Bons Estudos
7 pág.

Bons Estudos


DisciplinaAlfabetização1.007 materiais2.262 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Bons Estudos! 
Questão 1/10
Leia o fragmento do artigo:
\u201cO domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos\u201d.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, destacam-se objetivos para a língua portuguesa ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas.
II. (F) Produzir textos escritos.
III. (F) Não participar de diferentes situações de comunicação oral.
IV. (V) Escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo.
Questão 2/10
Leia o fragmento do texto:
\u201cA alfabetização de jovens e adultos foi apontada como um território estratégico para fazer frente à exclusão e à desigualdade social e, desse modo, garantir os direitos humanos, a participação cidadã, a valorização da diversidade cultural, da solidariedade entre os povos e a não discriminação\u201d.
A educação de jovens e adultos possui suas especificidades. Analise as afirmativas e, referente ao início do processo de alfabetização de jovens e adultos, assinale a alternativa correta:
 
Importar-se com um conjunto de ações e aprendizagens, como o alfabeto, a relação entre sons e letras e a diversas composições silábicas. 
Questão 3/10
Leia os fragmentos do texto a seguir:
\u201cA ideia da existência de uma área potencial de desenvolvimento cognitivo, definida como a distância que medeia entre o nível actual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade actual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes. O desenvolvimento consiste num processo de aprendizagem do uso das ferramentas intelectuais, através da interação social com outros mais experimentados no uso dessas ferramentas\u201d.
Após a leitura do trecho acima e com base nos conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, acerca do pensamento do Vygotsky, traçando um paralelo com as práticas diárias dos professores de alfabetização, é correto apresentar trabalhos com as seguintes vertentes:
 
Interação, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. 
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
\u201cA comunicação verbal bem como os aspectos socioculturais do ser humano são externados psicofisicamente através da linguagem. Este é meio de expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir as produções culturais nos mais diferentes contextos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação\u201d.
A linguagem é apresentada em diversos aspectos. Sobre a linguagem não verbal podemos afirmar:
Promove a comunicação de ideias, utilizando símbolos gráficos, imagens e, não necessariamente letras.
Questão 5/10
Leia o trecho do artigo:
\u201cO método analítico tem por objetivo fazer com que as crianças compreendam o sentido de um texto, não ensina a leitura através da silabação, incentiva os alunos a produção de textos prestando atenção ao uso da pontuação, estimula a leitura e deixa o aluno à vontade para expor suas ideias\u201d.
De acordo com o trecho do artigo transcrito acima e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, conceitua-se como métodos analíticos alfabetizadores e suas funcionalidades:
I. (V) São aqueles que iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. (F) São aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso palavras e frases.
III. (V) Nesses métodos a criança é considerada alfabetizada a partir do momento em que conhece e reconhece as famílias silábicas.
IV. (F) A alfabetização relaciona-se diretamente ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Questão 6/10
Leia o fragmento do artigo a seguir:
\u201cNas palavras analfabetismo e analfabeto aparece o prefixo a(n)-: Analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, a que falta o alfabeto, ou seja, aquele que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e escrever\u201d.
De acordo com o trecho do artigo e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, são consideradas como atividades para um trabalho inicial de alfabetização:
 
Crachá e listagem de alunos.
Questão 7/10
Leia o trecho do artigo:
\u201cAnalfabetismo é uma palavra utilizada no português corrente para designar a condição daqueles que não sabem ler e escrever; já seu antônimo afirmativo, alfabetismo, mesmo já tendo sido dicionarizado, ainda soa estranho aos falantes do idioma\u201d.
Conforme o livro-base Metodologia da Alfabetização o analfabetismo funcional consiste em:
 
É o sujeito que sabe ler e escrever, porém, não consegue utilizar a língua escrita em seu dia a dia, bem como não consegue realizar a interpretação do que se lê. 
Questão 8/10
Leia o trecho do artigo:
\u201cHá, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever - que se torna alfabetizada - e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita - que se torna\u201d.
São exemplos de atividades que contemplam a apropriação do sistema de escrita e leitura, de acordo com o princípio do letramento:
 
Utilização do dicionário e outras que contemplem a leitura do professor para os alunos em processo de alfabetização. 
Questão 9/10
Leia o texto:
\u201cA alfabetização é mais do que o simples domínio mecânico de técnicas de escrever e ler. É o domínio dessas técnicas, em termos conscientes. É entender o que se lê e escrever o que se entende. É comunicar-se graficamente\u201d.
Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, relacionando a visão de Paulo Freire sob a alfabetização atual, bem como do alfabetizador, analise as afirmativas:
I. (V) O professor deve realizar práticas educativas consistentes.
II. (V) O professor e a escola, enquanto não alterarem suas práticas de memorização e repetição, como a cópia reiterada e mecanização, não atingirão a alfabetização.
III. (F) A criança aprende em função da atividade. Estas devem estimular o raciocínio e a criatividade.
IV. (F) O professor deve trabalhar com atividades teóricas e, somente ao final do processo alfabetizador, introduzir a prática.
Questão 10/10
Leia o fragmento do artigo a seguir:
\u201cA ampla disseminação do termo analfabetismo funcional em âmbito mundial deveu-se basicamente à ação da Unesco, que adotou o termo na definição de alfabetização que propôs, em 1978, visando padronizar as estatísticas educacionais e influenciar as políticas educativas dos países-membros. \u201d
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, o analfabetismo funcional é reflexo de...
 
Métodos alfabetizadores e suas fragmentações e a dificuldade em ensinar a ler e a escrever. 
Ainda não fiz a prova, mas algumas questões que estão sendo solicitadas são:
(se alguém souber a resposta da questão 2 e 3, favor responder)
 
1 - Referente ao nível alfabético, escreva quais são as principais características do alfabetizando.
A criança no nível alfabético consegue ler e expressar o que pensa ou fala. Porém, escreve foneticamente, ou seja, faz a relação entre o som e a letra e ainda não consegue escrever ortograficamente. Por isso, são comuns palavras escritas com pequenos \u201cerros\u201d, como por exemplo \u201cipopotamo\u201d.
2 - A