Buscar

Aula I Engenharia, Sociedade e Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Ellen M. S. Cardoso
Engenheira Civil, Esp. Em Gestão da Construção Civil e Segurança do Trabalho.
ellensancard@gmail.com
*
*
“Um homem pode o que sabe.”
Thomas 
Historiador Escocês (1795-1881)
*
*
O vocábulo “engenharia” deriva do latim ingenius, (in, “dentro”; genius, “divindade que preside a cada um”). O sentido subjacente é de “talento natural, capacidade intata”. Posteriormente, a palavra assumiu o significado de “aparelho, equipamento bem planejado”. Depois passou a definir “aparelho mecânico”. Assim, o indivíduo que lidava com máquinas era o como engenheiro.
*
*
Itália (Séc XIV):
utilização da palavra “ingenium” (engenho ou habilidade);
Séc XVIII:
passou a designar “aqueles que faziam técnicas com base em princípios científicos”
Séc XIX:
termo “engenharia” em português.
*
*
Leonardo da Vinci (Séc. XVI)
	- Construir engenhos baseado nos princípios básicos das ciências;
	- Projeto da roda d’agua (princípio da turbina hidráulica);
Galileu (Séc. XVII)
	- Surgimento da Ciência Moderna;
	- Substituição das argumentações filosóficas pela observação dos fatos;
	- Estudo das leis de gravitação, oscilação e resistência de materiais. 
*
*
1774 : École Polytechnique
ensinar aplicações de Matemática aos problemas de Engenharia;
Primeiras escolas eram voltadas para o ensino prático (técnicas e processos): siderurgia, tecelagem, máquinas a vapor. 
Séc XVIII : sistematização dos conhecimentos, desenvolvimento da matemática e compreensão dos fenômenos físicos;
*
*
1810 : Academia Real Militar, primeira escola de Engenharia;
1823 : Permitido o ingresso de civis;
1874 : Escola Politécnica do Rio de Janeiro;
1876 : Ouro Preto (Escola de Minas);
1893 : Politécnica de São Paulo
*
*
Definição
A engenharia é a ciência embasada em conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades ao homem, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo. 
Órgão Regulador da Profissão:
 Esfera Federal: CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. 
Esfera Estadual: CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
*
*
ARÍATE
Torre de Salto
*
*
Catapulta
Trabuquetes
*
*
*
*
*
*
Soluciona Problemas
Inovação
Ética
Comunicador
Equipe
Liderança
Competência
Pensamento crítico
Pensamento Lógico
Organização
Bom senso
Criatividade
Envolvimento com a Comunidade
*
*
“ É o conjunto de conhecimentos científicos e tecnológicos de base físico-matemática, que com a técnica e a arte analisa, cria e desenvolve sistemas e produtos, processos e obras físicas, mediante o emprego da energia e de materiais, para proporcionar à humanidade com eficiência e sobre bases econômicas, bens e serviços que lhe dêem bem estar com segurança e crescente qualidade de vida, preservando o meio ambiente”.
 
Comissão Consultiva de Engenharia do Mercosul Montevidéu, novembro/1999.
*
*
Engenharia aeroespacial;
Engenharia aeronáutica;
Engenharia agrícola;
Engenharia de agrimensura;
Engenharia agronômica;
Engenharia de alimentos;
Engenharia ambiental;
Bioengenharia;
Engenharia cartográfica;
Engenharia de computação;
Engenharia de comunicações;
Engenharia de controle e automação;
Engenharia econômica;
Engenharia elétrica;
Engenharia ferroviária;
Engenharia física;
Engenharia florestal;
Engenharia genética;
Engenharia hidráulica (ou hídrica);
Engenharia mecânica;
Engenharia mecatrônica;
Engenharia metalomecânica;
Engenharia metalúrgica;
Engenharia militar;
Engenharia de minas;
Engenharia naval e oceânica;
Engenharia nuclear;
Engenharia de produção;
Engenharia de produção agroindustrial;
Engenharia química;
Engenharia de recursos hídricos;
Engenharia sanitária;
Engenharia de segurança;
Engenharia de telecomunicações;
Engenharia civil
*
*
“Ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica, assim como da engenharia sanitária.”
