simulados tecnologia da construção  estácio de sá, av1, av2, av3
58 pág.

simulados tecnologia da construção estácio de sá, av1, av2, av3


DisciplinaTecnologia da Construção I1.616 materiais7.868 seguidores
Pré-visualização13 páginas
do Trabalho e Emprego. Dentre as situações apresentadas, qual a que está de acordo com essa norma? 
	
	
	
	
	
	Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residem na obra e, no caso de haver alojados, possuir áreas específicas para alojamento, lavanderia e lazer. 
	
	
	A cozinha, obrigatória em qualquer canteiro de obra, deve ficar adjacente ao local de refeições, possuir equipamento de refrigeração e dispor de recipiente com tampa para a coleta de lixo.
	
	
	Os vasos sanitários podem ser do tipo bacia turca ou sifonado, separados ou não por divisórias, sendo prevista a área mínima de 1,00 m2 para cada vaso. 
	
	
	Os mictórios têm de ser individuais, providos de descarga automática e revestidos internamente de material liso, impermeável e lavável. 
	
	
	Nos alojamentos, para garantir maior área de circulação, é permitido que sejam colocadas até 3 camas na mesma vertical. 
	
	
	
		4.
		Na fiscalização da execução das instalações de água fria e quente de um edifício devem ser examinados, entre outros pontos, 
I a data e a hora da interrupção do abastecimento de água da rede pública para a montagem do colar que viabilizará a instalação do registro de derivação a partir do qual será ligado o ramal predial. 
II a associação em série de turbobombas para que a água necessária aos diversos serviços da obra atinja os primeiros andares da edificação e a associação em paralelo dessas turbobombas para a vazão alcançar alturas manométricas maiores. 
III a correta instalação do barrilete para que seja minimizado o número de ligações aos reservatórios superiores e reservado volume de água destinado ao combate a incêndio. 
IV o resultado positivo no teste de estanqueidade da instalação de água fria submetida a pressão 50% superior à pressão estática máxima. 
Estão certos apenas os itens 
	
	
	
	
	
	I e II. 
	
	
	II e III. 
	
	
	I e III. 
	
	
	III e IV.
	
	
	II e IV. 
	
	
	
		5.
		Com relação a certos requisitos e critérios que devem ser observados na execução de edificações em alvenaria estrutural que empreguem blocos cerâmicos com função estrutural ou blocos vazados de concreto, 
Assinale a opção correta. 
	
	
	
	
	
	Para função estrutural, são admitidos unicamente blocos com uma das faces cega, com 15 mm de espessura mínima em qualquer parede do bloco. 
	
	
	A argamassa de assentamento dos blocos deve promover uma adequada aderência entre blocos e evitar a dissipação de tensões. 
	
	
	Devem ser utilizados blocos projetados para serem assentados com os furos e vazados na direção vertical. 
	
	
	nenhuma das anteriores 
	
	
	O assentamento da alvenaria deve ser feito diretamente sobre baldrames, sem que o piso do térreo tenha sido executado. 
	
	
	
		6.
		Os cabos elétricos resistentes à chama são aqueles que: 
	
	
	
	
	
	mesmo em caso de exposição prolongada, a chama não se propaga ao longo do material isolante do cabo; 
	
	
	são feitos de materiais especiais incombustíveis, que permitem o funcionamento do circuito elétrico mesmo em p resença de um incêndio; 
	
	
	uma vez removida a chama ativadora, cessa a combustão do material; 
	
	
	resistem a ação da chama por um pequeno intervalo de tempo. 
	
	
	entram em combustão sob a ação direta da chama e a mantêm mesmo após a retirada da chama;
	
	
	
		7.
		A impermeabilização das coberturas dos prédios torna-se necessária em algumas situações para evitar a infiltração da água para o interior da construção. Embora possa ser considerada atividade simples, seu sucesso é garantido se observadas determinadas especificações e condições durante sua execução. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
	
	As mantas asfálticas ou elastoméricas são produtos impermeabilizantes recomendados para coberturas não transitáveis ou transitáveis unicamente por pedestres.
	
	
	A aplicação da manta asfáltica deve ser feita sobre uma camada de regularização, executada de modo a manter declividade mínima da laje e de não arredondar os cantos com paredes e obstáculos.
	
	
	A aplicação da manta sobre a superfície a proteger é feita com o desenrolar dos tubos da manta sobre a superfície da cobertura, começando da parte mais alta e indo no sentido do decaimento da cobertura. 
	
	
	Para regiões com variações elevadas de temperatura, a impermeabilização asfáltica deve ser evitada pela excessiva fluidez, sendo recomendada, nesses casos, a impermeabilização rígida.
	
	
	Para coberturas transitáveis por veículos, a impermeabilização é executada durante a sua construção, misturando o elemento impermeabilizante na massa do concreto armado.
	
	
	
		8.
		A qualidade das alvenarias depende, essencialmente, do processo de execução e das características dos materiais empregados. Neste sentido, a norma NBR 15270 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento de blocos cerâmicos de vedação a serem utilizados em obras de alvenaria, com ou sem revestimento. 
Nesse contexto, analise as asserções a seguir. 
De acordo com a norma NBR 15270, para certos requisitos como a resistência à compressão e o desvio em relação ao esquadro, são estabelecidos, respectivamente, um valor mínimo e um valor máximo. Em relação ao índice de absorção d´água dos blocos cerâmicos, são estabelecidos valores mínimo e máximo 
PORQUE 
os blocos para alvenaria terão que apresentar poder de absorção dentro de uma determinada faixa; se a absorção for muito pequena, não haverá boa penetração dos cristais hidratados do aglomerante nos poros do bloco, prejudicando, portanto, a aderência mecânica. Se, por outro lado, a absorção for muito grande, não haverá água suficiente para a hidratação do aglomerante, prejudicando mais uma vez a aderência. 
Acerca da relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	As duas asserções são proposições falsas
	
		Com base nas afirmações abaixo, marque a alternativa correta: I - A sondagem rotativa é a mais recomendada para terrenos arenosos. II - A sondagem à percussão é a mais usualmente executada. III - A sondagem a trado é a mais recomendada para fundações sumbersas. 
	
	
	
	
	
	somente a opção II está correta
	
	
	somente as opções I e II estão corretas
	
	
	somente as opções I e III estão corretas
	
	
	somente a opção III está correta
	
	
	somente a opção I está correta
	
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que apresenta a cadeia de eventos na ordem correta:
	
	
	
	
	
	Demolição - Terraplenagem - Limpeza do terreno - Sondagem
 
	
	
	Demolição - Sondagem - Terraplenagem - Limpeza do terreno
	
	
	Limpeza do terreno -Terraplenagem - Sondagem - Demolição
	
	
	Sondagem - Demolição - Limpeza do terreno - Terraplenagem
	
	
	Demolição - Limpeza do terreno - Sondagem - Terraplenagem 
	
	
	
		3.
		(MAKIYAMA, 2016) O controle tecnológico da execução dos aterros exigirá atenção às especificações particulares de cada obra, em especial quanto a:
	
	
	
	
	
	ruptura do terreno das fundações.
	
	
	recalque.
	
	
	descompressão do terreno da fundação.