3 CICLO BDQ COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
2 pág.

3 CICLO BDQ COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


DisciplinaComunicação Organizacional2.243 materiais9.678 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Ref.: 201505684326)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Frases como : "Você sabe do que estão falando? ...Dizem que fulano vai dançar...".  são comuns nos corredores das empresas. São os boatos e fofocas que se multiplicam pela chamada "rádio peão" ou "rádio corredor". Sobre esse assunto, analise as asserções a seguir e a proposta de relação entre elas:
I - O RH e os gestores não podem desconsiderar ou desvalorizar a influência da chamada "rádio peão" ou "rádio corredor", que é um problema comum somente em empresas de grande porte e que se caracteriza por boatos e fofocas que se multiplicam entre os empregados. Este problema precisa ser combatido com um diálogo claro e objetivo entre os colaboradores, deixando evidente o que se espera deles e para onde a empresa vai.
PORQUE
II -  Caso não seja administrada, a "rádio peão" aumentará a circulação de boatos, levando a desmotivação da equipe, queda na produtividade, prejudicar a retenção de talentos e até mesmo ultrapassar as paredes da empresa e manchar a empresa no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 
		
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 
	A asserção I é falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são falsas.
	
	A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505645701)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A pratica da adequada comunicação organizacional envolve a adoção de um conjunto de posturas e atitudes que favorecem a presença de resultados objetivos e construtivos no que diz respeito à comunicação interna de uma organização. Dentre eles podem ser mencionados alguns (Identifique a alternativa incorreta):
		
	
	Criar um clima favorável ao processo de gestão;
	 
	Motivar e integrar o público externo à organização;
	
	Incentivar a presença de uma imagem empresarial favorável;
	
	Favorecer ao processo de tomada de decisões;
	 
	Motivar diferentes colaboradores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505671263)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marques de Melo (1975, p. 14) lembra que ¿comunicação vem do latim com\u3bcnis¿,co\u3bcm.Oque\u222broduzaideiadeco\u3bcnhão,co\u3bcnidade¿.Ass\u2208a\u2264aa<ernativa\u2208corr\u3b7:
		
	 
	O termo ¿Empresarial¿ é o mais adequado, pois tem uma maior amplitude, podendo se referir a qualquer tipo de organização ¿ pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações etc., não se restringindo ao âmbito do que se denomina ¿empresa¿.
	
	Um dos pioneiros do estudo desta área, Charles Cooley, observou, em 1909, que a comunicação é &quot;o mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas&quot;.
	
	Tudo o que é vida é comunicação, porque implica necessariamente o transporte de ideias e objetos de um ponto para o outro.
	 
	Comunicação Organizacional, Comunicação Empresarial, Comunicação Corporativa são termos utilizados por muitos autores como sinônimos.
	
	A definição de comunicação foi, ao longo dos anos, registrando uma crescente precisão. Se antigamente se entendia que comunicar era um processo técnico, hoje esse conceito evoluiu num sentido diferente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505674993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é o objetivo de documento eletrônico, o email , no meio corporativo , atualmente?
		
	
	É informar a situação atual que a empresa se encontra
	
	É uma ferramenta que constrói a imagem da empresa junto aos fornecedores.
	
	É uma ferramenta que está na moda e todos devemos utilizar.
	
	É uma das ferramentas que por sua tradução simultânea agiliza o contato com os clientes no mundo todo.
	 
	É um dos principais meios de comunicação corporativo, utilizados hoje em dia ,agilizando o processo entre clientes, fornecedores e colaboradores.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505654465)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A comunicação organizacional via ofício, entregue em cada setor específico de uma determinada organização já foi muito eficiente, mas, no momento, já apresenta algumas desvantagens em relação a outras modalidades de comunicação mais modernas. isso pode ser explicado porque:
		
	 
	O whatsap representa o meio mais eficiente e eficaz em todos os ramos e tipos de colaboradores em uma organização.
	 
	Atualmente, nem todas as pessoas em uma empresa costumam ler esse tipo de aviso.
	
	O e-mail é um meio muito mais rápido e que é acessado, a todo momento, por todos os colaboradores de uma determinada organização.
	
	Nos dias de hoje, é preferível fazer uso de cartas comerciais para fazer algum tipo de comunicado em uma empresa.
	
	É sempre mais rápido usar o modo de comunicação oral direta face a face, em todos os setores de todos os tipos de organização.