Controle e Automação AVA
37 pág.

Controle e Automação AVA


DisciplinaAutomaç32 materiais89 seguidores
Pré-visualização7 páginas
no caso de haver alta adesão de energia solar), e altamente carregada durante o restante do dia. 
b. No que se refere à proteção das redes de distribuição, os esquemas de proteção não deverão ser significativamente modificados. Para compatibilizar com esse cenário, apenas pequenas modificações deverão ser feitas nos ajustes dos relés direcionais já presentes nesses sistemas. 
c. A tendência é que todas as grandes centrais de produção de energia elétrica sejam substituídas por microgeração distribuída, simplificando a operação do sistema elétrico e minimizando os impactos ambientais (emissão de gases de efeito estufa) causados pela produção de energia elétrica. 
d. No que se refere ao projeto das redes de distribuição, tais redes há muitos anos foram dimensionadas com cabos com maior seção nominal quanto mais distante da subestação primária. 
e. As transmissoras de energia elétrica serão as mais afetadas, pois esses sistemas carecem de medição e automação/automatização das suas redes, de modo que até os dias de hoje tecnologias para identificação em tempo real de falhas no sistema elétrico não existem na prática. 
Incorreto
Essa questão Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O papel das subestações de transmissão é controlar o fluxo de potência no sistema, condicionar os níveis de tensão e realizar a entrega de energia elétrica para consumidores industriais. Sobre os componentes e suas respectivas aplicações em uma subestação, tem-se:
	Componente
	Aplicação
	1. Disjuntor
2. Transformador de Potencial
3. Relé
4. Fio-terra / cabo guarda
5. Chave seccionadora
	I.    Medição dos níveis de tensão.
II.   Elevar ou abaixar os níveis de tensão para transporte e distribuição da energia.
III. É uma chave elétrica responsável pela desconexão do sistema.
IV. É uma chave mecânica destinada a isolar partes de circuitos elétricos.
V.  Comandar disjuntores por meio da leitura de uma variedade de grandezas elétricas.
VI. Realizar a desconexão do sistema pela fusão de seus elementos metálicos projetados para suportar uma determinada corrente.
VII.   Proteger o sistema contra descargas atmosféricas.
Com base na tabela acima, assinale a alternativa que corretamente correlaciona o componente com a sua respectiva função, na ordem de 1 até 5.
Escolha uma:
a. 1- III, 2- I, 3- VI, 4- VII e 5- IV. 
b. 1- IV, 2- II, 3- VI, 4- VII e 5- III. 
c. 1- III, 2- I, 3- V, 4- VII e 5- IV. 
d. 1- VI, 2- II, 3- V, 4- VII e 5- IV. 
e. 1- IV, 2- II, 3-
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 1999, o Brasil ainda era um país com uma quantidade significativa de sistemas elétricos desconectados do SIN (isolados), o que dificultava uma operação eficiente das bacias hidrográficas espalhadas ao redor do país. Sendo assim, o SIN foi criado e atualmente este é responsável pelo transporte da energia em mais de 99% da demanda nacional (ELETROBRAS, 2017). As áreas que ainda não estão conectadas ao SIN têm seu abastecimento feito tipicamente por pequenas usinas termelétricas ou hidrelétricas locais. Sobre o SIN, tem-se, portanto, as seguintes características:
1) Há uma maior taxa de utilização da energia dos geradores se comparados ao caso de parques operando em ilhados.
2) O intercâmbio de energia entre as diferentes áreas viabiliza uma importação de energia a baixos custos.
3) Mesmo quando há uma ou mais falhas ou paradas por manutenção de equipamentos e linhas, o sistema pode continuar operando normalmente.
4) O sistema pode absorver grandes variações de potência gerada, ou demandada, e não perder o sincronismo.
Com base na lista de características apresentadas acima, assinale a alternativa que corretamente correlaciona cada característica com uma das vantagens do SIN.
Escolha uma:
a. 1) Aumento de economia; 2) aumento de disponibilidade; 3) aumento de estabilidade; 4) aumento de confiabilidade. 
b. 1) Aumento de disponibilidade; 2) aumento de confiabilidade; 3) aumento de economia; 4) aumento de estabilidade. 
c. 1) Aumento de estabilidade; 2) aumento de economia; 3) aumento de confiabilidade; 4) aumento de disponibilidade. 
d. 1) Aumento de confiabilidade; 2) aumento de economia; 3) aumento de disponibilidade; 4) aumento de estabilidade. 
e. 1) Aumento de disponibilidade; 2) aumento de economia; 3) aumento de confiabilidade; 4) aumento de estabilidade. 
Incorreto
Essa questão Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A matriz energética brasileira para produção de eletricidade é predominantemente hidroelétrica (64%), acompanhado por gás natural (12,9%), biomassa (8%), derivados do petróleo (4,8%) e carvão e derivados (4,5%). No que se refere aos níveis de poluição, portanto, as fontes mais poluentes, tais como carvão, petróleo e madeira, têm participação relativamente reduzida na matriz energética brasileira. Logo, é possível afirmar que o Brasil, por ser predominantemente hidroelétrico (baixa emissão de CO2), é um país pouco poluente comparado a outros países ao redor do mundo.
Considerando o contexto brasileiro e a sua matriz energética, qual solução eletro energética seria a mais interessante em um primeiro momento para maximizar o desenvolvimento do país de maneira sustentável?
Escolha uma:
a. Redução muito significativa da utilização de combustíveis fósseis acompanhada por um uso bastante intenso de tecnologias e combustíveis renováveis. 
b. Redefinição das políticas energéticas a fim de incentivar o uso de tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa, cobrando os custos ambientais de alternativas não sustentáveis. 
c. Substituição dos sistemas de aquecimento a gás por aquecimento elétrico principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. 
d. O aumento da eficiência deve permitir suprir a crescente demanda energética mundial, pois, reduzindo-se o desperdício, reduz-se também a necessidade de mais usinas de geração. 
e. Redefinição de políticas energéticas para estimular o racionamento de energia e, assim, reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. 
 
1
thumb_up Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A automação é dividida em alguns níveis básicos, para facilitar o processo de automação e simplificar sua implementação, cada um destes níveis é responsável por um setor da indústria e proporcionam interações entre eles, permitindo que todos os níveis funcionem em harmonia para garantir o bom processo industrial.
Podemos dizer que a automação possui quantos níveis? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A automação possui seis níveis. 
b. A automação possui cinco níveis. 
c. A automação possui quatro níveis. 
d. A automação possui três níveis. 
e. A automação possui oito níveis. 
2
thumb_up Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O primeiro nível da automação diz respeito ao chão-de-fábrica, é responsável pelo maquinário da indústria e suas informações são passadas para os níveis superiores através de redes de comunicação com captação de dados pelo nível 2, que é responsável pelo controle e interface do sistema de automação.
É correto afirmar que os equipamentos de qual alternativa fazem parte do nível 1 de automação?
Escolha uma:
a. Controle PID, Supervisores e Computadores. 
b. Computadores, Controladores e Softwares. 
c. Tornos, Fresas e Bombas Hidráulicas. 
d. Bombas, Compressores e Software de Gestão. 
e. Tornos, Fresas e Controladores. 
3
thumb_up Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Este nível é responsável por todo o controle dos elementos da automação empregados no Nível 1, aqui podemos encontrar os controladores digitais, dinâmicos e lógicos, e dispositivos de supervisão associada ao processo fabril. Estes equipamentos são responsáveis, também, por passar os comandos dos níveis superiores para as máquinas da planta da fábrica.
Este texto faz referência ao conceito de qual nível hierárquico da automação?
Escolha