C
	Consiste em uma averiguação referente às receitas inerentes ao projeto para verificar se estas superam os custos.
	
	D
	Devemos demonstrar, por meio de análise das condições financeiras passadas, presentes e potenciais, a capacidade da empresa em assumir, com segurança, o débito que pretende contrair.
Questão 4/10
Cada projeto possui uma singularidade. Devemos procurar determinar os fatores influentes na consecução do empreendimento e suas interdependências, que, em seu conjunto, agem para a viabilidade ou não de uma iniciativa. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que a viabilidade de um projeto indica.
	
	A
	A viabilidade de um projeto indica o grau de dificuldade em implementá-lo.
Você acertou!
A viabilidade de um projeto indica o grau de dificuldade em implementá-lo, e o investimento, nesse caso, deve ser avaliado em função de tempo, esforço e recursos financeiros que serão dispendidos. (CONSALTER, 2012, p. 54)
	
	B
	A viabilidade de um projeto indica o tanto de dinheiro que ele irá gastar.
	
	C
	A viabilidade de um projeto indica as pessoas que serão envolvidas na sua implantação.
	
	D
	A viabilidade de um projeto indica as vias pelas quais o mesmos será executado.
Questão 5/10
A seleção de projetos de investimento deve ser feita tendo-se em vista o plano de crescimento da empresa e deve considerar a existência de projetos rentáveis. No plano de crescimento da empresa, cada projeto é avaliado por meio da análise de sua rentabilidade potencial. 
Sobre o projeto de investimento considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              No projeto de investimento estimamos as necessidades totais de capital fixo e de capital de trabalho para a execução do projeto. 
II.            No projeto de investimento, as necessidades de capital fixo e de capital de trabalho devem ser inseridas em um cronograma financeiro preparado durante a elaboração do projeto. 
III.           Diante de um projeto de investimento bem feito o decisor não precisa ter medo de decidir, pois sabe exatamente o que irá acontecer.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
No projeto de investimento, de forma geral, estimamos as necessidades totais de capital fixo e de capital de trabalho para a execução do projeto, que são inseridas em um cronograma financeiro preparado durante a elaboração do projeto. Considerando que o investimento é apenas um projeto e como os valores monetários de seu fluxo de caixa são estimativas, é necessário cautela no momento de decidir. (CONSALTER, 2012, p. 48)
Questão 6/10
Embora não haja uma fórmula para a elaboração do estudo de viabilidade, não se pode negligenciá-lo ou realiza-lo inadequadamente. Keeling (2002) afirma que o estudo de viabilidade deve apresentar um quadro equilibrado que incorpore todos os aspectos possíveis de interesse. Sobre esse tema analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I.              O estudo de viabilidade