Plano de Aula 3
2 pág.

Plano de Aula 3


DisciplinaDireito Penal I63.242 materiais1.030.743 seguidores
Pré-visualização1 página
Plano de Aula: 3
Matéria: Direito Penal I
Nome: Maurício Gonçalves dos Santos
Matrícula: 201702375757
Caso concreto
Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas. 
Embriaguez ao volante causa morte em União da Vitória 
10 de janeiro de 2017,disponível em: http://www.vvale.com.br/seguranca/em briaguez-ao-volante-causamorte-em-uniao-da-vitoria/
 Na madrugada desta terça-feira-, 10, por volta das 2h30 a equipe da Polícia Militar registrou um acidente de trânsito na Rua Wilkys Amazonas Correia, bairro São Braz de União da Vitória, para prestar atendimento a um acidente de trânsito do tipo atropelamento. No local a equipe constatou uma vítima, identificada como José Batista de Oliveira, 40 anos, conhecido \u201cTatu\u201d. A equipe do Corpo De Bombeiros prestou o atendimento inicial conduzindo a vítima para hospital. Segundo as informações da Policia Militar o condutor do veículo Fiat Palio envolvido no acidente estava no local e relatou que a vítima lançou-se embaixo do seu veículo sem que o mesmo tivesse tempo de reação para desviar e evitar o atropelamento. Entretanto o condutor apresentava alguns sintomas de embriaguez e foi submetido ao teste etilométrico o qual acusou a quantia de 0,39 mg/l de álcool, que configura embriaguez. Diante dos fatos o condutor e o veículo foram conduzidos até a 4ª SDP para as providências cabíveis. A vítima acabou vindo a óbito no Hospital.
 A partir da premissa de que o condutor do veículo restou denunciado pelos crimes de embriaguez ao volante e homicídio culposo e que houve o denominado conflito aparente de normas, responda às seguintes questões: 
1. O que se entende por conflito aparente de normas e quais princípios são adotados para solucioná-lo? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
2. Identifique os princípios a serem utilizados para a solução do referido conflito. Responda de forma objetiva e fundamentada indicando a correta capitulação, bem como se serão adotadas as figuras típicas do Código Penal ou do Código de Trânsito Brasileiro (CTB. Lei n.9503/1997). 
R:
1) O conflito aparente de normas ocorre quando aparentemente duas ou mais normas podem ser aplicáveis ao caso concreto, mas de acordo com princípios específicos somente uma delas tem a melhor e mais correta aplicação. Os princípios adotados são esses: consunção/absorção, subsidiariededade, especialidade e alternatividade.
2) Será adotado o crime de homicídio culposo do CTB pelo princípio da especialidade, enquanto a embriaguez por ser crime de perigo, majoritariamente se entende que ficará absorvida pelo homicídio.
Questão objetiva. 
Henrique, não aceitando o fim do relacionamento, decide matar Paola, sua ex-namorada. Para tanto, aguardou na rua a saída da vítima do trabalho e, após, desferiu-lhe diversas facadas na barriga, sendo estas lesões a causa eficiente de sua morte. Foi identificado por câmeras de segurança, porém, e denunciado pela prática de homicídio consumado. Em relação ao crime de lesão corporal, é correto afirmar que Henrique não foi denunciado com base no princípio da: 
a) especialidade; 
b) subsidiariedade expressa; 
c) alternatividade; 
d) subsidiariedade tácita; 
e) consunção;
R: Letra E