apol metodologia e letramento
6 pág.

apol metodologia e letramento


DisciplinaMetodologia, Prática de Alfabetização e Letramento789 materiais10.154 seguidores
Pré-visualização2 páginas
brasileiros chegaram ao quinto ano do Ensino Fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura.
IV. Constatou-se na época que aproximadamente 87% dos estudantes brasileiros chegaram alfabetizados e letrados ao quarto ano do Ensino Fundamental.
Estão corretas as afirmativas.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III.
Você acertou!
As afirmativas I e III são corretas pois, conforme o Censo do ano 2000 e o Ministério da Educação e Cultura \u2013 MEC,  mais de 16 000 000 de estudantes brasileiros, de 10 até 14 anos, ainda não foram alfabetizados, da mesma maneira em que 59% dos alunos, chegaram ao quinto ano do ensino fundamental, sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura.  Desta maneira, o Brasil possui um alto índice de alunos, entre 07 e 14 anos, que não são totalmente alfabetizados, o que considera as afirmativas II e IV como incorretas (livro-base 77,78).
	
	B
	Afirmativas III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas I e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 5/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte passagem de texto:
\u201cDeslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. p. 10. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Link: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5C historias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf. Acesso em 02 maio 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstrução da aprendizagem.
II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.
III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.
IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.
 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são corretas. Segundo Luciana de Luca Dalla Valle, autora do livro-base da disciplina, há quatro concepções de alfabetização sem métodos que pressupõe que as crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Essas ideias mudam em contato com o ensino. Não é um processo passo a passo, e sim de construção e reconstrução; para a aprendizagem, é muito importante a ideia que a criança tem sobre o que é escrever; é possível escrever textos mesmo antes de dominar o código alfabético. Os textos constituem a unidade comunicativa básica. Dessa forma, a linguagem escrita está relacionada, desde o início, à sua função fundamental: comunicar; além das características do sistema alfabético, as crianças aprendem as características próprias da linguagem escrita que se usa em diferentes situações, com distintas finalidades e em distintos tipos de textos. Neste viés, a alternativa II torna-se incorreta (livro-base, p. 67,68).
	
	E
	Afirmativas I e IV.