AV DE GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA

AV DE GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA


DisciplinaGestão Escolar: Teoria e Prática524 materiais1.709 seguidores
Pré-visualização2 páginas
do modelo de planejamento estratégico.
	
	D) é destinado às instituições educacionais que tenham gastos educacionais acentuados.
	
	E) serve para subsidiar a qualidade da merenda escolar
	 
	A) para que se alcance a eficiência, é necessário que a comunidade escolar seja responsável pelo sucesso ou insucesso na implementação do projeto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309129698)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os gestores escolares, constituídos em uma equipe de gestão, são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola (LÜCK, 2009). Leia as afirmativas referentes às idéias da autora e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. (1,0) I - A gestão escolar não é responsável pela formação da cultura e ambiente escolar, devendo ser estáticos no desenvolvimento, na construção do conhecimento e na aprendizagem orientada para a cidadania competente. Para tanto, cabe-lhes promover a abertura da escola e de seus profissionais para os bens culturais da sociedade e para sua comunidade. II - A gestão escolar deve zelar pela constituição de uma cultura escolar proativa e empreendedora capaz de assumir com autonomia a resolução e o encaminhamento adequado de suas problemáticas cotidianas, utilizando-as como circunstâncias de desenvolvimento e aprendizagem profissional. III- Nessa equipe de gestão tem destaque o diretor escolar, responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados. Ela é também diretamente formada por diretores assistentes ou auxiliares, coordenadores pedagógicos, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares. IV - Aos diretores escolares compete zelar pela realização dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e atingimento dos padrões de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais.
		
	 
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II, III estão corretas.
	 
	apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309450056)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que se referem às críticas  aos defensores da relação direta entre educação e economia, estas não desconhecem a importância da escola para o desenvolvimento econômico de uma nação. Assinale a opção que realça o sentido da relação entre educação e economia defendida pelos pensadores críticos das políticas educacionais.
		
	
	Articulação entre economia e gestão escolar é prioridade sobre o pedagógico
	
	Articulação entre escola e economia deve ser pensada tendo a obrigação de preparar para a empregabilidade.
	 
	Articulação entre escola e economia não pode se estabelecer subordinando a escola ao capital.
	 
	Articulação entre escola e economia deve ter como categorias norteadoras a competitividade e a produtividade.
	
	Articulação entre escola e economia deve privilegiar a lógica mercantil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308932035)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Marque e da Silva (2010), "Na escola pública brasileira, o Conselho Escolar (CE) é um expoente na busca da consolidação da gestão democrática no cotidiano escolar. Este órgão que congrega segmentos representativos da comunidade escolar é um espaço institucional, criado para fortalecer a participação das pessoas interessadas na construção de ações coletivas, numa proposta descentralizadora das decisões e fiscalizadora da utilização dos diversos recursos destinados". Assinale a alternativa que explica o processo de escolha para os membros deste Conselho.
		
	 
	Eleição.
	
	Voluntariado.
	
	Gestores.
	
	Secretariado.
	
	Indicação.