Estudo Dirigido Farmacologia
6 pág.

Estudo Dirigido Farmacologia


DisciplinaFarmacologia I27.329 materiais576.660 seguidores
Pré-visualização2 páginas
cite uma condição clínica na qual estes fármacos são empregados, descreva seus efeitos farmacológicos, correlacionando-os com o mecanismo de ação.
Vasos sanguíneos - Receptores \u3b11 causam vasoconstrição por contração da musculatura lisa vascular. Os antagonistas s eletivos \u3b11: Causam vasodilatação e diminuição da pressão arterial. Podem resultar em hipotenção postural. Úteis no tratamento da hipertensão.
Questão 7 (2,0): Cite dois alvos farmacológicos distintos, cuja modulação resulta em redução da pressão arterial, sendo que estes alvos farmacológicos são componentes importantes da atividade do sistema nervoso simpático. Descreva como a modulação destes alvos farmacológicos resulta em redução da pressão arterial.
Antagonistas Nicotínicos ganglionares: hexametônio, trimetafana. Trimetafana usada para a redução da pressão arterial em cirurgias. Hipotensão postural e do exercício.
Agonistas de receptores adrenérgicos: Antagonistas Nicotínicos ganglionares: hexametônio, trimetafana. Trimetafana usada para a redução da pressão arterial em cirurgias. Hipotensão postural e do exercício.
Administração de ACh induz redução da pressão arterial, similar aos efeitos da muscarina. A atropina reverte bloqueia esses efeitos e causa aumento da pressão arterial secundário a estimulação dos gânglios autônomos, efetios similares aos da nicotina
Questão 8 (1,0): O que são fármacos bloqueadores ganglionares? Qual o mecanismo de ação destas drogas? Cite um exemplo de fármaco pertencente a este grupo.
5\u2013 A figura abaixo demonstra o efeito da administração do oxprenolol sobre a frequência cardíaca em um torcedor durante uma partida de futebol. O oxprenolol possui uma ação como agonista parcial. Explique o mecanismo de ação do oxprenolol com base nos seus conhecimentos sobre a fisiologia cardíaca:
Os bloqueadores beta-adrenérgicos ou betabloqueadores são uma classe de fármacos que têm em comum a capacidade de bloquear os receptores \u3b2 (beta) da noradrenalina. Possuem diversas indicações, particularmente como antiarrítmicos, anti-hipertensores e na protecção cardíaca após enfarte do miocárdio.
Assim como outros antagonistas beta-adrenérgicos, oxprenolol compete com neurotransmissores adrenérgicos, tais como catecolaminas para ligação ao receptor sites simpáticos. Como propranolol e timolol, oxprenolol liga a receptores beta 1-adrenérgicos no coração e músculo liso vascular, inibindo os efeitos da epinefrina e norepinefrina catecolaminas e diminuindo a freqüência cardíaca, débito cardíaco e pressão arterial sistólica e diastólica. Também bloqueia os receptores beta-2 adrenérgicos localizados na musculatura lisa dos bronquíolos, causando vasoconstrição. Ao ligar-se receptores beta-2 no aparelho justaglomerular, oxprenolol inibe a produção de renina, inibindo assim a produção de angiotensina II e aldosterona. Oxprenolol, portanto, inibe a vasoconstrição e retenção de água devido a angiotensina II e aldosterona, respectivamente.
1 \u2013 Cite dois efeitos adversos dos AINEs não-seletivos para as COX-1/2. Explique os mecanismos fisiológicos envolvidos no desenvolvimento destes efeitos adversos. 
2 \u2013 A varfarina requer um maior período de tempo após a sua administração regular para seus efeitos farmacológicos anticoagulantes se manifestem, tipicamente alguns dias. Por outro lado os efeitos da heparina são bem mais rápidos, dentro de horas após a administração. Qual a base para as diferenças do tempo de ação destes dois fármacos anticoagulantes? Discuta isso com base no mecanismo de ação desses fármacos. 
3 \u2013 Cite uma utilização terapêutica para a administração de eritropoetina recombinante. Qual a via de administração deste fármaco? Discuta isso em termos da estrutura deste fármaco e de sua biodisponibilidade
7 \u2013 A ativação seletiva dos receptores \u3b2-adrenérgicos é capaz de promover vasodilatação. Entretanto antagonistas dos receptores \u3b2-adrenérgicos se constituem em uma classe importante de fármacos antihipertensivos. Discuta as bases farmacológicas para os efeitos antihipertensivos dos antagonistas dos receptores \u3b2-adrenérgicos.
8 \u2013 Qual o mecanismo de ação das estatinas? Qual a utilização clínica destes fármacos?
9 \u2013 Cite dois fármacos com mecanismos de ação distintos e que atuam inibindo a produção de ácido gástrico. Descreva seus mecanismos de ação.
10 \u2013 O salbutamol é um agente broncodilatador usado no tratamento das crises de broncoespasmo, associadas à asma alérgica. Qual o seu mecanismo de ação? Qual o seu principal efeito adverso, explique as bases farmacológicas para este efeito.
11 \u2013 Cite 3 fármacos diuréticos e descreva seu mecanismo de ação:
12 \u2013 Descreva o mecanismo de ação das sulfonilureias como drogas usadas no tratamento da diabetes?
13\u2013 Um grupo importante de medicação anticoncepcional inclui preparações de estrógenos e uma progesterona. Quais os mecanismos de ação pelos quais essa associação atua impedindo a contracepção?
14 \u2013 Qual o mecanismo de ação dos bifosfonatos no tratamento da osteoporose? Cite outro medicamento também empregado no tratamento da osteoporose e seu mecanismo de ação.
15 \u2013 Quais os efeitos terapêuticos da terapia com glicocorticoides? Quais seus efeitos adversos? Porque o tratamento prolongado com estes fármacos não deve ser suprimido imediatamente?
Questão 1 (1,0): Cite um fármaco antagonista muscarínico, descreva e explique os mecanismos de ação envolvidos em seus efeitos farmacológicos:
Antagonistas muscarínicos: Atropina, ipratrópio, escopolamina. Promovem taquicardia moderada, mais acentuada em jovens. Resposta do coração a exercícios físicos não é afetada. Pressão arterial também não é afetada. Inibição de secreção salivar, lacrimal, sudoríparas e brônquicas, excitação do SNC, dilatação pupilar e perda da acomodação visual, inibe a motilidade do TGI, broncodilatação.
Atropina e escopolamina usados no tratamento de arritmias com bradicardia sinusal. Oxibutinina, tolderodina, darifenacina usados no tratamento da incontinência urinária. Ipratrópio inalatório usado no tratamento da asma.
Receptores nicotínicos: agonistas: Nicotina, lobelina.
Antagonistas Nicotínicos ganglionares: hexametônio, trimetafana. Trimetafana usada para a redução da pressão arterial em cirurgias. Hipotensão postural e do exercício.
Antagonistas nicotínicos musculares: pancurônio, tubocurarina, atracúrio, vecurônio. Usados como relaxantes musculares em anestesia