Buscar

Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Exercício: CCJ0058_EX_A1_201701241293_V1 
	Matrícula: 201701241293
	Aluno(a): INGRID DA COSTA ESPÍNDOLA
	Data: 20/11/2017 15:48:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701408202)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
		
	
	A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.
	
	Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados
	
	A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos
	 
	A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo
	 
	A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701899713)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Podemos afirmar que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito a vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5°, inciso XLVII, alínea a, da CRFB/88) . Assim, o enunciado é verdadeiro em razão da
		
	
	Complementaridade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Inalienabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Efetividade como característica dos direitos fundamentais.
	 
	Irrenunciabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	 
	Relatividade como característica dos direitos fundamentais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701899720)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A partir do século XVII a florescer a ideia de afirmação dos direitos naturais com base nas correntes contratualistas. È neste período que ocorre a superação das doutrinas teocráticas do direito divino dos reis. O século XVIII marca efetivamente a positivação dos direitos do homem em documentos solenes e dotados de hierarquia, transformando-se direitos do homem em direitos fundamentais. A fase de constitucionalização dos direitos fundamentais no século XVIII tem como importante precedente histórico:
		
	
	A edição da Magna Carta de João Sem Terra.
	
	A Revolução Inglesa.
	 
	A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	
	O reconhecimento da propriedade privada.
	
	A declaração da Lei de habeas corpus.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701899708)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Assinale a opção que melhor define a universalidade como característica dos direitos fundamentais:
		
	 
	A universalidade dos direitos fundamentais assegura a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, a titularidade desses direitos.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais gera a obrigação dos Poderes Constituídos de garantir efetivamente o conteúdo dos direitos fundamentais.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais refere-se ao fato dos direitos fundamentais não poderem ser objeto de renuncia, podendo, apenas deixarem de ser exercidos voluntariamente.
	 
	A universalidade caracteriza-se pelo fato do exercício dos direitos fundamentais nunca deixar de ser exigível, isto é, os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo.
	
	A universalidade dos direitos fundamentais está relacionada à unidade da Constituição, que fixa a necessidade do interprete harmonizar as normas constitucionais de direitos fundamentais que se encontram em conflito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701899695)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Podemos sustentar que a ideia dos direitos do homem está muito associada, no campo filosófico, a existência de um direito natural, bem como no reconhecimento de um conjunto de valores legítimos universalmente aceitos e que não decorrem da vontade de Deus, mas, sim, da própria natureza humana. Essa ideia é anterior ao direito positivo, pois se fundamenta na ideia de justiça inata e universal. A partir do presente enunciado, podemos dizer que os direitos do homem são
		
	
	supranacionais e constitucionais.
	
	supranacionais e temporais.
	 
	supranacionais e atemporais.
	 
	constitucionais e temporais.
	
	nacionais e temporais.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701899721)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
		
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	
	Direitos individuais e coletivos: São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
	 
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	 
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	Direitos políticos: permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701899690)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
		
	
	Neopositivista
	
	Jusnaturalista.
	 
	Juscontratualista.
	 
	Fundamentalista
	
	Juspositivista.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701498005)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
		
	 
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
	
	Em razão da imprescritibilidade alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos,pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	Exercício: CCJ0058_EX_A2_201701241293_V1 
	Matrícula: 201701241293
	Aluno(a): INGRID DA COSTA ESPÍNDOLA
	Data: 11/09/2017 11:28:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701408226)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	Com relação ao sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais, assinale a resposta correta.
		
	 
	Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
	
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, depois de aprovados e ratificados pelo Brasil, adquirem status de lei ordinária.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal de 1988.
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que são absolutos, com hierarquia juridicamente garantida pela própria Constituição.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701510387)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Assinale a única alternativa CORRETA no que tange à concepção brasileira dos direitos fundamentais:
		
	
	A Constituição não reconhece jusfundamentalidade para os direitos sociais
	
	Todos os direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição são absolutos.
	
	A Constituição brasileira somente reconhece os direitos negativos de defesa de primeira dimensão.
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está taxativamente expresso no artigo 5º da Constituição de 1988.
	 
	Os direitos sociais são considerados direitos fundamentais.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701899118)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Os tratados internacionais de direitos humanos incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro:
		
	 
	a) reforçam o caráter aberto da Constituição
	
	b) reforçam o caráter fechado da Constituição Federal
	 
	e) posuem natureza Supraconstitucional, pois os tratados derivam do direito natural, precedente do direito positivado.
	
	c) possuem status de mera lei ordinária, podendo ser revogados por lei posterior.
	
	d) não possuem natureza de direitos humanos para o ordenamento brasileiro
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701408241)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia. Ou seja, o legislador constituinte originário optou por positivar normas abertas que pudessem conciliar as duas correntes ideológicas em conflito. O melhor exemplo disso é o artigo 170 da CRFB/88 que coloca de um lado a livre iniciativa e do outro a valorização do trabalho humano e os ditames da justiça social. É por isso que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é:
		
	 
	Compromissória
	
	Ortodoxa
	
	Semi-flexível
	 
	Outorgada
	
	Rígida
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701406538)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais e da Constituição de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. Nossa Constituição é um sistema aberto de regras e princípios e não mais um sistema fechado de regras do paradigma positivista do direito. II. A Carta Magna de 1988 é classificada como sendo uma constituição liberal, pois não reconhece os direitos sociais como direitos fundamentais.
		
