A faixa de variação de umidade
2 pág.

A faixa de variação de umidade


DisciplinaCinemática dos Sólidos800 materiais5.816 seguidores
Pré-visualização1 página
Explique  tecnicamente em detalhe  os objetivos  de um projeto  estrutural  em aço  e suas etapas .
R= O projeto estrutural tem como objetivo de garantir a segurança estrutural evitando o colapso da estrutura e garantir o bom desempenho da estrutura evitando se a ocorrência de grandes deslocamentos ,vibrações e danos locais . Suas etapas podem ser reunidas em três fases que são : 1º Anteprojeto ou projeto básico quando são definidos o sistema estrutural , os materiais a serem utilizados o sistema construtivo . 2º Dimensionamento ou cálculo estrutural fase na qual são definidas as dimensões dos elementos da estruturas e suas ligações de maneira a garantir a segurança e o bom desempenho da estrutura. 3º Detalhamento , quando são elaborados os desenhos executivos da estrutura contendo as especificações de todos os seus componentes . 
 
 
Uma viga de edifício  comercial esta sujeita a momentos fletores oriundos de  diferentes :
Peso próprio d estrutura metálica  Mg1= 15kN.m
Peso dos outros  componentes  não metálicos  permanentes Mg2 =60kN.m
Ocupação da estrutura  Mq= 40Kn.m
 Vento  Mv= 27kN.m
Calcular o momento  fletor  solicitante de projeto  Md
Qual a importância das ligações  em estruturas de aço ?  Explique tecnicamente quais o comportamento das ligações viga pilar em estruturas de aço.
R= A importância das ligações em estruturas de aço e determinar o esquema estrutural e a escolha do sistema de ligação (parafusado ou soldado) pode significar uma obra mais econômica e tornar a montagem mais prática. Os dois tipos ideais de comportamento das ligações entre vigas e pilares são : ligação perfeitamente rígida que impede completamente a rotação relativa entre viga e pilar (\u3c6=0, isto é os eixos da viga e do pilar se mantêm a 90° após a deformação); ligação rotulada que deixa livre a rotação relativa \u3c6 viga \u2013pilar. 
 
 Oque são estados Limites e quais os tipos .  A que tipos  de ocorrência  eles estão associados ? Explique .
R= Estados limites é quando uma estrutura deixa de satisfazer um de seus objetivos, eles podem ser dividido em: Estados limites últimos estão associados a ocorrência de cargas excessivas e consequente colapso da estrutura devido a perda de equilíbrio como corpo rígido; plastificação total de um elemento estrutura ou de uma seção; ruptura de uma ligação ou seção ; flambagem em regime elástico ou não; ruptura por fadiga. Estados limites de utilização estão associados a cargas em serviços incluem (deformações excessivas e vibrações excessiva .)
 O método dos estados Limites reduz incertezas de cálculo  através das seguintes  premissas:
 R=*Padronização de teste para a determinação de características dos materiais; * especificações de limites ou tolerância nas imperfeições de fabricação e execução ;* método de analise estrutural adequado identificando se as diferenças entre a estrutural real e modelo . 
De acordo  com o processo  de crescimento das arvores ,assinale a alternativa correta
R= Medula é um tecido macio, em torno do qual se verifica o primeiro crescimento da madeira nos ramos novos .
 
A relação  resistência /peso da madeira á compressão é :
R=Livro 50 a 60
Prova = 40 a 70
 
Os principais  elementos constituintes da madeira apresentam se nas seguintes porcentagem
 R= carbono 50% oxigênio 44% hidrogênio 6%
A norma  Brasileira  da ABNT sobre  estruturas de madeira   e a norma:
R= 7190/1997
 
As madeiras sofrem retração  ou inchamento  com variação  da umidade na seguinte  faixa
R=0 % a 30%
 
São exemplos de madeira  duras
 
R: Ipe , aroeira e carvalho 
 
 A faixa de variação de umidade  das madeiras  verdades  tem como  limites aproximado  para as madeiras  mais resistentes  e mais macias :
 R=30% a 130%