UNINTER  fundamentos da administração 1
3 pág.

UNINTER fundamentos da administração 1


DisciplinaIntrodução à Administração25.505 materiais719.300 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Vivemos hoje em um mundo totalmente conectado, com a tecnologia em um papel central e como transformadora do modo de trabalho das empresas. Ao longo dos últimos anos, as organizações tradicionais tiveram que se adaptar ao uso de novas soluções. Tecnologias disruptivas, como cloud computing e Internet das Coisas (IoT), ganharam espaço em um mercado cada vez mais instantâneo \u2014com novos aplicativos a cada dia \u2014 e que obrigam as empresas a entrarem em um modelo constante de reinvenção. Em um cenário de competição global, o sucesso estará presente nas empresas que conseguirem promover a transformação digital e alcançarem o próximo nível. Na prática, é preciso entender que se transformar não significa apenas a aplicação de tecnologias nos processos corporativos. É necessário mudar a cultura da empresa. O primeiro passo dessa mudança é definir um bom plano de ação, fazendo a escolha adequada de soluções digitais que precisam estar alinhadas ao modelo de negócios e bem desenhadas para possibilitarem o crescimento das empresas. Adaptado de http://computerworld.com.br/como-alcancar-o-proximo-nivel-com-uso-de-tecnologias para fins acadêmicos. Esta situação exemplifica a necessidade de planejamento nas organizações, pois:
 
A ( ) As empresas precisam planejar para reduzir seu impacto no meio ambiente.
B. As empresas precisam planejar de maneira informal, sem muita precisão nas informações.
C. As empresas precisam planejar na medida em que são responsáveis por liderar e coordenar seus trabalhadores.
D. As empresas precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
O momento em que sua organização enfrenta um ataque DDoS (Distributed Denial of Service) ou uma infecção por ransomware não é a hora de conversar sobre a divisão do trabalho ou sobre quem deve fazer o que para solucionar a situação. O ideal é que as empresas pensem sobre a possibilidade de serem hackeadas antes de os hackers encontrarem o caminho para isso. Infelizmente, no Brasil, a maioria das empresas não conta com um plano de resposta a incidentes e, ao agir no improviso, acabam demorando ainda mais para solucionar o problema, ampliando os custos de remediação e os gastos relacionados à paralisação de processos essenciais, à perda de oportunidade de negócios e ao deslocamento de mão de obra. Com a ascensão da popularidade de soluções na nuvem e das aplicações mobile, as organizações precisam lidar com um número de pontos de acesso nunca antes visto, e encontram-se mais vulneráveis do que nunca. Diante deste cenário, é impossível blindar a rede contra todo tipo de ameaça. No Brasil, um dos principais erros é não pensar no planejamento destas situações de maneira estruturada e consistente. É comum, por exemplo, que os procedimentos sejam, no máximo, debatidos de maneira informal em algum momento no ambiente corporativo. Adaptado de http://cio.com.br/gestao/2017/03/21/sua-empresa-tem-um-plano-de-resposta-a-incidentes-de-seguranca/ para fins acadêmicos. Esta circunstância exemplifica situações importantes sobre o planejamento. Observe as afirmações a seguir sobre estas situações:
I. O planejamento é a primeira atividade de quem quer organizar ou fazer algo.
II. O planejamento não é necessário quando temos que tomar uma decisão que envolve mais pessoas ou mais recursos internos ou externos à organização.
III. O planejamento deve anteceder as ações e decisões organizacionais, embora algumas delas sejam tomadas em momentos em que não conseguimos fazer um planejamento.
Agora assinale a opção correta:
	A	
Somente a afirmação I é correta
	B	
Somente a afirmação II é correta
	C	
Somente as afirmações II e III são corretas
	D	
Somente as afirmações I e III são corretas
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
A empresa americana de comércio eletrônico Zappos causou um rebuliço na mídia internacional ao anunciar a eliminação de todos os cargos corporativos e se reorganizar seguindo o conceito de holocracia. A ideia por trás da palavra ainda desconhecida pela maioria das pessoas é que, com o tempo, seus 1.500 funcionários estejam organizados em círculos em torno da tarefa a ser realizada, e não mais em pirâmides definidas por cargos e funções. Como ninguém mais tem o título de chefe, um gerente que ontem mandava hoje pode receber ordens \u2014 tudo em prol da flexibilidade e da produtividade. A atitude da Zappos desafia o que há de mais básico e antigo nas relações sociais e corporativas: a hierarquia. Adaptado de http://exame.abril.com.br/carreira/a-nova-hierarquia/ para fins acadêmicos. No entanto, a grande maioria das organizações ainda segue a hierarquia tradicional. Leia as afirmações a seguir acerca destes níveis hierárquicos tradicionais:
I. Existe o nível estratégico em que se encontra a alta gestão
II. Existe o nível tático em que se encontra a gestão intermediária
III. Existe o nível operacional em que se encontra a gestão de staff
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação III é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
Agora assinale a opção correta:
Questão 4/5 - Fundamentos da Administração
A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no mercado. Ao identificar suas principais necessidades, a empresa consegue adotar um sistema que aprimore sua gestão, aumente sua competitividade e proporcione mais chances de sucesso. A criação de indicadores e metas que permitam analisar o desempenho do negócio é essencial para garantir uma boa gestão. Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário. Os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais. Adaptado de http://exame.abril.com.br/pme/10-dicas-para-administrar-melhor-seu-negocio/ para fins acadêmicos. O fato de uma empresa criar e usar indicadores de desempenho a auxilia em uma das funções da administração moderna. Assinale a opção correta quanto a qual das funções diz respeito a esta situação:
	
A - Planejamento: onde há especificação dos objetivos a serem atingidos; definição de estratégias e ações; e desenvolvimento de planos para integração e coordenação de atividades.	
B- Organização: função que distribui as tarefas e recursos; define quem tem autoridade sobre quem; e estabelece quando e onde as decisões devem ser tomadas.	
C -Direção: dirigir significa liderar e coordenar os trabalhadores; selecionar o canal de comunicação mais adequado; e resolver conflitos entre os subordinados.	
C -Controle: significa monitorar e avaliar o desempenho da organização; comparar os resultados com objetivos planejados; e corrigir os desvios encontrados.
	
	
	
	
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
Uma empresa de consultoria administrativa recebeu um telefonema de uma fábrica de máquinas industriais.  Os diretores da fábrica haviam encerrado a reunião trimestral e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações. Os lucros estavam caindo a seis trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle. Os consultores passaram dez semanas analisando as operações da empresa.  Todos os membros foram entrevistados, do principal executivo ao porteiro.  Quando a equipe de consultores encerrou a análise entregou um relatório de 212 páginas à diretoria da empresa.  A seguir temos uma das principais conclusões: \u201c Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. A empresa necessita de