*
*
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras
*
*
 Estruturas e Construção Civil:
É a área relacionada ao cálculo e execução de obras civis, abrangendo o dimensionamento de obras tais como edifícios, pontes e demais componentes estruturais.
*
*
 Sistemas Construtivos e Materiais
É a área que estuda: propriedades, utilização e desempenho dos materiais empregados na construção civil; técnicas, planejamento, execução e controle de obras; gerenciamento da construção. 
*
*
 Hidráulica e Saneamento
É a área de estudos de obras de sistemas de saneamento: água de abastecimento, esgoto sanitário, lixo e drenagem; obras hidráulicas: barragens, sistemas de irrigação; controle de poluição, uso e manejo dos recursos hídricos .
*
*
 Geotécnia:
É a área da engenharia civil que estuda a utilização de solos e rochas como materiais de construção ou quando submetidos a solicitações. Envolve o projeto e execução de obras de terra, fundações, obras subterrâneas, estabilidade de maciços, pavimentação, etc. 
*
*
 Transportes
É a área voltada ao planejamento e gerenciamento de sistemas de transporte (público e privado); projeto de sistemas viários; engenharia de tráfego. 
*
*
Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes se você pensa em construir uma casa, por exemplo. 
Quais as diferenças?
Quais são necessários?
Qual devo contratar?
*
*
Diferenças:
Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.
Em obras de pequeno porte, como na construção de uma casa, ou sobrado, o arquiteto também pode realizar os cálculos estruturais, bem como o acompanhamento, assumindo a responsabilidade. Já o engenheiro civil, por sua vez, pode também criar um projeto arquitetônico.
*
*
arquiteto:
A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto da casa que contemple suas necessidades e  preferências. Na prática , geralmente é o arquiteto quem dá início aos estudos para elaboração e planejamento da futura obra conforme as vontades do cliente.
*
*
Na planta que o profissional elabora, está representada a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de idéias ligadas ao paisagismo e design de ambientes. 
 condições do ambiente : iluminação, ventilação, insolação
determina o tipo acabamentos
define a no projeto medidas que garanta conforte e qualidade
habilidades de elaborar projetos de urbanismo
*
*
engenheiro:
O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área de “ciências exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.
*
*
Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. 
Analisa as cargas; faz a distribuição
Avalia a capacidade do terreno
Define o tipo
de fundação
Dimensiona estrutura
Especifica a resistência dos materiais; consumo
Normalmente é o engenheiro civil que dimensiona as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dentro das normas técnicas.
*
*
Normalmente é o engenheiro civil que dimensiona as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dentro das normas técnicas.
Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.
*
*
Quem devo escolher?
Embora o Arquiteto e o Engenheiro Civil atuem com focos diferentes, legalmente ambos têm atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. Dessa forma, cabe ao cliente definir a sua escolha. Geralmente em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, é frequente as pessoas contratarem apenas um deles para a sua construção. Nesta condição deve considerar não somente os custos de contratação mas principalmente deverá buscar informações da qualificação técnica e experiência de cada um.
*
*
 INSTRUÇÕES:
 03 fichas de cores diferentes = 1 pirulito + 1 ficha como troco ( pode escolher a cor).
 03 pirulitos = 07 fichas de qualquer cor (pode escolher a cor). 
*
*
 Analise do Jogo:
Compare os resultados da 1ª e 2ª rodadas. Analise os seguintes aspectos: Sentimento dos participantes; Concorrência entre membros: no jogo e nas empresas; Colaboração X Competição: entre e intra-grupos; Participação dos integrantes do grupo; Importância do planejamento; e  Analogia com a realidade do engenheiro e a sociedade.