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	 
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	as duas assertivas são falsas
	 
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701899116)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considere as seguintes afirmações sobre os Direitos Fundamentais e sobre a incorporação de Tratados sobre Direitos Humanos ao ordenamento jurídico brasileiro e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - Não se pode dotar de validade direitos humanos fixados por meio de Tratados, ainda que o Brasil seja signatário do mesmo. II - A norma contida no art. 5º, § 2º, CRFB, significou, pela primeira vez na história do direito constitucional brasileiro, a abertura do catálogo de direitos fundamentais, englobando aqueles decorrentes de tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. III - O mandamento da aplicabilidade imediata, contido no art. 5º, § 1º, CRFB, somente abrange normas de direitos fundamentais contidas no art. 5º, CRFB.
		
	 
	Apenas a segunda assertiva está correta.
	
	Apenas a terceira assertiva está correta.
	
	Apenas a primeira e a segunda assertivas estão corretas.
	 
	Apenas a primeira assertiva está correta.
	
	Apenas e segunda e a terceira assertivas estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701899981)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
		
	
	formalmente do rol dos direitos individuais e Solidários.
	 
	do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
	
	formalmente do rol dos direitos individuais.
	 
	da cláusula fechada que impossibilita a interpretação dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário.
	
	do positivismo adotado pela Constituição.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701406541)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Acerca do sistema de direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Um sistema constitucional puro composto apenas de princípios apresenta alto grau de segurança jurídica
	 
	Existem direitos fundamentais implícitos que decorrem do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º)
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo um sistema fechado de regras jurídicas.
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo uma constituição compromissória porque consagra exclusivamente os valores da democracia liberal em detrimento da social democracia
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	Exercício: CCJ0058_EX_A3_201701241293_V1 
	Matrícula: 201701241293
	Aluno(a): INGRID DA COSTA ESPÍNDOLA
	Data: 20/11/2017 15:58:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701890586)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	No constitucionalismo brasileiro, são direitos sociais fundamentais, EXCETO:
		
	
	alimentação,
	 
	livre concorrência.
	
	saúde,
	
	educação,
	 
	trabalho e moradia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701900000)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	A maior parte da doutrina aponta a Constituiçãomexicana de 1917 e em especial a de Weimar de 1919 na Alemanha como marcos de inovação na ordem constitucional no que diz aos direitos de
		
	
	Quarta Geração ou Dimensão.
	 
	Terceira Geração ou Dimensão.
	 
	Segunda Geração ou Dimensão.
	
	Quinta Geração ou Dimensão.
	
	Primeira Geração ou Dimensão
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701900007)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Podemos associar os direitos de quinta geração ou dimensão a
		
	 
	Democracia.
	
	Fraternidade.
	
	Liberdade.
	 
	Realidade virtual.
	
	Igualdade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701840297)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social. Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 (com adaptações). Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, a
		
	
	A quarta dimensão de direitos fundamentais.
	 
	A segunda dimensão de direitos fundamentais.
	 
	A quinta dimensão de direitos fundamentais.
	
	A terceira dimensão de direitos fundamentais.
	
	A primeira dimensão de direitos fundamentais.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701406720)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	São direitos fundamentais de segunda dimensão do Estado Social de Direito (Welfare State):
		
	 
	Direito dos trabalhadores e proteção dos hipossuficientes
	
	Direito à vida e direito absoluto à propriedade
	
	Direito absoluto à propriedade e igualdade formal perante a lei
	 
	Liberdade de expressão e liberdade de ir e vir
	
	Livre iniciativa e livre concorrência
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701510388)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Os direitos estatais prestacionais são direitos de:
		
	
	quinta dimensão.
	 
	segunda dimensão.
	
	quarta dimensão.
	
	primeira dimensão.
	
	terceira dimensão.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701899989)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	A primeira geração ou dimensão de direitos surge como reação ao mecanismo de concentração do poder político do Estado absolutista, cuja arquitetura jurídica prejudicava a burguesia ascendente. A liberdade como direito fundamental pode ser classificada como um direito de
		
	
	Quarta geração.
	
	Segunda geração.
	
	Primeira e Segunda geração
	
	Terceira e Quarta geração.
	 
