Controle e Automação
37 pág.

Controle e Automação


DisciplinaAutomaç32 materiais89 seguidores
Pré-visualização7 páginas
aqui o alto grau de incerteza caracteriza o problema com relação ao uso futuro dos recursos da empresa. 
e. Visa alocar tarefas aos recursos disponíveis no sistema, das decisões neste nível de planejamento são tomadas com base em informações com alto grau de certeza (decisões de curto prazo). 
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma grande indústria de implementos agrícola deseja automatizar o processo de fabricação dos cabos de madeira para ferramentas manuais (pás, enxadas, picaretas, machados, etc.), e para isto contratou uma empresa de automação. Você, sendo um profissional recém-contratado desta empresa, ficou responsável pelo processo de impermeabilização dos cabos, pois julgaram que você poderia fazê-lo.
De acordo com este contexto, qual dos tipos de automação melhor se encaixa nas necessidades da empresa, e por qual motivo?
Escolha uma:
a. A automação rígida é a mais indicada, pois apesar de ser um processo simples, deve ser controlada para poder se integrar com o restante do processo. 
b. Por se tratar de uma grande empresa, o melhor método é a automação flexível. 
c. O melhor seria um processo de automatização, pois é apenas um movimento repetitivo que não precisa de correção. 
d. Por ser uma grande empresa o melhor seria o método reprogramável, afinal não devem fabricar tantos cabos assim. 
e. A automação rígida é a melhor para este caso, pois com uma produção grande deve-se sempre aplicar à rígida. 
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Você é um engenheiro que presta consultorias na área de automação industrial, um cliente vem até você, para lhe pedir uma consultoria para automatizar uma da ultima linha de produção que falta ser automatizada em sua empresa, porem o cliente quer manter os postos de trabalho manuais desta linha, logo você percebe o problema.
Cabe a você dizer ao cliente que talvez manter os postos manuais da linha não seja a melhor opção. Utilizado de lógica, qual é a melhor opção para resposta.
Escolha uma:
a. Não que vá ocorrer, mas precisamos estar abertos a possibilidade de ter que remover os postos manuais e atualizar as máquinas caso o processo de automação necessite disto. 
b. Não existe a possibilidade, dentro da automação, de se manter os postos de trabalho manuais. 
c. A automação é a substituição de pessoas por dispositivos e isto implica na remoção dos postos manuais. 
d. Perceba que os postos manuais são um atraso de produção que substitui-los postos automatizados de ultima tecnologia seria bem melhor para a empresa. 
e. Daqui alguns anos sua empresa esta funcionando autonomamente, e os funcionários serão apenas uma lembrança ruim de um passado distante. 
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Controle Antecipativo ou Preditivo é uma técnica moderna que visa resolver o problema da variável assim que esta entra no sistema, desta forma pode-se predizer como corrigir antes que ela chegue até o processo.
Assinale a alternativa que compõe as afirmativas corretas:
I \u2013 O controle preditivo é utilizado em sistemas complexos e de processos demorados.
II \u2013 O controle preditivo é amplamente difundido por ser um sistema simples e de fácil implementação.
III \u2013 Este é um tipo de controle complexo e de alto custo que deve ser empregado apenas em processos que necessitem prevenir erros.
IV \u2013 Esta é a técnica de controle mais aconselhada para sistemas simples e de baixo custo.
V \u2013 O controle preditivo é a técnica que realimenta o sistema com uma vaiável conferida após todo o processo ter sido realizado.
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V. 
b. Apenas I, II e III. 
c. Apenas I e III. 
d. Apenas II, IV e V. 
e. Apenas III e IV 
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma empresa de eletrodomésticos quer lançar uma nova linha de máquinas lava-louças automáticas, e para isso, contrataram um profissional da área de controle para desenvolver o projeto de controle destas máquinas. É um controle simples que será operado por pessoas leigas.
Qual é a forma de controle mais adequada para um projeto deste tipo?
Escolha uma:
a. Controle PID, pois necessita de um controle com grande precisão e pode ser controlado por qualquer pessoa. 
b. Controle de Liga/Desliga, pois os usuários domésticos apenas utilizaram este comando. 
c. Controle preditivo, pois necessita de antecipar as ações a serem tomadas antes da realização do processo. 
d. Controle por malha fechada, por ser simples e agregar valor ao produto. 
e. Controle em malha aberta, por ser simples e de baixo custo podendo ser configurado com simplicidade. 
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma empresa lhe contrata como consultor para melhoramento das suas linhas de produção, ao chegar no local você se depara com uma linha de produção sequencial em que todas as etapas possuem o mesmo tempo de operação, algo extremamente raro. O princípio operativo adotado pela empresa foi o EMPURRA, mas querem sua opinião sobre o assunto e se seria necessário trocá-lo. A figura abaixo ilustra este princípio operativo.
 
 
Observe as afirmativas abaixo:
I \u2013 Por se tratar de um processo simples em que todos os tempos de operação são o mesmo, o uso de armazenagem entre operações é dispensável.
II \u2013 O método PUXA, seria melhor utilizado, pois garante um armazenamento após cada estágio.
III \u2013 Aplicando o princípio MISTO, o processo ficaria mais fluido e garantiria uma maior flexibilização do processo.
IV \u2013 Por não apresentar sublinhas e o processo ser extremamente homogêneo, o principio EMPURRA, pode ser mantido, e é o mais aconselhável nesta configuração.
 
Assinale a alternativa que possui as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. I e IV 
b. I, e III 
c. I, II e III 
d. apenas a IV 
e. II, III e IV 
AVALIAÇÃO:
Correto
Essa questão Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os sistemas de transmissão de energia elétrica são projetados para transportar a energia por grandes distâncias em dezenas a centenas de quilômetros de maneira segura e eficiente (com baixas perdas). Nesse sentido, imaginemos que você é o engenheiro da empresa de transmissão de energia do seu país. Você foi encarregado de calcular as perdas elétricas totais nesse sistema conforme a figura a seguir:
 
 
Cada linha de transmissão possui as seguintes características:
\u2022 1ª linha de transmissão: , e .
\u2022 2ª linha de transmissão: , e .
Com base nas especificações das seções do alimentador (1ª e 2ª linhas de transmissão), assinale a alternativa correta sobre o percentual das perdas elétricas totais em relação ao fluxo de potência que parte da subestação.
Escolha uma:
a. Menor que 5%. 
b. Entre 20% e 25%. 
c. Entre 10% e 15%. 
d. Entre 5% e 10%. 
e. Entre 15% e 20%. 
Incorreto
Essa questão Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A presença de microgeração distribuída em larga escala gera \u201cuma série de desafios na operação desses sistemas quando existirem geradores próximo às cargas (geração distribuída) e mais incertezas na demanda, como a presença de veículos elétricos\u201d. A partir do conhecimento sobre a estrutura tradicional dos sistemas elétricos de potência (SEP), sabe-se que tanto as grandes centrais elétricas, como as empresas de transmissão e as concessionárias de distribuição de energia elétrica devem sofrer uma série de transformações e desafios para os próximos anos.
Nesse cenário de busca por desenvolvimento sustentável, maior adoção de microgeração distribuída e estrutura básica do setor elétrico, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta.
Escolha uma:
a. As empresas de transmissão de energia elétrica, juntamente com a distribuição, também dependerão de uma reforma no setor elétrico, pois, se houver uma adesão massiva de geração na distribuição, a transmissão poderá se tornar mais ociosa durante parte do dia (durante as horas de insolação solar,