AV2- filosofia da educação
18 pág.

AV2- filosofia da educação


DisciplinaFilosofia da Educação8.670 materiais254.834 seguidores
Pré-visualização3 páginas
a alternativa que está correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. V, V, V, V. \ufffc
O método platônico toma por base as etapas do método socrático. O método da dialética é o único que procede, por meio da destruição das hipóteses, a caminho do autêntico princípio, a fim de tornar seguros os seus resultados, e que realmente arrasta aos poucos os olhos da alma da espécie do lodo bárbaro em que esta atolada e eleva-os as alturas. O procedimento dialógico adotado por Sócrates serve para fazer com que os interlocutores descubram a debilidade de suas opiniões (argumentos). Platão aposta que o homem consegue se aproximar das coisas em si, ir além das opiniões. Também crê na possibilidade humana de se chegar \u2013 ou ao menos se aproximar \u2013 a algo irrecusável e seguro para todos enquanto todos são racionais. O processo proposto por Platão vai das opiniões (dóxa \u2013 escuridão) as teorias. Este caminhar prático/teórico e a dialética; para Platão, a única forma em que podemos filosofar. Essa alternativa é falsa, o processo de Platão vai das opiniões às essências; então as teorias.
c. V. V, F, F.
d. F, V, V, F.
e. V, V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
QUESTÃO 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Reforma Protestante foi um movimento que uniu o inconformismo com certas ações da Igreja e as novas condições sociais e econômicas da Europa no século XVI. Trata-se da intensificação de uma crise que vinha se desenvolvendo desde o final da Idade Media, motivada pelo crescente descontentamento, e até rejeição, com o clero por parte de outros setores da sociedade, e mesmo por cisões internas nas ordens religiosas. De acordo com ideias trazidas a partir da Reforma Protestante, assinale (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O protestantismo questionava vários dogmas e práticas instituídos pela Igreja. Em sua visão, não devia haver nenhum intermediário entre a alma e Deus. Essa nova abertura para uma relação pessoal e direta com o divino estava alinhada com um dos principais valores da renascença: o individualismo.
( ) Ao contrário dos católicos, Lutero enfatizava a necessidade de educação e da alfabetização para o estudo individual da Bíblia. Considerando a educação infantil uma prioridade, o chefe da Igreja Protestante solicitava às autoridades que assumissem a tarefa de educar as crianças, lançando as primeiras sementes do ideal de uma educação universal e pública.
( ) Criticando os métodos antiquados e punitivos do ensino escolástico, a educação luterana passou a valorizar o ensino da literatura, da música, da história e da matemática. A educação jesuíta, por sua vez, permaneceu centrada na rígida disciplina e se manteve mais ligada a educação clássica e erudita, ao ensino do Latim e da Retórica.
( ) A ciência passou por transformações, conquistando um espaço insignificante para as fontes do conhecimento humano, já que essas transformações científicas que ocorreram, acabaram não influenciando de forma determinante a educação moderna por meio da concepção empirista do conhecimento.
( ) O protestantismo não questionava os dogmas e práticas instituídos pela Igreja. Em sua visão devia haver intermediário entre a alma e Deus. Essa nova abertura para uma relação pessoal e direta com o divino não estava alinhada com um dos principais valores da renascença: o individualismo.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
b. V, F, V, V, V.
c. V, V, V, F, F. \ufffc
As três primeiras proposições são verdadeiras, conforme as ideias apresentadas no decorrer da Reforma Protestante. A quarta é falsa, pois a ciência passou por uma verdadeira revolução, conquistando seu espaço como uma das mais importantes fontes do conhecimento humano. A revolução científica influenciaria de forma determinante a educação moderna por meio da concepção empirista do conhecimento. A quinta também é falsa, pois se contradiz com a primeira que é verdadeira.
d. F, F, F, V, V.
e. F, V, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
QUESTÃO 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a definição de filosofia, Dermeval Saviani apresenta a sua dizendo que: Com efeito, se a filosofia é realmente uma reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta, entretanto ela não é qualquer tipo de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto. (SAVIANI, 2007, p. 20- 21). Fazendo uso dos três requisitos citados por Saviani, coloque V para as afirmações corretas e F para as falsas.
( ) Radical - Exige-se que o problema seja colocado em termos essenciais. Quer dizer, e preciso que se vá até as raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
( ) Rigorosa - Como que para garantir a primeira exigência, deve-se proceder com concisão, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.
( ) De conjunto - O problema não pode ser examinado de modo parcial, mas na perspectiva de um todo, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que esta inserido.
( ) Radica \u2013 não exige-se que o problema seja colocado em termos essenciais. Não é preciso que se vá até as raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, não exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
( ) Rigorosa \u2013 não precisa ser concisa, ou seja, sistemática colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência não pode comprovar.
Resposta correta:
Escolha uma:
a. V \u2013 V \u2013 V \u2013 F \u2013 F. \ufffc
Os três requisitos citados por Demerval Saviani são a radicalidade, o rigor e o conjunto, sendo que são caracterizados por: Radical: Exige-se que o problema seja colocado em termos essenciais. Quer dizer, e preciso que se vá até as raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade. Rigorosa: Como que para garantir a primeira exigência, deve-se proceder com concisão, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar. De conjunto: O problema não pode ser examinado de modo parcial, mas na perspectiva de um todo, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido.
b. V \u2013 V \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
c. V \u2013 F \u2013 V \u2013 F \u2013 V.
d. F \u2013 F \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
e. F \u2013 F \u2013 F \u2013 F \u2013 V.
Feedback
A resposta correta é: V \u2013 V \u2013 V \u2013 F \u2013 F..
QUESTÃO 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Compreende-se a perspectiva mítica não como algo falso ou uma construção mirabolante, mas como uma forma de conhecimento, uma visão de mundo, um conjunto de práticas e valores que agregam a certos grupos humanos. Marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, sobre a forma de conhecimento do homem, ao produzir mitos, ou seja, a consciência mítica.
( ) Tem como objetivo dar sentido à vida; ordenar as relações entre si e o Universo, geralmente sacralizado (divinizado), e entre os fenômenos deste;
( ) Justifica e consolida práticas sociais (relações de trabalho, casamento, condutas e posições sociais etc.);
( )\u201cExplica\u201d as origens do Universo, dos seres vivos e de práticas sociais estabelecidas.
( ) É o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V \u2013 V \u2013 V \u2013 F.
b. F \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
Gislaine
Gislaine fez um comentário
Não, é a prova objetiva AV2
0 aprovações
Ruth
Ruth fez um comentário
de Pedagogia
0 aprovações
Ruth
Ruth fez um comentário
vcs tem a senha do Exame Final da Fael?
1 aprovações
Carregar mais