	Primeira geração.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701890187)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Acerca dos direitos fundamentais de primeira dimensão, pode-se afirmar que são:
		
	 
	direitos negativos de defesa que visam garantir aspectos que se relacionam com a liberdade.
	 
	direitos individuais que visam facilitar e promover a intervenção do Estado nas relações privadas.
	
	direitos econômicos que visam à realização da igualdade material.
	
	direitos culturais que visam a alcançar a igualdade material.
	
	direitos prestacionais que visam garantir a dignidade da pessoa.
	Exercício: CCJ0058_EX_A7_201701241293_V1 
	Matrícula: 201701241293
	Aluno(a): INGRID DA COSTA ESPÍNDOLA
	Data: 20/11/2017 16:09:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701449748)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Em tema de mandado de segurança, é correto afirmar que:
		
	 
	direito líquido e certo é o que se apresenta manifesto na sua existência, delimitado na sua extensão, apto a ser exercitado no momento da impetração e que não admite dilação probatória
	
	conceder-se-á mandado de segurança ainda quando o direito líquido e certo a ser protegido for amparado por habeas corpus, habeas data ou mandado de injunção
	
	o prazo de 150 dias é prescricional
	
	não é cabível mandado de segurança contra agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
	 
	o direito brasileiro não admite o mandado de segurança preventivo
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701510391)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Tendo em vista os remédios constitucionais:
		
	
	Conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
	
	qualquer pessoa, inclusive não inscrita no rol dos eleitores, é parte legítima, força no princípio democrático, para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
	
	Conceder-se-á habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
	
	A ação popular pode ser ajuizada por qualquer pessoa física.
	 
	Em tema de mandado de segurança, direito líquido e certo é aquele que é comprovado de plano, não dependendo de prova futura.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701833511)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Ninguém poderá ser detido, preso ou despojado dos seus bens, costumes e liberdades, senão em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do país. O texto transcrito é um trecho da Magna Carta, proclamada na Inglaterra, no ano de 1215. Esse importante documento é apontado como um marco na afirmação histórica dos direitos humanos, dentre outras razões, porque:
		
	 
	é origem daquilo que na modernidade ficou conhecido como devido processo legal.
	
	institui e oficializa o direito ao habeas data.
	 
	representa um marco jurídico político que estabeleceu uma nova ordem social de segunda dimensão de direitos na Inglaterra, tendo sido respeitada por todos os governos seguintes.
	
	consolida os direitos civis e políticos e os econômicos e sociais.
	
	simboliza uma nova plêiade de direitos fundamentais focados na busca da igualdade material ou real.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701425567)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	Considere a seguinte situação hipotética: Caio foi submetido a cirurgia de emergência em hospital particular, localizado em Brasília, para onde foi levado em decorrência de grave acidente de trânsito, ocorrido nas proximidades daquele nosocômio.Após quatro semanas de internação, Caio obteve alta hospitalar.Suspeitando, contudo, que o cheque, oriundo de outra praça, dado em pagamento das despesas não estaria provido de fundos, a direção do hospitaldeterminou que não permitisse a saída do paciente das instalações do hospital até que se assegurasse de que o cheque não seria devolvido pelo banco sacado  o que deveria acorrer em cinco dias. Nessa situação, o instrumento processual de sede constitucional de que o paciente deve valer-se para obter ordem judicial que lhe garanta sair do hospital é o:
		
	 
	Mandado de Injunção.
	
	Ação Civil Pública.
	 
	Habeas corpus.
	
	Mandado de segurança.
	
	Direito de Petição.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701449736)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	O habeas corpus pode ser impetrado:
		
	
	contra punições disciplinares militares
	
	Por qualquer pessoa física, desde que o paciente seja pessoa jurídica
	
	Somente por pessoa física, dotada de capacidade postulatória
	
	Exclusivamente em favor de brasileiro
	 
	O habeas corpus pode ser impetrado sem advogado, por qualquer pessoa, em nome próprio ou alheio
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701425566)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Conceder-se-á habeas data:
		
	
	para a obtenção de certidões em repartições públicas necessárias ao exercício de direitos individuais.
	
	para exercer o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos da personalídade.
	
	para a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.
	 
	para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público
	 
	para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades privadas, independentemente de serem classificadas como entidades de caráter público
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701425572)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (0)
	
	Tendo em vista os remédios constitucionais, assinale a resposta CORRETA:
		
	
	A ação popular destina-se exclusivamente à proteção do patrimônio público.
	 
	Cabe mandado de segurança contra lei em tese.
	
	Mandado de segurança somente pode ser utilizado para a defesa de direitos e garantias individuais, sendo vedado o seu uso com objetivo de defender atribuições ou prerrogativas de órgãos públicos.
	
	Qualquer pessoa, inclusive não inscrita no rol dos eleitores, é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
	 
	Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701425571)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	Em sede de habeas corpus, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Protege exclusivamente os brasileiros, natos e naturalizados, bem como os portugueses amparados pelo estatuto da igualdade.
	
	Não pode se impetrado por pessoa jurídica.
	
	O juiz não pode concedê-lo de ofício.
	
	Somente pode se impetrado por pessoa física, dotada de capacidade postulatória.
	 
	Trata-se do instrumento adequado para proteger a liberdade de ir e vir.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes