Buscar

AV LIBRAS 1° PERÍODO PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A relação familiar é fundamental no desenvolvimento de todas as crianças. Quanto às crianças surdas, além disso, elas precisam encontrar, no lar, um ambiente linguístico favorável, embora isso nem sempre aconteça, pois, segundo as últimas pesquisas, 95% dos pais ouvintes não sabem a LIBRAS e resistem em aprendê-la. Nos estudos surdos, foram identificados basicamente três núcleos de famílias de surdos, a que citamos acima e mais dois núcleos. Argumente sobre os três tipos de famílias associados à culturalidade surda: a) pais surdos com filhos ouvintes; b) pais ouvintes com filhos surdos; c) pais surdos com filhos surdos.
		
	
Resposta: Pais surdos com filhos ouvintes é maior a chance do filho aprender a usar a língua de sinais. Pais ouvintes com filhos surdos como já foi dito resistem a aprender a língua de sinais, mas, deveriam, para melhor entendimento dos pais com os filhos. Pais surdos com filhos surdos vão aprender fácil a língua de sinais em casa
	
Gabarito:
a) Pais surdos com filhos ouvintes: provoca um redimensionamento de condutas e valores não no sentido de abandonar ou renegar a cultura surda, mas de estabelecer novas relações e interesses em relação à cultura ouvinte; b) pais ouvintes com filhos surdos: situação que provoca, por maior a rejeição que tenha sofrido da família ou a falta de conhecimento sobre língua de sinais e surdez, algum tipo de interação com o que é conhecido como cultura ouvinte; c) pais surdos com filhos surdos: provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena. Todos no núcleo dessa família são usuários e dominam LIBRAS como sendo sua língua materna.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708615696)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Historicamente vários povos se desenvolveram e narraram suas histórias com base em seus folclores e por meio de sua literatura. Podemos citar como exemplo o período Romântico, em que a maioria as nações buscaram uma caracterização de seus heróis e em alguns casos, como o do Brasil, constituíram os formadores da nação. Refletindo sobre essa importância da Literatura, descreva a importância da Literatura surda para essas comunidades linguísticas?
		
	
Resposta: A litateratura tem que ser contada na língua de sinais para o entendimento de todos, criando imagens e textos.
	
Gabarito: A literatura do reconhecimento é de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708991447)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à Língua de Sinais, que exige uma associação entre língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visual-espacial.
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade semelhante às línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva é estabelecida através do canal oral-auditivo também.
	
	A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708515370)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma língua específica desenvolve infinitas combinações linguísticas (ou seja, na língua) que formam as regras desse idioma.
 Dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A libras não possui sinais gramaticalizados.
	 
	A libras possui os elementos gramaticais, mas de forma irregular.
	 
	A libras possui os elementos gramaticais similar às línguas orais como, por exemplo, a sintaxe.
	
	A libras possui gestos gramaticalizados que satisfazem a comunicação entre os surdos.
	
	A libras possui gestos gramaticalizados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709006509)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política inclusiva é uma realidade, para que os surdos possam participar dos diversos espaços sociais e educacionais é necessário que haja o reconhecimento dela como língua de interação e instrução. Isso acontecerá a partir de ações inclusivas. Marque a ÚNICA alternativa que afirma essa proposta:
		
	
	Que o local disponha closed capition em uma tela interativa, quando há senhas para o atendimento ou a ordem de chamada seja pelo nome para os cadeirantes, ou seja, não se aplica essa ação aos surdos.
	 
	Difusão da LIBRAS nos principais serviços públicos e privados e sua inclusão como disciplina curricular nas escolas e faculdades.
	
	Que não proporcione um serviço de atendimento on line e/ou por sms aprofundando-se das tecnologias assistivas.
	
	Que não proporcione um serviço de atendimento presencial adequado a cada especificidade.
	
	Que os surdos façam tratamento fonoaudiológico a fim de aprender a leitura labial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201708615647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Esta relação se dá, principalmente no seguinte caso:
		
	 
	Pais ouvintes de filhos surdos
	
	Pais ouvintes com filhos ouvintes
	
	Pais sinalizantes e filhos surdos
	
	Pais surdos de filhos surdos
	
	Pais surdos com filhos ouvintes
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708513939)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
		
	 
	Não é universal nem homogênea, tendo sido padronizada através de um sistema de escrita própria.
	 
	É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
	
	Não é universal, apresenta um caráter homogêneo, não passando por nenhum processo de padronização.
	
	É heterogênea, não universal, apresenta nenhuma variação linguística. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
	
	Não é universal, é heterogênea, apresentando variações de acordo com região, idade, sexo, etc. Sua padronização se dá através de empréstimo do sistema de escrita Braille.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201708991411)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os pronomes possessivos na LIBRAS somente estabelecem relação de concordância com:
		
	
	Modo
	
	Tempo.
	 
	Gênero.
	 
	Pessoa.
	
	Desinência.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201708513974)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa em que o verbo indicado é direcional:
		
	
	Trabalhar.
	
	Beber.
	
	Comer.
	
	Estudar.
	 
	Perguntar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201709003245)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação:
		
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	 
	Decreto de lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação; Lei 10.098,de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
	
	Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	 
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Outros materiais