FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO   AV1   2017
4 pág.

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO AV1 2017


DisciplinaFundamentos de Direito Empresarial e Tributário1.532 materiais2.749 seguidores
Pré-visualização1 página
Fechar
	Avaliação: » FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	CELIA REGINA TEIXEIRA
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2017 16:40:54 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603956944)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com as normas previstas no direito empresarial, em qual momento o registro de uma sociedade se torna obrigatório? Onde deve ser realizado o registro de uma sociedade empresária e de uma sociedade simples? 
		
	
Resposta: Da sociedade empresaria no registro publico de empresas mercantil de sua sede, e da sociedade simples no cartorio de registro civil.
	
Gabarito: Nos termos do que dispõe o art. 967 do CC/2002, o registro se torna obrigatório antes do início de sua atividade. A sociedade empresária deve ser registrada no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede (Junta Comercial). Já a sociedade simples no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603934478)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O contrato de representação comercial e o contrato de agência são duas espécies de contrato muito utilizados, com particularidades próprias, devendo você conceituá-los.
		
	
Resposta: O contrato de representação comercial
	
Gabarito: O contrato de representação comercial é pelo qual uma das partes, pessoa física ou jurídica, se obriga a promover a realização de certos negócios para a outra parte, mediante o pagamento de remuneração. O contrato de agência é aquele pelo qual uma pessoa ¿ o agente ¿ assume, em caráter não eventual, e sem vínculos de dependência, a obrigação de promover à conta de outra ¿ o preponente ou fornecedor ¿ mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604001847)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considera-se Princípios Fundamentais do Direito, exceto: 
		
	
	A soberania. 
	
	A dignidade da pessoa humana. 
	
	A independência funcional. 
	
	Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 
	
	A cidadania. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603413009)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É correto afirmar, em relação ao empresário e à sociedade empresária:
		
	
	A lei assegurará, ao empresário rural e ao pequeno empresário, tratamento diferenciado, favorecido e simplificado, quanto à inscrição e respectivos efeitos.
	
	Em nenhuma hipótese poderá o incapaz exercer a atividade empresarial, já que privativa de quem estiver em pleno gozo da capacidade civil.
	
	Ainda que legalmente impedido, quem exercer a atividade empresarial não responde pessoalmente pelas obrigações contraídas e sim a pessoa jurídica que representa.
	
	É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
	Considera-se como empresário, como regra, também quem exerça profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604077670)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	São requisitos para a caracterização da sociedade empresária:
		
	
	Todas as atividades exercidas por profissionais intelectuais
	
	Aquisição de bens para uso próprio
	
	Somente aquelas atividades exercidas por cooperados
	
	Todas as atividades que possuam fins econômicos
	
	Circulação de bens e serviços
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603381447)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale abaixo o domicílio correto da pessoa jurídica.
		
	
	Endereço da filial.
	
	Endereço da sede. 
	
	Endereço pessoal dos sócios.
	
	Endereço do órgão competente do seu registro.
	
	Endereço dos sócios juridicamente falando.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604082410)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O que se pode entender por uma sociedade despersonificada?
		
	
	Aquela que possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
	
	Aquela que possui um sócio oculto, que não aparece perante terceiros
	
	Aquela conhecida como sociedade anônima ou por ações
	
	Aquela que possui seus atos constitutivos inscritos no Cartório de Registro Civil
	
	Aquela que não possui seus atos constitutivos inscritos na Junta comercial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603940765)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Existem normas previstas no Código Civil nas quais se admite a responsabilização dos sócios pelas obrigações da sociedade limitada.São direitos dos sócios na Sociedade Limitada,EXCETO:
		
	
	Participar no resultado social;
	
	Fiscalizar a administração;
	
	Retirar-se da sociedade;
	
	Lealdade;
	
	Contribuir para as deliberações sociais. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603935937)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quanto à estrutura como:
		
	
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador ¿ que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Nominativos: títulos em que o emitente identifica o beneficiário, registrando-o em livro próprio. Exemplo: ações nominativas das S/A. Á ordem: títulos passíveis de endosso, em branco (lança-se a assinatura sem indicar a favor de quem se endossa) ou em preto (endosso com indicação do nome do beneficiário).
	
	livres : o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Nominativos : a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Livres: não existe um padrão definido para sua confecção, podendo ser emitidos de forma livre, observados os requisitos da lei. Exemplos: nota promissória e letra de câmbio. Vinculados: a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603934472)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É um contrato de origem norte-americana, em que um comerciante ou industrial, necessitando de certos equipamentos, que não lhe convém adquirir, obtém de uma instituição financiadora que os cumpre e os alugue, permitindo à locatária no fim do período da locação a aquisição por preço que leve em conta os aluguéis. O conceito acima se refere ao:
		
	
	Contrato de leasing; 
	
	Contrato de compra e venda; 
	
	Contrato de mútuo; 
	
	Contrato de agência;
	
	Contrato de distribuição