apolo 3 Contabilidade Societária#MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
4 pág.

apolo 3 Contabilidade Societária#MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


DisciplinaContabilidade / Ciências Contábeis76.458 materiais515.674 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Contabilidade Societária
As demonstrações contábeis resumem e organizam os dados, tornando-se um conjunto de informações disponíveis aos usuários da contabilidade.
Analise a questão e marque a correta
Sobre as contas de Resultado, analise as proposições em seguida marque a alternativa correta.
I \u2013 A DR evidencia o resultado do período de acordo com o Regime de Competência.
II \u2013 As contas Reservas e Lucro Real, fazem parte das contas de Resultado;
III \u2013 O resultado apurado na DR corresponde ao resultado econômico, que é diferente do resultado de caixa.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I \u2013 II \u2013 III
	
	B
	I \u2013 II 
	
	C
	II \u2013 III
	
	D
	I \u2013 III 
	
	E
	Apenas a proposição III
Questão 2/5 - MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
\u201cSegundo a própria BM&FBovespa, ela é uma companhia que realiza a gestão de mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, e ainda presta serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes\u201d.
Leia as proposições e assinale Verdadeiro ou Falso:
(    ) Especuladores são pessoas que, por meio da bolsa de valores, visam a obter rendimentos no curto prazo, sem muita consideração pela ação comprada, mas sim pelo potencial de ganho no curto prazo.
(    ) O IBOV utiliza mais de 300 companhias para seu cálculo, pois na bolsa existem em torno de 350 empresas listadas.
(    ) Gestores financeiros são aqueles que buscam nos produtos da bolsa de valores uma forma para obterem rendimentos no longo prazo.
(    ) A bolsa oferece uma grande variedade de produtos e serviços, com a negociação de ações, de títulos de renda fixa, câmbio pronto e contratos derivativos referenciados em ações, ativos financeiros, índices, taxas, mercadorias, moedas entre outros.
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V- F
	
	E
	F \u2013 F \u2013 V - V
Questão 3/5 - MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
\u201cA BM&FBovespa criou o segmento Bovespa Mais, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento do mercado acionário brasileiro e incentivar o crescimento de pequenas e médias empresas por meio do mercado de capitais\u201d.
Sobre o Bovespa Mais é correto o que se afirma em:
I \u2013 No Bovespa Mais as organizações não podem realizar captações de recursos mais reduzidas, quando comparadas ao Novo Mercado.
II \u2013 Esse segmento possibilita a listagem da empresa sem negociar ações desta. É como se a empresa estivesse em uma vitrine para investidores.
III \u2013 A bolsa incentiva empresas a entrarem no Bovespa Mais, pois serão futuros IPOs, mas não existem isenções de taxas e descontos regressivos, diferentemente dos segmentos Novo Mercado, Nível 1 e 2.
IV \u2013 O Bovespa Mais permite que as empresas entrem no mercado de forma gradativa, o que possibilita que as empresas implementem gradualmente altos padrões de governança corporativa e transparência.
Nota: 20.0
	
	A
	I está correta
	
	B
	I e IV estão corretas
	
	C
	II e IV estão corretas
	
	D
	II e III estão corretas
	
	E
	III e IV estão corretas
Questão 4/5 - Contabilidade Societária
As demonstrações contábeis resumem e organizam os dados, tornando-se um conjunto de informações disponíveis aos usuários da contabilidade.
Analise a questão e marque a correta
\u201cSão os gastos efetuados pela empresa na fabricação dos seus produtos, nas vendas de suas mercadorias ou na prestação dos serviços.\u201d
De acordo com o material de estudo da aula 04, refere-se à:
Nota: 20.0
	
	A
	Despesas
	
	B
	Custo
	
	C
	Perdas
	
	D
	Deduções de vendas
	
	E
	Lucro operacional
Questão 5/5 - MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
\u201cA BM&FBOVESPA oferece vários segmentos especiais de listagem, que são: Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1. Todos foram criados pensando no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, adequando a listagem aos diferentes perfis de empresa\u201d.
Sobre os segmentos de listagem é correto o que se afirma em:
I \u2013 A terceira linha consiste nos tipos de ações emitidas, com destaque ao Novo Mercado que só permite ações ordinárias, ou seja, ações com direito a voto.
II - O conceito free float representa um percentual mínimo da quantidade de ações em circulação no mercado secundário: todos os segmentos exigem que 25% das ações da empresa sejam negociadas no mercado secundário, que estejam em circulação.
III \u2013 Poderíamos interpretar o Nível 1 como empresas que possuem gestão menos evoluída. O nível 2 seria o intermediário e o Novo Mercado representa empresas com um grau de desenvolvimento gerencial maior.
IV -  Todos os segmentos exigem rígidas regras de governança corporativa que superam as obrigações existentes na Lei das Sociedades por Ações.
Nota: 20.0
	
	A
	I está correta
	
	B
	I e III estão corretas
	
	C
	II está correta
	
	D
	II, III e IV estão corretas
	
	E
	III e IV estão corretas