Buscar

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE ELEVADAS TEMPERATURAS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PARANAENSE — UNIPAR
RECONHECIDA PELA PORTARIA – MEC N.º 1580, 09/11/93 - D.O.U. 10/11/93
MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA – APEC
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GUAÍRA
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE ELEVADAS TEMPERATURAS EM REVESTIMENTO DE ARGAMASSA. 
Discentes: Gabriel Stinghen, Jefferson Kraemer, Diogo Nandi.
Docente: Vanda Zago Lupepsa.
Docente: Unipar – Universidade Paranaense – Polo de Guaíra/PR. 
Introdução: Perante aos problemas causadores de danos nas estruturas, os incêndios se sobressaem pelo grande poder de destruição. Os mesmos podem estar relacionados à falta de manutenção ou a degradação de edifícios: Nos últimos anos os cientistas estão desempenhando variados trabalhos nessa área, mas até agora poucas soluções estão sendo encontradas.
Objetivo: Estudar um método de combate a danos causados à argamassa quando exposta a alta temperatura.
Desenvolvimento: A utilização de uma argamassa sobre um substrato muda totalmente seu comportamento, principalmente sob a ação de altas temperaturas, tendo, por exemplo, as formações de tensões diferenciadas entre o revestimento e o substrato que apresenta um coeficiente de dilatação menor que ao da argamassa. Assim sendo, precisamos inteirar-se das características e distinguir o comportamento do revestimento frente às altas temperaturas. Quanto aos efeitos térmicos, cada material apresenta uma transmutação dimensional quando há uma variação de temperatura. Devido ao revestimento da argamassa ser de pasta de aglomerante e agregado miúdo, e ambos apresentarem coeficientes de dilatação térmicos diferentes, a variação dimensional por dilatação ou contração demonstra alterações físicas, com uma variação de temperatura iremos perceber o aumento da porosidade, diminuição da densidade, a desidratação, maiores vazios, e com um aumento progressivo da temperatura, brechas de dilatação térmicas se abrem e se propagam facilmente, ocasionando tensões causadoras de deformação e o aparecimento de fissuras.
Conclusão: Constata-se que conhecendo os coeficientes de dilatação dos materiais, será possível estabelecer dosagens de argamassas onde o coeficiente da mesma esteja o mais compatível possível ao do substrato a ser revestido, a fim de evitar grandes diferenças de comportamento decorrentes da dilatação pelo aumento da temperatura, contribuindo na prevenção de possíveis problemas.
Referências:
ESQUIVEL, JUAN. Avaliação da influência do choque térmico na aderência dos revestimentos de argamassa. São Paulo, Brasil – 2009. 262 p.
SCHAEFER, MAURÍCIO. Análise da influência de elevadas temperaturas em revestimento de argamassa. São Leopoldo, Brasil – 2015. 137 p.
TAVEIRA, MÁRCIA. Patologia em revestimento cerâmico de fachada. Estado de Minas Gerais, Brasil – 2008. 81 p.

Outros materiais