pscologia
5 pág.

pscologia


DisciplinaPsicologia da Educação I10.452 materiais337.336 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201701176111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um dos enganos da Psicologia foi o de pretender, através de "testes", medir habilidades/características de seres humanos como "dados", como "coisas objetivas" que podem ser comparadas, mensuradas, classificadas. A inteligência, assim concebida, resulta de  pontuações/cálculos matemáticos realizados por especialistas na área da psicometria; os alunos passam a receber rótulos de normais ou anormais, capazes ou incapazes. Tais classificações ainda podem ser facilmente encontradas no âmbito das escolas públicas, destinadas às camadas populares, apesar da difusão de importantes teorias e estudos sobre os aspectos biopsicossociais do ser humano, a partir, principalmente, de meados do século XX.
Assim, analise a importância de o professor conhecer o contexto sociocultural dos alunos e princípios básicos de processo pedagógico que vise à emancipação humana.
 
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Torna-se fundamental o professor conhecer, investigar a história de vida do aluno, legitimando "outros" saberes tão importantes quanto o domínio cognitivo, e que também são formativos (formação integral), rompendo com o determinismo, com a visão fatalista de mundo, própria da tese da hereditariedade e da psicometria, cuja responsabilidade pelo fracasso ou sucesso escolar e na vida é do indivíduo, se ele apresenta ou não dotes naturais medidos via instrumentos de medida; tendo como finalidade maior, no processo de avaliação escolar, contemplar, mobilizar outras competências, conforme já mencionado anteriormente, trabalhar com o aluno real e não com o aluno ideal e construir uma nova ordem social. A psicologia influenciada pelas ciências naturais mostra que não é neutra, encontrando justificativa científica para o fracasso escolar, via testes de medida, mantendo como "verdade" absoluta conceitos e teses não corroboráveis já negados por outras ciências.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701187837)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual tipo de aprendizagem visa à formação de um cidadão, cônscio de seus direitos e deveres e capaz de agir de forma ética: a aprendizagem por condicionamento ou a aprendizagem significativa? Justifique:
		
	
Resposta: A aprendizagem significativa, pois desenvolve a capacidade de raciocinio e reflexão e também relaciona os conteúdos da vida cotidiana com a vida escolar.
	
Gabarito: A aprendizagem significativa em função de priorizar o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e reflexão, além de relacionar os conteúdos escolares com o da vida cotidiana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701183252)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia pretende explicar de que maneira as crianças e adolescentes mudam no aspecto psicológico no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas. Isto se refere à:
		
	
	Psicologia Cognitiva
	
	Psicologia Organizacional
	 
	Psicologia do Desenvolvimento
	
	Psicologia Social
	
	Psicologia Experimental
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701912524)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Várias teorias foram elaboradas para explicar a existência de tantas crianças repetentes e o que tem levado tantos alunos a abandonar os estudos. Analise as colocações a seguir, e coloque Certo (C) ou Errado (E):
I. A teoria reprodutivista defende a ideia que o fracasso escolar é causado pela própria estrutura da escola. A escola é vista como produtora de desigualdades, onde só se valorizam os padrões culturais das classes dominantes e se discriminam os conhecimentos dos menos afortunados.
 II. A teoria da privação ou carência cultural tem como consequências: 1. Marginalização na escola; 2. Rebaixamento do nível da educação; 3. Desenvolvimento da educação compensatória pré-escolar.
III. Foram organizados, no Brasil, inúmeros projetos de educação compensatória, mas que não apresentaram resultados satisfatórios, servindo para marcar ainda mais a discriminação e a consequente seletividade social. Assinale a sequência correta.
		
	 
	C, C, C
	
	C,C, E
	
	E, E, C
	
	C, C, E
	
	E, E, E
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701694573)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1905, o ministro da Educação da França estava com um problema. Ele queria que toda criança tivesse acesso à escola, mas, para fornecer um ensino adequado a todos, acreditava ser preciso diferenciar aqueles com dificuldade de aprendizagem. Para resolver o problema, procurou o psicólogo Alfred Binet, que, na época, estava envolvido com pesquisas para medir as habilidades mentais humanas. Binet bolou, então, uma bateria de 30 tarefas de dificuldade progressiva. O resultado mostrava se as habilidades da criança estavam de acordo com o esperado para sua idade, ou seja, se ela era ¿normal ou retardada¿. Nasciam assim, há 100 anos, as bases do teste de QI.
Depois de se tornar popular na Europa, os testes chegaram aos EUA. Lá, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, tornaram-se uma das principais ferramentas para avaliar deficiências na aprendizagem, selecionar candidatos e estudar as habilidades mentais do ser humano. Ao mesmo tempo, os testes foram acusados de discriminar raças e de propagar ideias tortuosas, como a que diz que inteligência é hereditária e, por isso, imutável.
Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/cerebro-numa-regua-446067.shtml
Qual  concepç\u101o de desenvolvimento humano está  baseada a elaboração do teste de inteligência construído por  Binet?
		
	
	Sociointeracionista.
 
	
	Ecológica.
	 
	Inatista.
 
	
	Interacionista.
 
	
	Ambientalista.
 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701912540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar da vida breve, escreveu diversas obras que influenciam a educação até hoje. Marcou significativamente uma época. Este teórico considera que os fenômenos psicológicos são sociais. Considera que o social tem um peso significativo no desenvolvimento do ser. Assinale a alternativa que aponte este autor:
		
	
	Sigmund Freud
	 
	Lev S. Vygotsky
	
	Henri Wallon
	
	Paulo Freire
	
	Jean Piaget
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701151839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estava utilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		
	
	Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto
	
	Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
	
	Extinção de comportamento por punição
	
	Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
	 
	Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701694677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O professor Marco  atua na Educação de Jovens e Adultos - EJA, em sua prática pedagógica Marco  enfatiza o insight como instrumento de aprendizagem, incentivando os alunos na busca de   suas próprias percepções e  respostas.
A prática pedagógica do professor Marco está baseada no estudo de qual  teoria psicológica ?
		
	 
	Gestalt.
 
	
	Psicanálise.
 
	
	Behaviorismo Radical.
	
	Ambientalismo.
	
	Behaviorismo.
 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701369287)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Lúcia professora da quarta série,levou seus alunos para cozinha da escola, lá fizeram algumas