Buscar

ARTIGO BI final 2

Prévia do material em texto

CRESCIMENTO DE EMPRESAS COM O USO DO BUSINESS INTELLIGENCE
João Pedro Lima da Silva[1: Bacharelando em Sistemas de Informações – Faculdade Sete de Setembrojotape.ls97@gmail.com]
Jonathan Kelvin dos Santos Ferreira [2: Bacharelando em Sistemas de Informações – Faculdade Sete de Setembrojooh.kelvin@gmail.com]
Denise Xavier Fortes[3: Docente da Faculdade Sete de Setembro – FASETE. Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS. Pós-graduada em Banco de Dados pela Universidade Gama Filho – UFG. Graduada em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Sete de Setembro – FASETE. denise.fortes@fasete.edu.br]
RESUMO
Com o avanço tecnológico cada vez mais constante, as empresas buscam se modernizar para que consigam se manter no mercado, tendo que trabalhar de maneira rápida, eficaz e lucrativa. Deste modo, aplicação do Business Intelligence (BI) no ramo empresarial está em constante crescimento, que ajuda na tomada de decisões corretas através da coleta de dados, garantindo a precisão nas informações. Para este estudo torna-se satisfatório, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso com a implantação do Business Intelligence numa empresa localizada na cidade de Paulo Afonso-BA. O objetivo deste artigo é evidenciar que o BI pode ser uma solução para as empresas que estão indo à falência devido à crise econômica, além de mostrar que as problemáticas de uma determinada empresa e o seu insucesso no mercado podem ser solucionadas através do uso desse recurso tecnológico, principalmente no ramo comercial. Os resultados referentes ao estudo de caso comprovam que a empresa conseguiu os objetivos propostos pelo BI, porém, é necessário um prazo maior de tempo para que possa obter maiores benefícios e total rendimento na implantação desse recurso tecnológico na empresa, assim trazendo satisfação ao cliente.
Palavras-chaves: Tecnologia; Business Intelligence; Tomada de decisões; Empresas; Crescimento.
ABSTRACT
With technological progress increasingly constant, companies seek to modernize so they can stay in the market, working quickly and effectively. In this way, Business Intelligence (BI) application in the business sector is constantly growing, which helps in making the right decisions through the data collection, guaranteeing the accuracy in the information. For this study to become satisfactory, it was made a bibliographic research and a case study with the implementation of Business Intelligence in a company located in the city of Paulo Afonso-BA. The objective of this article is to highlight that BI can be a solution for companies that are going bankrupt due to the economic crisis, besides showing that the problems of a certain company and its failure in the market can be solved through the use of this resource Technology, mainly in the commercial field. The results of the case study prove that the company has achieved the objectives proposed by BI, but it takes a longer period of time before it can obtain greater benefits in the deployment of this technological resource in the company.
Key-words: Technology; Business Intelligence; Decision-making; Business; Growth.
1. INTRODUÇÃO
Com o crescimento contínuo da tecnologia a coleta de dados pode ser obtida de várias formas, por isso, é crucial obter uma informação de qualidade para uma tomada de decisão dentro de uma empresa. É cada vez mais visível a quantidade de empresas que não conseguem manter-se no mercado devido à crise econômica, no entanto, esse devaneio não deve ser visto de forma que justifique a falência ou o insucesso, é na crise que surge a oportunidade de se tornar grande e com isso em mente vê-se a aplicação do BI como uma fonte do sucesso e crescimento do negócio empresarial, que não é exclusivamente usada apenas por grandes empresas, o BI se adequa a quem usa. 
Pequenas e médias empresas que usam o BI na sua gestão têm em mãos uma poderosa arma e quanto mais recursos tiver torna-se mais fácil para resolver os problemas do dia-a-dia, contribuir com situações difíceis, ajudar a manter o equilíbrio do orçamento da empresa ou até mesmo alavancar patamar da mesma através do arranque que o BI proporciona, sendo por vendas e também pela otimização dos custos, ou seja, quanto mais tecnologia estiver ao seu dispor melhor será a sua administração, correndo menos risco de a empresa venha a ter insucesso no mercado. Essas são umas das várias vantagens que o uso da inteligência empresarial proporciona a uma empresa. 
Este estudo também objetiva entender e comprovar a eficácia das soluções que o Business Intelligence pode agregar ao negócio, ajudando a empresa a se manter no mercado, com um alto índice de rendimento e competitividade
O presente artigo classifica-se, quanto aos meios, documental, bibliográfico e estudo de caso. Este estudo está embasado em SANTOS, Marcos Y. e RAMOS, Igor, KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. (2007), PIEDADE, Maria B. de G. (2011). Diante disto, foi realizada uma análise de uma pequena empresa comercial localizada no centro de Paulo Afonso-BA, a fim de mostrar os avanços da mesma, decorrente à aplicação do BI. 
