Sistema Educacional Brasileiro

Sistema Educacional Brasileiro


DisciplinaPsicologia da Educação I11.816 materiais338.609 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ou tempos diversos.
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Cabe à União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, estabelecer as competências, referenciais e diretrizes curriculares para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum (LDB, art. 9º, inciso IV). 
 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010
 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
I - sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;
 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
 II - estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;
 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
 III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 43. O projeto político-pedagógico , relaciona-se com a autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representa mais do que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 44. O projeto político-pedagógico, instância de construção coletiva que respeita os sujeitos das aprendizagens, entendidos como cidadãos com direitos à proteção e à participação social, ... 
Representa um processo metodológico de aprendizagem que envolve níveis de integração, interconexão, inter-relacionamento e agregação de informações, conteúdos, conhecimentos e saberes, na busca de uma abordagem mais complexa da realidade. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 46. A avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas: 
I - avaliação da aprendizagem; 
II - avaliação institucional interna e externa; 
III - avaliação de redes de Educação Básica. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 47. A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
. 
Vasconcellos, 2002 
Avaliação classificatória 
Desvia a atenção do professor (e, por conseqüência, dos alunos, pais e comunidade) que passa a ficar preocupado em definir \u201co quanto o aluno merece\u201d e não mais em \u201co que é preciso para que o aluno aprenda mais e melhor\u201d.
No âmbito da educação formal é exigida do professor a verificação e mensuração do aprendizado do aluno, apresentando quantitativamente os resultados da aprendizagem. E esses, por sua vez, são obtidos através de provas e testes, que na maioria das vezes não contribui para a construção do conhecimento do aluno.
 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
. 
 Constatar a dificuldade do aluno é muito importante, mas não para poder lhe atribuir \u201cuma nota justa\u201d, e sim para saber exatamente onde está o problema e intervir a fim de resgatar a aprendizagem que ainda não se deu a contento.
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
	
Pesquisas atuais apontam que o processo avaliativo deve cumprir objetivo de oferecer um diagnóstico quanto à aprendizagem e dificuldades dos alunos, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e buscar contemplar a todos. 
Várias são as ações possíveis para se alcançar este objetivo
 - desenvolver metodologia de trabalho interativa em sala de aula
- incentivar que o aluno \u201cdiga com as suas palavras\u201d aquilo que está aprendendo
- buscar expressão diversificada do conhecimento
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 52. A avaliação institucional interna deve ser prevista no projeto políticopedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola.
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Art. 53. A avaliação de redes de Educação Básica ocorre periodicamente, é realizada por órgãos externos à escola e engloba os resultados da avaliação institucional, sendo que os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está. 
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Trata-se de resgatar a escola estatal enquanto escola mantida
com recursos públicos. Mas trata-se também de torná-la realmente uma escola pública,
enquanto dirigida a todos sem nenhuma discriminação e transformá-la numa escola
comunitária, enquanto escola pensada e dirigida por uma sociedade que se
responsabiliza efetivamente por ela.
Gadotti (1997)