*
*
Se você parar para observar o mundo contém dois tipos de seres:
Naturais
O seres naturais são formandos pelos processos na natureza, pelo vento, pela chuva entre outros intemperes. Historicamente, o papel das ciências naturais é investigar esses fenômenos naturais. Quando os geólogos, físicos e químicos analisam os seres naturais, em geral procuram responder a perguntas como:
De que forma este objeto se comporta?
De que é feito?
Como se formou?
*
*
Artificiais
Esse tipo de ser existente em nosso planeta, e em outros locais do sistema solar, foram todos projetados e construídos com um objetivo: satisfazer necessidade e desejos complexos da humanidade. A lista de necessidades humanas básicas inclui alimentos, água, habitação, saneamento, comunicações, educação e lazer.
*
*
O objetivo principal da engenharia é aplicar a tecnologia, em combinação com fenômenos naturais, para obter as coisas que desejamos ou de que necessitamos. Enquanto as ciências naturais procuram descobrir como as coisas são, a engenharia propõe a seguinte questão:
Que forma devemos da a esta coisa para que ela sirva ao propósito desejado?
*
*
Olhando a nossa volta, é fácil percebermos uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos.
Muito do que as evoluções da ciência e da tecnologia têm proporcionado nos facilita a vida, economiza tempo, protege nossa saúde. Isso em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia.
 Aliás, o importante papel da engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente:
Sistemas de transporte e de comunicação;
Sistema de produção, processamento, e estocagem de alimentos;
Sistema de distribuição de água e energia.
*
*
Graves questões também surgem ou são majoradas em decorrência dos avanços, como a desigualdade social a crescente depredação da natureza ou a dominação de povos pela força do poder. Todas essas questões são de responsabilidade do profissional de engenharia, pois somos nós, engenheiros, que ajudamos a criar as condições técnicas para que esses problemas aconteçam. Por isso devemos estar atentos – além das questões técnicas - também para as questões sociais e pessoais decorrentes de nossas ações.
*
*
Vários aspectos devem ser lembrados no início de um curso de engenharia.
Formação profissional: ninguém vai ser reconhecido como engenheiro se não dominar minimamente os tópicos de sua área de trabalho.
Ainda como estudantes, é importante termos ao menos uma noção do papel que desempenharemos futuramente, não apenas no campo estritamente técnico, mas também como cidadãos. 
*
*
Desde o início de um curso de graduação devemos considerar que possivelmente só seremos engenheiros ativos, contribuindo de forma substancial para a resolução de problemas, dentro de sete ou dez anos.
Para que nosso trabalho contribua de forma significativa para o avanço da tecnologia e para o bem-estar social, deve haver uma certa dose de ousadia nesse trabalho. Se todos os engenheiros fossem excessivamente cautelosos, usando apenas materiais, processos e sistemas já consagrados, a engenharia permaneceria estagnada, e todos continuariam a fazer apenas o que outros já fizeram.
*
*
Isso não significa menosprezar o significado de realizações passadas. Mas devemos ter em mente que correr riscos faz parte da profissão, e que de novas experiências podem surgir novas e revolucionárias soluções.
Considerando que empregando novas técnicas e aplicando novas teorias, teremos oportunidade de contribuir de forma mais significativa para o desenvolvimento da profissão e, muito provavelmente, para o avanço da própria sociedade.
*
*
Com tudo quase todos os problemas de engenharia são abertos, ou seja, não possuem uma solução única; Porém o fato de um problema ter mais de uma solução não significa que será fácil resolver; na verdade, o fato de existirem várias soluções possíveis muitas vezes torna o problema mais difícil.
Os engenheiros precisam aprender novas habilidades, tais como:
Formular um problema de projeto
Formular hipóteses
Formular possíveis ideias para projetos
Buscar soluções
Planejar e programar atividades 
Usar recursos com eficiência 
Organizar os componentes e atividades de um grupo
 
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais