Buscar

Avaliação ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0373_AV_201509624023 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509624023 - RENATA DOS SANTOS TITO REIS
	Professor:
	MARCIA VARELA ZUARDI DE BARROS
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 14:05:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201510264876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação aos objetivos, em um modelo educacional construtivista, considera-se que o pscicopedagogo contribua, com o assessoramento que proporcione a conquista dos objetivos da própria instituição, ou seja, fazer que cada aluno progrida na sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, articulando para isso os meios necessários que são:
		
	Resposta: A contribuição para um ensino diversificado e de qualidade, ajustado a seus diversos usuários.
	
Gabarito:
A contribuição para um ensino diversificado e de qulidade, ajustado a seus diversos usuários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510516449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem muitas Teorias que explicam os motivos do fracasso escolar. A Orientação Educacional nos fornece três delas: teoria psicológica, teoria da carência cultural, teoria crítico reprodutivista. Apresente, na ordem lógica, a explicação de cada uma sobre os motivos do fracasso escolar:
		
	
Resposta: 1) Devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2) Decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3) Motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais.
	
Gabarito: 1. devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2. ecorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3. motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510495362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional exerce um importante papel na escola . É necessário que ele tenha um olhar atento e, dessa maneira:
		
	
	participe diariamente de momentos em sala de aula com alunos e professores, para pode avaliar as estratégias utilizadas pelos professores e destacar os docentes mais competentes .
	
	organize palestras com a comunidade escolar para destacar a importância de as famílias assumirem por escrito o compromisso de resolver os problemas de ordem comportamental e de aprendizagem dos seus filhos.
	
	comunique apenas no final de cada ano letivo aos familiares o insucesso escolar das crianças e as dificuldades enfrentadas durante todo o ano.
	 
	atue conjuntamente com os demais profissionais da escola e com a família na busca de instrumento e recursos para a escola trabalhar com a diversidade, bem como realizar uma gestão o mais democrático possível.
	
	garanta a presença de funcionários para ficarem no momento do recreio cuidando das crianças com necessidades especiais, pois elas são incapazes de se relacionar nas brincadeiras com os alunos considerados normais .
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509823491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à:
		
	
	Lei Orgânica do Ensino Comercial de 1943.
	
	Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942.
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61).
	 
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509930655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	Definir o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas.
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  sem se preocupar em envolver as pessoas na equipe.
	 
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
	
	Dar informações necessárias para que seus objetivos sejam cumpridos.
	
	Dar  informações e definir as tarefas a serem executadas pelos professores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510423047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos ressaltar que a Orientação Educacional deve impulsionar o avanço do ambiente escolar, indo além dos conhecimentos programados no currículo. O Orientador deve contribuir essencialmente com a formação de um cidadão consciente, crítico, participativo, autônomo e humanizado. Assinale a ÚNICA opção que apresenta um pensamento que NEGA esta afirmação acerca da Orientação Educacional.
		
	
	Atitudes de intolerância, violência, diferenças e desigualdades, que envolvem a convivência, necessitam um olhar atencioso por parte da Orientação Educacional.
	 
	O Orientador Educacional deve compreender que as transformações na sociedade não devem influenciar sua atuação, pois seu papel está intimamente ligado à rotina do aluno na escola.
	
	O orientador Educacional deve levar em conta a globalização como marco de mudança e ao acesso às informações e transformações na sociedade e nas instituições.
	
	No contexto escolar, a Orientação Educacional não pode ser compreendida de forma isolada, mas estar em sintonia com os demais setores e projetos da escola.
	
	A organização e desenvolvimento da Orientação Educacional está atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509823518)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos maiores entraves da escola é que somente prioriza conteúdos conceituais, esquecendo e desvalorizando os demais saberes produzidos na escola. Segundo Jacques Delors, a educação ao longo da vida, passa por quatro pilares, que são:
		
	
	O aprender a conversar; O aprender a conhecer; O aprender a conviver; O aprender a ser.
	
	O aprender a fazer; O aprender a conhecer; O aprender a conviver; O aprender a saber.
	
	O aprender a fazer; O aprender a dialogar; O aprender a conviver; O aprender a ser.
	
	O aprender a fazer; O aprender a conhecer; O aprender a conviver; O aprender a refazer.
	 
	O aprender a fazer; O aprender a conhecer; O aprender a conviver; O aprender a ser.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509841699)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como membro participante da comunidade escolar, é fundamental a participação do Orientador Educacional na construção do projeto político pedagógico, pois possibilita a reflexão sobre a realidade existente, como também o auxílio e mediação do grupo na busca de solução para as problemáticas verificadas na mesma. Segundo Celso Vasconcelos, algumas das finalidades do projeto político pedagógico podem ser definidas como:
		
	
	a construção da unidade; a desvalorização docente; a valorização da participação coletiva.
	 
	o resgate da intencionalidade da ação; a transformação da realidade; a repetição de ações.
	
	a transformação da realidade; a construção da unidade; a desvalorização docente.
	 
	o resgate da intencionalidade da ação; a transformação da realidade; a construção da unidade.
	
	a desvalorização docente; a valorização da participação coletiva; a racionalização de ações e recursos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509841831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todos os atores são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade. A equipetécnica-administrativa, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo as necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Assinale a alternativa que NÃO se adequa a esta afirmação.
		
	 
	Não é preciso direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho e de suas funçõe, pois não se corre o risco de tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas de alguns setores por desconsideração ou até em detrimento a outros setores e do conjunto.
	
	É preciso analisar a divisão de trabalho e a distribuição dos papéis na escola, grandes ou pequenas, para que não se olvide a relevância dos princípios de funcionamento do sistema e a aplicação de medidas integradoras que sejam necessárias para evitar paralelismos e conflitos gerados pela divisão de trabalho.
	
	Para favorecer o trabalho integrado e integrador, não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então, a toda equipe superar a tendência a fragmentação do trabalho, atentos e reagindo as relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo.
	
	O administrador, o supervisor escolar e o orientador compõem a equipe técnico-administrativa, tendo importantes funções no processo de ensino e aprendizagem, pois influenciam as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Essas funções estão interligadas, já que a atividade de uma determinada área afeta a outra.
	
	Quando se respeita a cultura da escola: os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos; estabelece-se, dessa forma, o fio integrador de ações específicas e garantem a sua articulação e interligação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509842007)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a resposta correta. Quanto à ação da Orientação Educacional em relação à formação continuada do professor, podemos afirmar que:
		
	
	Garante a formação continuada como momento de reflexão do professor de forma isolada, cada um em sua sala, sem debate ou participação coletiva, e também, sem fundamentação teórica como meio de elaboração de estratégias para superação das dificuldades existentes
	
	A ação da Orientação Educacional limita-se a organização de dinâmicas nos momentos de formação continuada apenas para a socialização e passatempo do grupo.
	
	Propõe ao professor a seleção de alunos problemáticos para afastamento e encaminhamento a outros especialistas como meio de solução das dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, pois o problema não é da escola, cabendo ao aluno o pleno ajustamento a mesma.
	
	O Orientador Educacional não é responsável pela formação continuada do professor, sendo competência apenas da coordenação ou orientação pedagógica da escola.
	 
	O Orientador Educacional é um auxiliador e mediador do fazer pedagógico, estimulando a reflexão crítica do educador em sua prática educativa e fornecendo dados sobre a comunidade escolar para a contextualização da mesma, numa perspectiva de ação integrada aos demais membros da equipe pedagógica da escola.

Outros materiais