AV2- filosofia da educação
18 pág.

AV2- filosofia da educação


DisciplinaFilosofia da Educação8.683 materiais254.963 seguidores
Pré-visualização3 páginas
c. F \u2013 F \u2013 F \u2013 F. \ufffc
A forma de conhecimento (modos de ver o mundo), o homem, ao produzir mitos, ou seja, a consciência mítica procura: dar sentido à vida; ordenar as relações entre si e o Universo, geralmente sacralizado (divinizado), e entre os fenômenos deste; justificar e consolidar práticas sociais (relações de trabalho, casamento, condutas e posições sociais etc.); \u201cexplicar\u201d as origens do Universo, dos seres vivos e de práticas sociais estabelecidas.
d. V \u2013 F - V \u2013 F.
e. F \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
Feedback
A resposta correta é: V \u2013 V \u2013 V \u2013 F..
QUESTÃO 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Martinho Lutero (1483-1546), sacerdote alemão da Ordem dos Agostinianos e professor de teologia, foi excomungado da Igreja Católica em 1521, passando a liderar a Reforma Protestante, responsável pelo surgimento de novas instituições religiosas e pela cisão da unidade cristã. O protestantismo questionava vários dogmas e práticas instituídas pela Igreja. Analise cada alternativa que segue, e destaque aquela que se apresenta INCORRETA acerca da Reforma Protestante.
Escolha uma:
a. Instituiu a Companhia de Jesus, conhecida como ordem jesuíta. Os jesuítas se ocuparam mais diretamente da educação e da pregação. .
b. Lutero enfatizava a necessidade de educação e da alfabetização para o estudo individual da Bíblia.
c. Considerava a educação infantil uma prioridade.
d. Não devia haver nenhum intermediário entre a alma e Deus. \ufffc
Instituiu a Companhia de Jesus, conhecida como ordem jesuíta. Os jesuítas se ocuparam mais diretamente da educação e da pregação. A qual se faz referência da Contrarreforma.
e. Perdoar 70 X 7 quem te magoou, ou seja, os inimigos e as pessoas que te querem mal. .
Feedback
A resposta correta é: Instituiu a Companhia de Jesus, conhecida como ordem jesuíta. Os jesuítas se ocuparam mais diretamente da educação e da pregação. ..
QUESTÃO 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, nota-se que muitos profissionais da área da educação apresentam dificuldade em manter controle dentro das salas de aula, isto revela o esvaziamento da autoridade da figura do educador. Segundo Arendt (1988, p. 239), a qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F, segundo a visão de Arendt sobre autoridade.
(__) A autoridade é a expressão de obediência e reconhecimento espontâneos pelas qualidades ou posição de um indivíduo perante um grupo.
(__) A autoridade sempre foi aceita como uma necessidade natural.
(__) A autoridade é reconhecida de modo inquestionável, sem o auxílio da força ou da persuasão.
(__) A autoridade foi recusada pelos adultos, e isso somente pode significar uma coisa: que os adultos se recusam a assumir a responsabilidade pelo mundo ao qual trouxeram as crianças.
(__) Embora a autoridade dos professores serem desenvolvidas no domínio da educação popular não formal, fornecem diversos elementos para uma reflexão filosófica sobre o papel da sociedade, a postura do educador e as relações entre cultura, educação e comunidade.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, F, V.
b. V, V, F, F, V.
c. V, V, V, V, F. \ufffc
A autoridade é a expressão de obediência e reconhecimento espontâneos pelas qualidades ou posição de um indivíduo perante um grupo. A autoridade sempre foi aceita como uma necessidade natural. A autoridade é reconhecida de modo inquestionável, sem o auxílio da força ou da persuasão. A autoridade foi recusada pelos adultos, e isso somente pode significar uma coisa: que os adultos se recusam a assumir a responsabilidade pelo mundo ao qual trouxeram as crianças.
d. F, F, F, F, F.
e. V, F, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F..
QUESTÃO 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt , enfrentamos uma crise política na qual as autoridades tradicionais perderam seu valor original, em vista da ascensão de regimes totalitários e do enfrentamento entre diferentes formas de poder político. Essa crise afetou, também, outras áreas \u201cpré-políticas\u201d da vida humana, como a criação dos filhos e a educação, sendo que a autoridade sempre foi aceita como uma necessidade natural. Baseando-se no exposto acima, percebe-se que não estamos sabendo compreender o que realmente a autoridade é, passamos então a confundir, autoridade com poder ou violência. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre violência e poder.
A violência é o uso de meios coercitivos para impor o vigor de um indivíduo sobre os demais.
PORQUE
Considerada como expressão de: obediência e reconhecimento espontâneos pelas qualidades ou posição de um indivíduo perante um grupo;
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras, mas a primeira não é uma justificativa correta da segunda.
b. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
d. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. \ufffc
A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.). Verdadeira - A violência é o uso de meios coercitivos para impor o vigor de um indivíduo sobre os demais. Falsa - Expressão de obediência e reconhecimento espontâneos pelas qualidades ou posição de um indivíduo perante um grupo.
e. A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.
Feedback
A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa..
Gislaine
Gislaine fez um comentário
Não, é a prova objetiva AV2
0 aprovações
Ruth
Ruth fez um comentário
de Pedagogia
0 aprovações
Ruth
Ruth fez um comentário
vcs tem a senha do Exame Final da Fael?
1 aprovações
Carregar mais