Avaliando saude da mulher
7 pág.

Avaliando saude da mulher


DisciplinaFisioterapia na Saúde da Mulher1.325 materiais5.524 seguidores
Pré-visualização3 páginas
apresentando data da última menstruação (DUM 29/04/11). Qual a data provável de parto (DPP) e Idade Gestacional, respectivamente, desta paciente?
		
	
	12/12/12; 10 semanas
	
	12/02/12; 15 semanas
	
	06/01/12; 11 semanas
	 
	06/02/12; 13 semanas
	
	12/01/12; 12 semanas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401189672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
		
	
	Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
	
	Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401698226)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A população feminina brasileira totaliza mais de 98 milhões de mulheres. São as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), seja para o seu próprio atendimento ou acompanhando seus familiares, representando 50,77% da população brasileira. Por isso, a vivência do climatério pelas mulheres está cada vez mais presente, e demanda estratégias que melhorem a qualidade de vida nesse período. A atenção integral à saúde da mulher pressupõe assistência em todas as fases de sua vida. O climatério, por compreender um período relativamente longo da vida da mulher, deve merecer atenção crescente da sociedade, pois a expectativa de vida após a menopausa é atualmente equivalente ao período de vida reprodutiva (Miranda et al, 2014). Reflita sobre as afirmações abaixo e indique o item correto.
		
	
	O uso de ultrassom de 3MHz e drenagem linfática manual é contra-indicado em mulheres climatéricas obesas.
	
	A fisioterapia para o assoalho pélvico tem menos sucesso quando a mulher climatérica faz terapia de reposição hormonal.
	
	São sintomas raros do climatério: suores noturnos, fogachos, rigidez de nuca e mãos, perda do equilíbrio e diminuição da acuidade visual.
	
	No caso de doenças cardiovasculares o fisioterapeuta não poderá realizar exercícios cardio-respiratórios.
	 
	Quando a mulher climatérica apresentar dores musculares e/ou articulares, a fisioterapia poderá atuar por meio de eletrotermofototerapia, crioterapia, massoterapia e/ou terapia manual.