Avaliando aquática
7 pág.

Avaliando aquática


DisciplinaAquatica348 materiais322 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais.
II - Renal: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH).
III - Respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital.
IV - Nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	
	II e III
	
	I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401123509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A refração é um princípio físico causado quando a luz se propaga em meios com densidades diferentes, isso pode dificultar a visualização dos exercícios pelo paciente quando estão dentro da piscina. Como é vista a profundidade da piscina e os membros inferiores do paciente quando o fisioterapeuta o observa do lado de fora da água? Assinale a alternativa correta.
		
	
	( )profunidade parece mais funda e membros inferiores parecem não alterar o tamanho.
	
	( )profundidade parece mais funda e os membros inferiores parecem mais curtos.
	 
	( )profundidade parece mais rasa e membros inferiores parece mais curtos.
	
	( )profundidade parece mais funda e membros inferiores parecem mais longos.
	
	( )profundidade parece mais rasa e membros inferiores parecem mais longos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401838492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O paciente está em tratamento hidrocinesioterapeutico há 3 semanas e deseja-se dificultar seus treino aumentando a resistência. O que é possível fazer.
		
	 
	Aumentar a viscosidade da água.
	
	Diminuir a profundidade da imersão.
	
	Diminuir a velocidade do movimento.
	
	Aumentar a fluidez da água, tornando-a menos densa.
	
	Não utilizar recursos auxiliares que facilitem a flutuação.
		
	Data: 30/10/2017 15:57:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401122816)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Pascal, a pressão de um fluido é igual em profundidade constante. A pressão da água é um princípio físico característico da hidrostática. Marque a alternativa que ratifica a afirmativa acima. I- A pressão hidrostática é diretamente proporcional à profundidade do segmento II- A pressão hidrostática é inversamente proporcional à profundidade do segmento III- A pressão hidrostática varia pois quanto maior a densidade do fluido, maior a resistência IV- A pressão hidrostática aumenta à medida que a velocidade do movimento aumenta
		
	
	Apenas I e IV estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	 
	Apenas I está correta
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401231371)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente de 23 anos de idade, atleta amadora de vôlei de areia, sofreu subluxação do ombro em um dos jogos. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica do clube em que jogava, foi encaminhada ao setor de fisioterapia.
Na avaliação cinético-funcional do ombro foi confirmada instabilidade glenoumeral moderada, em razão da qual o fisioterapeuta propôs terapia aquática como parte do processo de reabilitação.
Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações.
I. O principal objetivo da intervenção aquática é o ganho imediato de amplitude de movimento da articulação glenoumeral e de força muscular.
II. O objetivo da terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, é facilitar a mobilização da glenoumeral, evitar aderência da cápsula articular e manter a amplitude de movimento.
III. A flutuação do membro superior, na reabilitação aquática, pode auxiliar os músculos deltoide e supraespinhoso durante a abdução da cabeça umeral.
IV. A indicação de exercícios resistidos realizados na água depende das restrições do tecido em cura, bem como da fase da recuperação da lesão.
É correto o que se afirma em:
(ENADE 2013)
		
	 
	II, III e IV, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	 
	I e II, apenas.
	 
	III e IV, apenas.
	 
	I, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401096681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Independente do tipo de lesão, a dor torna-se incapacitante. O repouso absoluto, por sua vez causa hipotrofia e fraqueza muscular. Em uma fase aguda, os exercícios em terra não são toleráveis. Sendo assim, a hidroterapia é uma alternativa. Quais seus benefícios?
		
	
	manutenção das cargas corporais devido a menor densidade da água em relação ao ar, favorecendo programa de reabilitação mais intenso e precoce
	
	redução das cargas corporais devido ao empuxo, favorecendo programa de reabilitação mais brando;
	
	manutenção das baixas cargas corporais devido a flutuação, favorecendo programa de reabilitação mais intenso e precoce
	
	redução das cargas corporais devido a flutuação, devido a menor densidade da água em relação ao ar favorecendo programa de reabilitação mais brando;
	 
	redução das cargas corporais devido a flutuação, favorecendo programa de reabilitação mais intenso e precoce;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401709558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema cardiovascular apresenta vários efeitos fisiológicos imediatamente após a imersão na água aquecida. Dentre esses efeitos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Vasodilatação periférica
	
	Diminuição do retorno venolinfático
	
	Diminuição da pressão venosa central
	 
	Aumento do débito cardíaco
	
	Taquicardia
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401123445)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em 1900, na Europa, foram desenvolvidas as técnicas de tratamento de fisioterapia aquática conhecidas como Bad Ragaz e Halliwick. Essas eram caracterizadas por: I) Bad Ragaz: utiliza exercícios realizados em diagonais e não faz uso de flutuadores. II) Halliwick: muito usada em pacientes pediátricos e adultos com disfunções neurológicas. Não são utilizados flutuadores no desenvolvimento dos exercícios. III) Bad Ragaz: foi desenvolvido na Suíça no ano de 1957 com objetivo de ensinar o paciente a flutuar. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	( )II
	 
	( )II e III
	
	( )III
	
	( )I e III
	
	( )I