Buscar

Avaliação CURRÍCULO TEORIA E PRÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0374_AV_201509624023 » CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509624023 - RENATA DOS SANTOS TITO REIS
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 13:05:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201509932582)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O currículo real é aquele desenvolvido pelo professor com as interferências dos alunos, representando o que realmente acontece nas aulas. Reflita sobre a afirmativa e considere a concepção de currículo para responder o seguinte questionamento: Podemos afirmar que o currículo real é desenvolvido apenas pelo professor na sala de aula? Sim?Não? Em sua resposta justifique ou explique onde ocorre o currículo real e quais os atores envolvidos?
		
	
Resposta: Não, O currículo real se manifesta dentro e fora da sala de aula. As atividades e os atos ocorrem no pátio, no refeitório, na secretaria, na participação da família e da comunidade, etc. É influenciado por diferentes atores: gestores, professores, alunos, funcionários, pessoas da comunidade que participam da vida escolar etc. Os conteúdos envolve o processo ensino-aprendizagem, articulando a construção de uma logica, uma pedagogia e uma área específica de conhecimento. Com a perspectiva educacional dialógica, participativa, compartilhada, com a intenção de ampliar a capacidade reflexiva acerca da realidade difícil e contraditória adotando um compromisso coletivo, interativo, integrativo, viabilizado com a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem ou seja, vivenciar o seu potencial.
	
Gabarito: O currículo real se manifesta dentro e fora da sala de aula. As atividades e os atos ocorrem no pátio, no refeitório, na secretaria, na participação da família e da comunidade, etc. É influenciado por diferentes atores: gestores, professores, alunos, funcionários,pessoas da comunidade que participam da vida escolar etc.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510521583)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Durante as aulas da disciplina Currículo, Anita estudou que existem diferentes formas de organização curricular, dentre as quais o currículo por competências. As competências atitudinais, procedimentais ou conceituais podem ser desenvolvidas em diferentes modelos de organização ou apenas nos currículos organizados por competência? Responda ao questionamento de Anita, justificando com base em seus estudos sobre a concepção de competências a serem desenvolvidas nos currículos escolares.
		
	
Resposta: Os conteúdos atitudinais Referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade. O individuo é moldado de acordo com suas experiências vividas. Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Os conteúdos procedimentais envolve o processo ensino-aprendizagem, articulando a construção de uma logica, e uma área específica de conhecimento. Com a perspectiva educacional dialógica, participativa, compartilhada, com a intenção de ampliar a capacidade reflexiva acerca da realidade difícil e contraditória adotando um compromisso coletivo, interativo, integrativo, viabilizado com a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Os conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real. As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino, em situações. A escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas, à sociedade. A não compreensão das relações, das atitudes. Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro a importância é encontrada no conjunto da obra.
	
Gabarito: As competências atitudinais, procedimentais ou conceituais devem ser desenvolvidas nas diferentes formas de organização curricular porque a noção de competência se refere a utilização de conceitos e habilidades para solucionar problemas, o que pode ser estimulado no desenvolvimento de modelos de currículo que valorizem a relação entre teoria e prática e desenvolvam atividades curriculares que estimulem os alunos a saber aplicar seus conhecimentos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta parcial.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510723822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contexto sociocultural no qual a escola (qualquer uma) está inserida é uma dos fatores determinantes na elaboração do currículo. É indicador da necessidade de revisão e eventual redirecionamento do currículo:
		
	
	o número reduzido de pessoal especializado
	
	a necessidade financeira para melhorias nos equipamentos escolares
	 
	a diversidade de níveis socioeconômicos dos alunos
	
	a deficiência na formação dos professores
	
	a ausência dos pais nas reuniões escolares
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510551896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Goodson (2008) nas décadas de 1960 e 1970 testemunhamos uma transformação da escolarização americana através de ideologias tecnocráticas e de cunho taylorista de eficiência social. Deste modo podemos afirmar que o currículo neste momento tinha como característica marcante:
		
	
	Uma concepção de avaliação formativa, ou seja, aquela que acompanha o/a estudante em todo o processo ensino-aprendizagem
	
	A valorização dos conhecimentos prévios dos/as estudantes e seus contextos socioculturais.
	
	A ênfase na relação professor-aluno e o diálogo como instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
	
	Um espaço de disputas de poder e questionamento de conhecimentos e valores hegemônicos
	 
	A obtenção de resultados educacionais mediante a eficiência científica e controles burocráticos sociais que consolidavam um modelo racionalista de escolarização
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510312644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista das interpretações nas práticas curriculares, a teoria crítica e a teoria pós-crítica têm como ponto de convergência a seguinte característica:
		
	
	Indicação de conteúdos organizados objetivamente a serem aplicados pelos docentes.
	
	Ênfase nos aspectos históricos e   técnico-pedagógicos.
	
	Recomendação de distribuição prévia de conteúdos pelos anos escolares.
	
	Definição prévia de instrumentos de avaliação da aprendizagem.
 
	 
	Sinalização de aspectos ideológicos nas práticas curriculares.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509932492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na realidade do século XXI as mídias e a internet abrem novos canais de expressão e comunicação fazendo surgir novas configurações sociais e novas formas de interação com a diversidade. Esse cenário formativo influencia uma práxis educativa na qual diversidade e homogeneidade se confrontam e caracterizam um tempo que os estudiosos denominam
		
	
	Moderno com proposta multicultural de educação.
	 
	Pós-moderno com perspectiva intercultural.
	
	Pós-moderno com visão homogênea sobre o currículo.
	
	Moderno com defesa da liberdade de expressão.
	
	Moderno com proposta de educação formativa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510639639)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola assume diversas funções sociais. Em relação ao aluno, podemos elencar que ela promove:
		
	
	A promoção da melhoria geralde seu comportamento e o ingresso no mercado de trabalho.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A interação com os seus pares no contexto escolar e melhoria das relações familiares.
	
	A incorporação da família na escola e na atitude política.
	 
	A preparação para o mundo do trabalho e a formação do cidadão para intervenção na vida social.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509860118)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) Na proposta de reforma curricular do Ensino Médio, a interdisciplinaridade deve ser compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência. (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - Bases Legais) Para que isso ocorra, é preciso:
		
	
	estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
	 
	preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
	
	estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.
	
	homogenizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
	
	criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509844415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caráter processual para Libâneo (2004) é uma característica importante do planejamento. O ato de planejar, desse modo, seria uma atividade de ação e reflexão marcada por etapas distintas que envolvem:
		
	
	a compreensão do funcionamento da realidade, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	 
	o diagnóstico da realidade, a definição de objetivos educacionais, a seleção e organização de conteúdos programáticos, a descrição de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a definição de objetivos, a compreensão do funcionamento da realidade e a proposta de atividades.
	
	o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a definição de objetivos, a proposta de atividades e a proposta de avaliação.
	
	a descrição de atividades, diagnóstico da realidade e a proposta de avaliação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510389338)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Escola Recanto da Sabedoria entrevistou os pais dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental para verificar a opinião do mesmo sobre a inclusão de mais aulas de Educação Física, Teatro e Literatura em horário alternativo, ampliando as oportunidades de aprendizagem. Este procedimento da escola, em seu projeto pedagógico,  exemplifica uma postura de:
		
	
	cuidado para definir o modelo teórico do currículo;
	
	desarticulação do currículo em andamento;
	
	sobrecarga de horário em componentes curriculares facultativos;
	
	uso indevido de procedimento de avaliação.
	 
	diagnose para ampliar a proposta do desenho curricular;

Outros materiais