2. BUSINESS INTELLIGENCE
O termo “BI” é uma sigla que se refere a duas palavras “Business Intelligence”, podendo ser traduzido para o português como “Inteligência dos Negócios”. Business Intelligence possui inúmeros conceitos e definições, resumidamente, BI faz a coleta e o uso dos dados de uma determinada empresa, analisa, realiza uma tomada de decisão com base nesses dados transformando-as em informações precisas e importantes, para que se possa perceber o que está dando certo ou não no negócio, satisfazendo cada vez mais os clientes e cliente satisfeito é sinônimo de mais vendas, quanto mais vendas, maior será o lucro final, aumentando rendimento. De forma mais detalhada pode-se conceituar o termo assim como Angeloni e Reis (2006, p. 3) que relatam:
O conceito de Business Intelligence com o entendimento de que é Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial compõe-se de um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração nas organizações, baseada na capacidade analítica das ferramentas que integram em um só lugar todas as informações necessárias ao processo decisório. Reforça-se que o objetivo do Business Intelligence é transformar dados em conhecimento, que suporta o processo decisório com o objetivo de gerar vantagens competitivas.
Segundo Piedade (2011), os sistemas BI estão ligados ao gerenciamento da organização, ajudando o gestor a monitorar e controlar o desempenho da empresa dentro de suas metas, fornecendo informações sobre diversos indicadores do desempenho atual e do desejado. No nível estratégico as ferramentas de BI mostram como a organização está se comportando com uma decisão e ainda obter informações sobre as novas tendências de negócio. Em nível operacional, os sistemas de BI fornecem informações que permitem conseguir respostas a diversas questões relacionadas com a atividade diária da empresa, do negócio ou dos clientes. 
Como já mencionado neste artigo, as empresas estão cada dia mais competitivas e aquelas que não possuem uma maior coleta de informações necessárias para tomada de decisões, são passadas para trás deixando de atingir o sucesso.
3. FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS 
A Gestão do Relacionamento com o Cliente visa analisar cada cliente que a corporação possui e gerenciar o contato direto. Neste quesito, o marketing identifica as necessidades e desejos de cada cliente, buscando alcançar a fidelização e, com isso, o cliente se torna o centro das estratégias. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007)
3.1 CRM (Customer Relationship Management)
O principal objetivo do CRM que em português significa “Gestão de relacionamento com o cliente”, é gerenciar os clientes e mudar a visão de clientela para parceria com a organização, o qual, os dois lados ganharão com futuros empreendimentos.Partindo deste pressuposto, o CRM é uma importante ferramenta que irá alimentar o BI com informações importantíssimas sobre os clientes sendo possível a criação de estratégias e produtos personalizados para cada grupo criado pelo CRM, gerando uma vantagem competitiva. (NEWEL,2000)
3.2 ERP (Enterprise Resource Planning) 
Os sistemas ERP é a evolução de sistemas de gestão das necessidades de materiais, MRP – Material Requirement Planning, que necessariamente calculava a necessidade de compra de matérias primas e produção de componente a partir de previsão de vendas e de uma situação de estoque. (ZANCUL,2000)
Os sistemas MRP têm importante contribuição para o planejamento das empresas, contudo, quem vive no chão de fábrica percebe que apenas calcular a viabilidade da produção não é o suficiente para garantir que os prazos não serão ultrapassados. É necessário também colocar na conta os recursos humanos e equipamentos, o que nem sempre é levado em consideração. (CORREA et.al, 1997)
Partindo dessa premissa, ao observar que fatores importantes estavam ficando de fora, os sistemas MRP foram atualizados e incorporaram novas funções abrangendo outros setores da organização, aumentando sua eficácia de prever o tempo gasto da produção com base em todas as áreas da empresa. 
Nessa evolução os MRP passaram a se denominar MRP-II, sendo chamados de Manufacturing Resources Planning, ou, para tradução livre, de Planejamento de Recursos de Manufatura. (SLACK et.al., 198)
3.3 Data Warehouse (DW) 
O Data Warehouse, também conhecido popularmente como banco de dados, é usado em grande escala para elaboração de estratégias com as informações guardadas ao longo da historia da empresa, tem papel fundamental no ambiente BI, já que é dessa base que os dados serão filtrados e agrupados para que os gestores tenham acesso. 
3.4 Data Mining (DM)
O Data Mining é um processo que se utiliza de diversos algoritmos que processam os dados e encontram padrões válidos e valiosos para a organização. Porém, necessita da interação com analistas humanos, que são os responsáveis para a criação desses padrões. Além do mais, o direcionamento e exploração destes dados é uma tarefa primordial confiada aos analistas humanos. (NAVEGA, 2002).
4. IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE EM UMA EMPRESA
 
4.1 Introdução 
A organização onde foi elaborado o estudo de caso em uma empresa localizada no Centro da cidade de Paulo Afonso no estado da Bahia, é um empreendimento que atende a uma demanda de público de classe média-alta em sua sede e classe média em suas filiais, comercializa diversos produtos, possuindo um status de empresa normal (NO), mas desde do início, a direção da empresa se preocupou em utilizar conceitos de administração, ou seja, evitar tomar decisões baseadas apenas na intuição do proprietário, esse caráter dinâmico de gestão reforça a estratégia utilizada na empresa. Com a implantação do Business Intelligence procurou melhorar a gestão organizacional, tendo em vista que a empresa realizava apenas anotações no papel, como também, na gestão estratégica, buscando uma tomada de decisão vantajosa com relação ao aumento do faturamento. 
4.3 Projeto
Visando planejar uma melhoria nos setores estratégicos e organizacional da empresa, a diretoria almejava um software de apoio à decisão. O banco de dados MySQL foi escolhido por possuir informações rápidas e confiáveis. Portanto, a empresa analisada poderia ter acesso a informações que fossem ao encontro às estratégias da mesma. 
O diferencial na implantação do BI foi a integração do ERP e CRM consolidando as informações do banco de dados empresarial. Após ter sido realizada a busca de dados para que se pudesse obter todas as informações necessárias, objetivando uma tomada de decisão eficaz, as quais, foram armazenadas em um Data Warehouse. 
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O estudo de caso permitiu à empresa alcançar os objetivos propostos pelo BI, assim como, outros que não estavam postos em vigor, na área estratégica e funcional da empresa. Dentre eles pode-se citar: 
 Monitoramento das decisões tomadas;
 Melhor atendimento ao cliente; 
 Previsão de problemas; 
 Agilidade de resolução de problemas; 
 Controle das ações. 
Uma das problemáticas para maior obtenção de benefícios da introdução do BI na empresa foi a análise em curto prazo. Observa-se que com o passar do tempo e a estabilidade do recurso tecnológico utilizado, a empresa pode alcançar outros objetivos, já constatados em outras análises, tais como:
 Respostas rápidas às alterações do mercado; 
 Maior receita;
 Redução dos custos; 
 O poder de análise do porquê e o efeito entre os indicadores; 
 Redução no prazo para a disponibilização das informações; 
 Obtenção de informações estratégicas.
	Ao analisar a implantação do Business Intelligence independentemente de qualquer empresa é necessário se questionar por várias questões, para submeter a possíveis decisões, por exemplo: 
 A estimação do custo financeiro para esta iniciativa; 
 Identificar as propostas de curto a longo prazo do BI; 
 Estabelecer um programa com informações definidas por parâmetros;
 Clareza nas informações;
Além disto, é necessário o monitoramento e ajustamento do sistema com o intuito de proporcionar os benefícios do Business Intelligence, para que o mesmo possa manter-se com eficácia.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o avanço tecnológico se faz necessário às empresas se adequarem rapidamente as mudanças que o mercado sofre, assim, prevenindo-se de prejuízos sem o aumento de custos. Ao permitir que uma empresa usufrua desses ativos tecnológicos que estão dispostos ao ramo de negócios para obtenção de informações e assim poder tomar uma decisão na realidade dessa empresa são meios que contribuem para o aumento de lucro. 
A tomada de decisão para a implantação do Business Intelligence (BI) em uma empresa é uma postura de quem quer ter um planejamento dos possíveis rumos que a empresa está seguindo. 
Através dessa pesquisa, conclui-se a importância da ferramenta Business Intelligence (BI), que incorporada com eficácia pode identificar os impactos que uma decisão errada acarretará em uma empresa, fazendo um planejamento das decisões corretas para o sucesso da mesma. 
REFERÊNCIAS 
CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M.; Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRPII/ERP – Conceitos, Uso e Implantação. São Paulo: Atlas, 1997.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G.; Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
NAVEGA, S.; Princípios Essenciais do Data Mining, Publicado nos anais do Infoimagem 2002,São Paulo.
NEWELL, F.; Lealdade.com – CRM – O gerenciamento das relações com o consumidor na era do marketing pela internet. São Paulo: Makron Books, 2000.
PIEDADE, Maria B. de G.; Business Intelligence no suporte ao conceito e a pratica de Student Relationship Management em Instituições de Ensino Superior. Universidade do Minho, 2011.
SANTOS, Marcos Y., & RAMOS, Igor; Business Intelligence – Tecnologias da Informação na Gestão do Conhecimento. Editora FCA2ª. Edição
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON,R. (1998). Operations Management, Londre: Pitman.
ZANCUL, E.S. Análise da Aplicabilidade de um Sistema ERP no Processo de Desenvolvimento de Produtos. São Carlos. 192p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo 2000.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes